Brida

Brida Paulo Coelho




Resenhas - Brida


456 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Julia Agnes | @pontoparagrafoo 18/09/2021

"Mesmo um relógio parado consegue estar certo duas vezes por dia."
Escrito em 1990 por Paulo Coelho, Brida conta uma história baseada em fatos reais de como a jovem irlandesa de mesmo nome, com seus 21 anos, embarcou em uma jornada através de sua Busca Espiritual.

Tudo começa quando a protagonista vai ao encontro do Mago de Folk na floresta, sendo ele muito conhecido por seus ensinamentos e instruindo como primeira missão que Brida O'Fern enfrentasse a Noite Escura. Em um sentido mais profundo, a Noite Escura é vista como os momentos de dificuldade em que não consegue-se encontrar uma solução. Além desta, durante a história, outras analogias são feitas com os fatos da vida. Por exemplo, a busca ou ainda, a possibilidade de existência da Outra Parte sendo um dos maiores objetivos das pessoas. Indagações são feitas se existiria de fato uma Alma Gêmea para cada um de nós e ainda, se é possível que tenhamos mais de uma espalhadas pelo mundo.

O livro conta com uma narrativa em terceira pessoa, que abrange tanto os pensamentos de Brida, como do Mago e de Wicca. Em primeiro momento, o objetivo de Brida ao visitar o Mago é conhecer a magia, e mesmo que ele saiba quem Brida representaria em sua vida, passa um bom tempo calado até que ela descubra por si só. Conforme os ensinamentos passam a ser do entendimento de Brida, ela começa a busca por sua Outra Parte, se vendo em conflito entre duas pessoas.

Através das crenças, nos deparamos com o encontro e até confronto em certos pontos, do cristianismo e do paganismo, não só quando Brida faz suas viagens astrais e vê sua vida passada nos tempos dos cátaros, durante o final do século XII, mas também presente quando a protagonista se vê em conflito parada na porta da igreja a qual servia quando criança e tudo que tem aprendido com sua Mestra Wicca.

Temos acesso ainda a curiosidades que desmistificam certos aspectos acerca do paganismo, como por exemplo uma colher de pau ser usada em rituais para representar a união e a vida e que, os sabbats têm um significado mais amplo além da simples dança em volta da fogueira. Dentre estas, tal qual a observação errônea de que paganismo e cristianismo se repelem inteiramente, quando a depender de sua vertente, na verdade contemplam ao mesmo Ser Supremo.

Houveram muitas indecisões vindas de Brida em torno de seus objetivos e desejos a quase todo instante, - entendo que tenha sido proposital, para criar a imagem de uma jovem insegura e confusa - o que acabava sendo de forma demasiada, deixando a personagem irritante em alguns capítulos, e permitindo certas vezes que decidissem situações por ela. Dando assim a impressão de que todo o conhecimento ministrado para conquistar sua independência através dos fatos da vida não resultaram em nada.

Entretanto, não é um fato impeditivo para experimentar esta leitura. O autor conduz a história de forma dinâmica alternando entre personagens e pontos de vistas variados, e com seus capítulos contendo o tamanho certo, as 271 páginas de Brida foram devoradas em poucos dias. Quem tem curiosidade ou admiração pelo mundo místico pode até chegar a se identificar com a busca de Brida pela iniciação no mundo espiritual.

Vale o tempo e experiência em ler um livro de Paulo Coelho, já que se trata de uma leitura acessível, um tanto instigante por conta do tema e apesar das Práticas citadas, são explicadas para a compreensão do leitor.

Acesse nosso site pelo endereço: pontoparagrafo.art.br
E siga-nos no Instagram pelo: @pontoparagrafo23

site: https://www.pontoparagrafo.art.br/post/resenha-brida
Lelouch_ph 20/09/2021minha estante
Uma ótima resenha.


Julia Agnes | @pontoparagrafoo 20/09/2021minha estante
Fico feliz que gostou, Pedro ??




kassya 28/07/2009

Adorei
Lembro do quanto eu me identifiquei com esse livro. Logico, esse livro exala amor!"Conhecimento sem transformação não é Sabedoria."

"Toda a vida do homem sobre a face da terra se resume a buscar o Amor. Não importa se ele finge correr atrás de sabedoria, de dinheiro ou de poder."

"Quanto mais você entender de si mesmo, mais entenderá do mundo."

"Existem pessoas que acostumam-se com seus próprios erros, e em pouco tempo confundem seus defeitos com virtudes."

"É preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Nenhuma pessoa é capaz de escolher sem medo."

"Existem momentos na vida em que a única alternativa possível é perder o controle."

"Nada na vida é completamente errado. Até um relógio quebrado, duas vezes ao dia está marcando a hora certa."
RaphaellaKaoana 20/01/2012minha estante
Por que só 4 estrelas se você achou bom? Queria saber o que achou de ruim...




Junior 01/02/2023

Esperava Mais
Depois de Ler O alquimista fiquei meio órfão do livro e queria consumir mais do Paulo Coelho, porém Brida é outro nível, não acho que a história seja ruim, porém não é um livro para mim e tenho consciência disso.
comentários(0)comente



Cassiano.Monegate 01/04/2021

Mais um livro do Paulo Coelho que não me decepciona
Este livro conversa bastante com a gente. Ele tem, em quase todas as páginas, alguma frase ou algum diálogo que é possível fazer uma reflexão na nossa vida, nas nossas relações com o mundo e com as outras pessoas...
Além de ser um livro que traz uma mensagem de amor e de união, que é sempre bom para quem lê.
comentários(0)comente



elle.wf 09/09/2023

Por que elas estão em nós. Por que nós somos elas
Meu primeiro contato com paulo coelho e simplesmente brilhante!!
gostaria muito de conhecer mais sobre a historia da wicca ela é uma personagem cativante
Manoel.Ramalho 09/09/2023minha estante
Quando puder, leia "As margens do rio Piedra eu sentei e chorei" também do Paulo Coelho... é um livro menos conhecido do autor, mas que é maravilhoso...


elle.wf 11/09/2023minha estante
obrigada pela recomendaçao




Maria.Souza 20/09/2020

Fascinante
O que posso dizer? Sou completamente apaixonada pelas histórias desse escritor chamado Paulo Coelho. Tudo nas histórias dele me fascina... Sou uma grande fã, sem a menor dúvida. ?
comentários(0)comente



PolyFlores 16/04/2010

Leitura na adolescência
Li Brida na minha adolescência. Naquela época eu gostei muito do livro, lia sublinhando frases que significavam algo para mim... Transcrevia estas frases para minha agenda, escrevia para um namorado, enfim...
Afinal aos quatorze/quinze anos ler algo que mescla sexo, bruxaria, poder da mulher é... (uau!) fascinante e faz qualquer menininha ficar se imaginando no lugar da protagonista.
Hoje esse tipo de leitura não me seduz mais.
comentários(0)comente



mari.ursini 11/09/2024

Ai fiquei pensando oq o paulo coelho tinha cheirado p escrever esse livro ate descobrir que eh baseado em fatos reais ??
comentários(0)comente



Marília 02/10/2021

Interessante
Apesar de eu achar que Paulo Freire escreveu esse livro só pra falar sobre bruxaria e magos e feiticeiras, descrevendo alguns rituais, esse livro trouxe como lição algo que eu sempre carrego comigo, o fato de acreditar que podemos amar várias pessoas durante a vida, cada qual a sua maneira, sempre falo para quem está comigo - se existem ex-namorados, ex-maridos, é porque somos capazes de amar é nos doas para mais de uma pessoa nessa vida.
Amar não é complicado, algumas pessoas é que complicam!
comentários(0)comente



brunes 29/07/2021

A história é bacana, mas falta um pouco de profundidade. É bem rasa sem nenhum momento mais emocionante.
comentários(0)comente



louise118 13/05/2024

Como diria lady gaga: talented, brilliant, incredible etc
Ler esse livro foi como achar uma clareira aconchegante em um mundo de concreto. eu não tenho palavras pra descrever o quanto a jornada que esse livro traz se tornou um bálsamo para o coração. a escrita do paulo coelho consegue pintar imagens tão vívidas na minha mente que eu não tenho dúvidas que ele mesmo é um mago, e como uma boa apreciadora dos mistérios da espiritualidade como um motor do nosso mundo, esse livro captura toda a essência mágica que reside na fé e em como ela é transformadora.
a história é muito cativante. os aprendizados de Brida são essenciais, a Noite Escura, as visões de outras vidas, o amor como uma ponte que cruza o mundo visível para o invisível e principalmente o amor pelo Mistério. tudo isso é simplesmente fabuloso, abordado de uma forma tão cuidadosa e amorosa que eu muitas vezes me via com os olhos cheios de lágrima sem mesmo saber por quê?
eu amei muito todas as partes que falavam sobre o Dom, sobre como essa é a nossa manifestação visível no jardim de Deus, sobre como os erros são o centro de toda a transformação, sobre como as nossas almas se dividem? há tanto o que falar sobre essa obra que eu me recuso a acreditar que esse livro tem no máximo 200 páginas porque parece muito mais, e não porque seja enfadonho, mas porque eu sinto como se tivesse vivido tudo aquilo e não lido um livro.
eu adorei a mistura de vários elementos que muitos acreditam serem totalmente isolados e até opostos, o cristianismo, o paganismo, cultura celta e bruxaria, a história e a memória, até a física! como todos eles se entrelaçam lindamente sob a forma de espiritualidade, que é simplesmente a crença e o amor pelo invisível, e ela se encontra presente em todas as religiões desde a aurora dos tempos?
enfim, 5 estrelas pra essa obra incrível, chorei com o final, porque gostei muito da Brida e do Mago, adorei a dinâmica deles (já li umas resenhas falando que é problemático por ele ser o dobro da idade dela e por ser um professor) mas eu sou apenas uma garota, amei eles de toda forma e achei lindo o desenvolvimento dos dois.

« Não se preocupe em explicar emoções. Viva tudo intensamente, e guarde o que sentiu como uma dádiva de Deus. Se você acha que não vai conseguir agüentar um mundo onde viver é mais importante do que entender, então desista da magia. ?A melhor maneira de destruir a ponte entre o visível e o invisível é tentando explicar as emoções.?»
comentários(0)comente



Maju Deolindo 23/08/2021

Magia
Meu terceiro contato com Paulo Coelho e foi bem legal. Vamos conhecer a brida uma menina super jovem que tem como meta se auto descobrir, como mulher, qual é o seu lugar no mundo, sua missão. E ela vai procurar encontrar tudo isso pela magia. Foi bastante bonito ter acompanhado todo esse amadurecimento da protagonista ao decorrer do livro.
comentários(0)comente



amanda ðª 16/09/2021

algumas partes desse livro me deixaram muito assustada, principalmente quando sonhei com um vestido que nunca vi na vida na noite que li a parte que a wicca diz que a brida tinha que sonhar com o vestido pra cerimonia.
comentários(0)comente



Rodrigo 22/08/2020

Amor que liberta
Linda história, envolvente e com muitos ensinamentos. Lido pela terceira vez mas a cada leitura uma nova visão.
comentários(0)comente



456 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR