Dudu¡! 24/10/2024
Se não sais de ti, não chegas a saber quem és
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo"
Eu pensei em dizer que nos dias de hoje, com pouquíssimas coisas a serem descobertas, um dos desejos mais comuns entre as pessoas é descobrirem quem são para si e para o mundo. Mas, não poderia dizer que o que resta descobrir é pouco quando ainda é desconhecido.
Em todo caso, o desejo de se descobrir ou de descobrir o sentido da vida permanece intacto.
Nesse conto, temos uma história principal e não muito difícil de compreender: um homem vai ao rei e lhe pede um barco. O rei lhe pergunta por quais razões o homem desejava um barco, e esse por sua vez diz que deseja descobrir uma ilha desconhecida.
O homem não sabe pilotar um barco, não sabe como navegar no mar, não sabe se vai descobrir uma ilha que ainda não foi descoberta e também não possui ainda uma tripulação. Tudo o que esse homem tem é o seu desejo de desbravar uma ilha que ainda não foi descoberta, porque ele não acredita que não exista sequer uma ilha que ainda não tenha sido descoberta.
Bom, a partir daí, você terá de descobrir o restante.
"Se não sais de ti, não chegas a saber quem és"
Existem muitas analogias que podem ser feitas dentro e a partir dele.
Uma das principais, é a descoberta de si próprio. Para descobrir a si mesmo, ou ainda o sentido da vida, você precisa ter coragem e ser ousado. Coragem primeiro para ter e assumir o seu desejo, ousadia para colocá-lo em prática.
Talvez nós sejamos como uma eterna ilha desconhecida: um lugar onde sempre há algo para descobrir.
E sobre o sentido da vida: " o sentido da vida é dar sentido a vida".
Esse conto foi o meu primeiro contato com o autor, e não sei se poderia ter sido melhor. A escrita dele é um tanto quando diferenciada, o que pode talvez dificultar a leitura, mas que em nada atrapalha, porquê a história é muito boa. Existe uma coisa além, ele não trabalha somente com as palavras, é uma coisa que encanta quem lê.
Eu AMEI esse conto. Sem sombra de dúvidas uma ótima recomendação.