O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago




Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida


920 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Tori Rios 16/11/2024

É definitiva o livro de um português
Chocando um total de 0 pessoas, e olha que eu gosto do Saramago, só acho que esse não me pegou como eu esperava
comentários(0)comente



Anna Elysa 15/11/2024

Conhecendo Saramago
A busca pelo novo desconhecido é o caminho escolhido pelo protagonista. Apesar de ser desencorajado por quase todas as pessoas que conhecem seu anseio, o homem prossegue na sua empreitada e encontra uma companheira para lhe acompanhar e apoiar nessa aventura pela busca da ilha desconhecida. Essa jornada se traduz numa viagem de autodescoberta, afinal, "se não sais de ti, não chegas a saber quem és".
O Conto da Ilha Desconhecida foi a minha primeira leitura de Saramago. Surpreende-me com a escrita do autor, com seu próprio estilo, foi bastante clara nesse livro. Pretendo ler outros! ?
comentários(0)comente



Josilet0 15/11/2024

Um clássico
Ano passado tive que ler por conta de um trabalho escolar. Comecei a ler, achei a estrutura do texto muito desconfortável e abandonei a leitura. Esse ano, eu tive um outro trabalho com ele, li de novo e consegui ir até o final. Eu gostei, mas não me identifiquei tanto por conta da escrita. Acho ótimo ler pra aumentar o vocabulário, sair um pouco do cotidiano e acima de tudo, adquirir mais cultura literária.
comentários(0)comente



Madalenamota 14/11/2024

Desafiador e engrandecedor
Me senti um acéfalo lendo esse conto, um livro ótimo e muito bem escrito, mas me pegou no pulo com sua escrita maís densa do que estou acostumada, e me fez entender porque o Saramago é tão aclamado o tuga escreve muito bem.
comentários(0)comente



Juana9 10/11/2024

Reflexivo
O conto da ilha é uma leitura reflexiva, através de uma história curtinha sobre um homem que pediu ao rei um barco para procurar uma ilha desconhecida ( mesmo não havendo)
comentários(0)comente



Sergio_777 08/11/2024

Um pouco de Saramago
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"

Foi minha primeira leitura de Saramago, e vejo potencial no autor. Este livro é bem simples e possui uma história curtinha; porém, do pouco que foi apresentado, dá pra perceber que Saramago é um escritor "diferente". Só sua forma de escrita já não é convencional, com longos "parágrafos sem fim", que dão aos diálogos um certo dinamismo, mas que por vezes contribuem para nos perdermos na leitura. Mas sua diferenciação vai além da estrutura de seu texto. Sinto que tem algo a mais em suas palavras, mas ainda não sei o quê. Talvez só as futuras leituras do escritor português possam me dar essa resposta.
comentários(0)comente



AnnaVictoriaGuerra 08/11/2024

Muito bom
O conto da Ilha Desconhecida pode ser vista como uma metáfora para o desconhecido, para as metas e sonhos que ainda não se concretizaram.. Aborda muito o processo de ?se questionar? e a busca do sentido na vida de forma autêntica. A ilha, no fim, talvez não fosse um lugar físico e sim algo mais pessoal, como, a transformação ou reinvenção da forma de viver. Além de abordar várias pessoas que eram algo, o rei, a faxineira e por aí vai, como se essas pessoas só pudessem ser isso e nada mais, enquanto o personagem principal almeja descobrir algo novo e quem ele era, como se fosse descobrir o sentido da vida.
comentários(0)comente



Marceli 06/11/2024

Autoconhecimento
O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, é uma obra breve e encantadora que explora a busca por autoconhecimento e liberdade. O enredo gira em torno de um homem que vai ao rei pedir um barco para encontrar uma ilha desconhecida. Apesar de muitos acharem que todas as ilhas já foram descobertas, o protagonista está determinado a seguir sua própria jornada.

O conto, com a característica profundidade de Saramago, utiliza essa busca física por um lugar inexplorado como metáfora para a jornada interior, a busca do indivíduo pelo entendimento de si mesmo. Durante a viagem, ele é acompanhado pela mulher da limpeza do palácio, que decide embarcar na aventura com ele. Juntos, eles vivem uma história que reflete sobre a essência dos desejos humanos e a importância de sair da zona de conforto para encontrar o que realmente importa.

A obra é simples em sua narrativa, mas poderosa em suas reflexões, usando a linguagem poética e provocativa de Saramago para questionar nossas limitações e aspirações.
comentários(0)comente



Pamela.Castro 04/11/2024

Ilha desconhecida
Primeiro livro de José Saramago que leio. O livro é sobre um conto do autor, é bem curto, mas com uma linguagem incrível e que te faz ficar pensando sobre algumas coisas da vida. Muito bom
comentários(0)comente



Monike 03/11/2024

Leve e com alegorias fáceis e boas de digerir, vou ler uma segunda vez pra me deleitar sobre a mensagem do autor, para um primeiro livro dele, achei interessante.
comentários(0)comente



Yasmin 28/10/2024

Não é o tipo de livro que estou acostumada, mas vi muitas pessoas falando bem e resolvi ler. Foi uma leitura diferente, como não estou acostumada tive um pouco de dificuldade com a escrita do Saramago. É um livro bom, você precisa ler pensando nas frases e suas entrelinhas.
comentários(0)comente



Isabella1264 27/10/2024

Saramago é genial demais. Livro curto, mas muito reflexivo. Impossível se decepcionar com esse autor
comentários(0)comente



@ALeituradeHoje 26/10/2024

Saramago sendo Saramago
Um homem pede ao rei um barco para encontrar uma ilha desconhecida... que deleite pro coração ler Saramago.
comentários(0)comente



Laninha 24/10/2024

Meu primeiro Saramago e gostei muito. Um livro curto, mas cheio de frases reflexivas.

Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Dudu¡! 24/10/2024

Se não sais de ti, não chegas a saber quem és
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo"

Eu pensei em dizer que nos dias de hoje, com pouquíssimas coisas a serem descobertas, um dos desejos mais comuns entre as pessoas é descobrirem quem são para si e para o mundo. Mas, não poderia dizer que o que resta descobrir é pouco quando ainda é desconhecido.
Em todo caso, o desejo de se descobrir ou de descobrir o sentido da vida permanece intacto.

Nesse conto, temos uma história principal e não muito difícil de compreender: um homem vai ao rei e lhe pede um barco. O rei lhe pergunta por quais razões o homem desejava um barco, e esse por sua vez diz que deseja descobrir uma ilha desconhecida.

O homem não sabe pilotar um barco, não sabe como navegar no mar, não sabe se vai descobrir uma ilha que ainda não foi descoberta e também não possui ainda uma tripulação. Tudo o que esse homem tem é o seu desejo de desbravar uma ilha que ainda não foi descoberta, porque ele não acredita que não exista sequer uma ilha que ainda não tenha sido descoberta.

Bom, a partir daí, você terá de descobrir o restante.

"Se não sais de ti, não chegas a saber quem és"

Existem muitas analogias que podem ser feitas dentro e a partir dele.
Uma das principais, é a descoberta de si próprio. Para descobrir a si mesmo, ou ainda o sentido da vida, você precisa ter coragem e ser ousado. Coragem primeiro para ter e assumir o seu desejo, ousadia para colocá-lo em prática.
Talvez nós sejamos como uma eterna ilha desconhecida: um lugar onde sempre há algo para descobrir.
E sobre o sentido da vida: " o sentido da vida é dar sentido a vida".

Esse conto foi o meu primeiro contato com o autor, e não sei se poderia ter sido melhor. A escrita dele é um tanto quando diferenciada, o que pode talvez dificultar a leitura, mas que em nada atrapalha, porquê a história é muito boa. Existe uma coisa além, ele não trabalha somente com as palavras, é uma coisa que encanta quem lê.

Eu AMEI esse conto. Sem sombra de dúvidas uma ótima recomendação.
comentários(0)comente



920 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR