spoiler visualizarRafael2345 15/02/2024
Santiago, um pescador marcado pelo azar de não conseguir pescar um misero peixe, por incriveis 84 dias, se vê em uma luta pessoal.
Sentir que o fisico e o mental, que antes eram duas coisas que se entrelaçavam entre si, não passam de boas recordações. E que tornam o Santiago de agora, um homem recluso e em dúvida daquilo que sempre se sentiu bem em realizar.
É uma história também sobre Manolin, que apesar de ser uma criança, não dá ouvidos aos seus pais, que se referem a Santiago como um salao - uma pessoa azarada -, e continua sempre sendo o único a acreditar em Santiago.
No pescador, amigo e homem, que ele sempre será!
Sua amizade com Manolin, evidencia um homem frágil e debilitado, que se encontra distante da civilização local. Inclusive, em toda a obra, a única pessoa em que Santiago se confidencializa, é justamente Manolin!
São incriveis 84 dias sem pescar!
Se imaginarmos que é um ambiente, em que a pesca é fundamental para a sobrevivencia local e que querendo ou não, se você é um eximio pescador, você impõe respeito ... é de se compreender, uma reclusão de Santiago, perante a todos em sua volta.
A obra em si, se concentra na busca incessante de Santiago, por voltar a fazer o que sempre soube. Inclusive, ensinou Manolin, a arte da pesca.
Mas, também acerta em cheio no homem em guerra. A guerra contra o tempo, contra o mundo e a pior de todas as guerras, a guerra contra ele mesmo.
Em pouco tempo de pesca, acaba pescando um bom peixe. Mas, não é o suficiente para o grande pescador que é!
Mais adiante, encontra um peixe dos grandes, e ao mesmo tempo, se inicia a redenção do homem.
Vários diálogos são feitos por Santiago, que por escolha, preferiu que Manolin, não o acompanhasse. Era apenas o velho e o mar. Sempre foi sobre eles!
É uma obra e tanto, de Ernest Hemingway, que faz questionar o que de fato é importante em nossas vidas e o que somos nesse mundo.
"É uma estupidez não ter esperança", pensou. "Além disso acho que é um pecado perder a esperança. Mas não devo pensar em pecados. Já tenho problemas demais para pensar em pecados. Para dizer a verdade, também não compreendo bem o que são pecados."