O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2794 encontrados | exibindo 961 a 976
65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 |


Adilene.Virginio 12/04/2023

O velho e o mar, Ernest Hemingway
Escrito em Cuba, em 1951, e publicado em 1952. O livro nos apresenta a Santiago, um velho e desestimulado pescador. Após passar 84 dias ao mar sem êxito, Santiago decide se aventurar no mar de Havana, capital Cubana. O livro também nos mostra uma bela amizade entre o protagonista e um jovem ajudante (Manolim) que ao ver o desalento do velho pescador, tenta a todo custo incentivá-lo.
É uma história de solidão, tendo em vista o trabalho solitário de Santiago, mas também de resiliência, uma vez que o velho decide se aventurar ao alto mar em busca de um grande peixe e também em busca de sua dignidade. Esse foi um dos últimos livros publicados ainda em vida do escritor norte-americano que e
radicou-se na ilha caribenha.

*"Um homem pode ser destruído, mas não derrotado".
comentários(0)comente



Wanderley 12/04/2023

Viver é lutar
Como falar de heroísmo, no sentido universal, a partir de um personagem que não salva ninguém além de si mesmo e cujo maior feito não é testemunhado por ninguém? De que forma um livro escrito por um autor que viria a cometer suicídio pode deixar uma mensagem de esperança e amor à vida? Essas foram contradições, ou aparentes contradições, que fervilharam em meus pensamentos após ler O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway.

Especialmente quando o heroísmo, o estoicismo e a esperança são tratados de modo tocante como poucas vezes se viu em qualquer obra. Santiago, um velho pescador cubano, sai para o mar com o espírito abatido por quase três meses sem conseguir fisgar um peixe grande. Mas ele não desiste. Sozinho, mantém firme o compromisso íntimo consigo mesmo e com o seu ofício. Pescar é sua vida, sua missão. Nesse dia, porém, a sorte parece virar e Santiago consegue fisgar um descomunal espadarte. A luta e a técnica, a espera, a paciência, o jogo entre presa e homem se desenrola enquanto o pequeno barco se distancia da costa. De algum modo, há respeito entre pescador e animal. Existem também perigos: a fome, a exaustão, a idade, as feridas nas mãos e os tubarões. E Santiago não entrega os pontos. Nem ele nem o mar. Sem ninguém com quem falar, Santiago conversa consigo mesmo, às vezes em voz alta. A certa altura diz para si: "Um homem pode ser destruído, mas não derrotado". É o tipo de esperança capaz de resistir a tudo. O pescador tem um compromisso com o estar no mundo e a ele se aferra com dignidade heroica. Homem simples, de formação limitada, mas sábio em sua arte, o velho sabe que é parte de um todo imenso, cuja parcela que ele representa tem sim importância.

Num mundo onde todos se expõem nas redes sociais com notável imprudência, onde a busca pelo reconhecimento supera noções cuidado e humildade, onde a intolerância se disfarça de preocupação humanista, onde todos querem mudar todos (mas nunca a si mesmos), a leitura de O velho e o mar ganha relevância de um alerta: as lutas mais difíceis, as fundamentais, são solitárias e não rendem glórias e aplausos, apenas silêncio. São internas. Hemingway ganhou o Nobel de Literatura com um livro simples e curto, de impactante beleza em sua sintaxe direta e desprovida de floreios, escrito com dignidade, como missão e arte, como um velho pescador no mar.
Thamiris.Treigher 15/04/2023minha estante
Vou colocar na minha lista!!




Camila 11/04/2023

Me fisgou, mas não me deixou em carcaça
Este um livro muito bonito e triste, de uma delicadeza sem tamanho, apesar de eu achar que é superestimado.
É certo que Hemingway consegue descrever, sem muito rodeios, a solidão humana diante da imensidão do universo, e isso é o que mais nos toca. Nesse caso, a solidão, representada pela figura do velho, se contrasta com a vastidão do mar e suas inúmeras possibilidades. A beleza e a tristeza, a juventude e a velhice, a sorte e a falta dela, tudo isso nos faz refletir sobre quem somos no mundo e sobre o que é a nossa vida.
Porém, apesar de ser muito bonito, eu esperava mais. Algo que me arrebatasse e me deixasse sem fôlego, algo que mudasse a minha vida. Pois é tanta a fama do livro e do escritor que eu não esperava nada menos do que o puro deleite e êxtase. Mas não me senti assim... Parece que faltou alguma coisa. Talvez por ser um livro curto? Não sei bem definir.
Só sei que é um livro bom, que me fisgou, mas não me deixou em carcaça.
comentários(0)comente



Sr. Quadros 11/04/2023

Inspirador. Uma celebração ao espírito humano
"O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway é um clássico da literatura, que nos leva a uma jornada de superação, determinação e resiliência. A história é centrada em Santiago, um velho pescador cubano que está há 84 dias sem pescar um peixe sequer. Determinado a mudar sua sorte, ele parte sozinho em seu pequeno barco para o mar, na esperança de pegar um grande peixe.

O romance é escrito com simplicidade e elegância, características que tornaram Hemingway um dos escritores icônicos do século XX. A narrativa envolve o leitor em uma jornada emocionante, em que Santiago enfrenta desafios, luta com seu próprio corpo e mente, e tem que lidar com a imprevisibilidade da natureza.

O livro é uma celebração do espírito humano e da coragem, e a mensagem que transmite é atemporal. É uma história sobre perseverança, honra, amizade e o respeito pela natureza, temas universais que continuam a ressoar com os leitores de todas as idades e culturas.

"O Velho e o Mar" é uma obra que cativa o leitor desde a primeira página, com sua prosa simples e elegante, seus personagens curiosos e sua mensagem inspiradora. É um clássico da literatura americana e um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida. Certamente, é uma obra que ficará na memória do leitor por muitos anos após a sua leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laura 10/04/2023

Leitura necessária
Eu amei a minha experiência com meu primeiro livro clássico, a linguística usada é outro nível mas a história em si não me prendeu, terminei de ler por orgulho.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Junior Claudiano 09/04/2023

Decidir ler esse por ser um clássico e um livro curtinho, mas não gostei nem um pouco.
Uma história muito repetitiva e que não me ofereceu nada, terminei por orgulho mesmo. Não ia deixa o tédio do livro me vencer, assim como ele não deixou o peixe vencer ele também.
comentários(0)comente



Maria 07/04/2023

Descritiva
Um livro que fala sobre perseverar, não desistir diante dos obstáculos da vida e sempre seguir em frente, com fé. Esse livro é um verdadeiro pontapé pra acordar e ver a vida por outro ângulo e de forma mais positiva, ele nos mostra que nem tudo está perdido e que só estaremos fadados ao fracasso se nós mesmos decretarmos isso, pois sempre há esperanças e o fracasso não é a nossa única opção.
comentários(0)comente



Wilma 07/04/2023

O Velho e o Mar
O Velho e o Mar é um livro que apresenta uma história de coragem, determinação e perseverança. A narrativa é simples, porém profundamente impactante, e Hemingway consegue transmitir uma mensagem de força e resiliência.
O personagem principal, Santiago, é um homem solitário e perseverante, que enfrenta grandes desafios em sua jornada de pesca. Ele é um exemplo de como a persistência pode superar as adversidades, mesmo quando tudo parece estar perdido.
Gabi 08/04/2023minha estante
amo esse livro!




Ju Castanheiro 06/04/2023

Clássico, porém chato.
Quis ler Hemingway por causa do filme Meia noite em Paris. Em O velho e o mar deu pra ver que ele escreve muito bem e com muito sentimento, porém infelizmente achei o livro chato e triste, apesar de serem poucas páginas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@jeffersonluizpersonaltrainer 05/04/2023

Uma lição de vida
A humildade, simplicidade e a forma como o pescador encara os problemas da vida é simplesmente encantador. Uma lição de como devemos encarar nossas vida e como lidar com os problemas. A persistência, a gentileza e o respeito que ele sentia por sua presa me tocou profundamente.
comentários(0)comente



malanotti 05/04/2023

É quase que um conto, eu particularmente amo a temática do mar e navegações, mas nessa história com certeza isso ficou em segundo plano, não por um motivo ruim, o foco se dá na história do nosso senhorzinho tão fofo, e na sua persistência, na sua esperança, no seu olhar do mundo através daquele peixe, mas o que mais me tocou com certeza foi a relação dele com o garoto, é notável que durante toda a embarcação a saudade sempre falou mais alto, e o garoto então nem se fala com a chegada de Santiago na cidade... Na minha opinião pessoaaaal, é um conto muito subjetivo, a história diz muito, mas com palavras simples!
comentários(0)comente



Gloria.Araujo 04/04/2023

O livro é uma experiência de vida muito enriquecedora, o qual nos apresenta a história de um velho pescador, chamado Santiago, e suas profundas reflexões e conexões com o mar e os seres que lá habitam.
É possível refletirmos e conhecermos mais o que é o homem e sua relação de respeito e humildade para com a natureza, com os animais.
comentários(0)comente



2794 encontrados | exibindo 961 a 976
65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR