paes.katherine 05/10/2021
O monte cinco - Paulo Coelho
Um livro atípico do meu escritor preferido, isso porque esta obra traz uma passagem bíblica para ser o corpo do livro e, partindo disso, se debruça não somente na religião, mas também nos sentimentos e no autoconhecimento.
Em todas as obras que li do autor sempre há a figura de uma divindade religiosa, ora explícita ora não. Nesta obra em questão ele expõe a figura de Deus segundo a Bíblia e é através da história de Elias, situada no Livro de Reis, que a narrativa se desenvolve.
Elias é um profeta que abandona Israel, por ordens de Deus, para propagar a palavra para o povo de Akbar, os quais ainda acreditavam em deuses pagãos. Guiado sempre por seus anjos e suas interpretações, Elias cumpre todos os desígnios conforme lhe são apresentados. Porém quando fica aflito diante da dor e da dúvida, questiona e rejeita o agir divino, pois acreditava que se ele sempre seguisse as ordens, seria recompensado conforme achava merecedor.
Partindo disso, Elias começa a tomar consciência de que não estava somente levando a palavra do Senhor para pessoas adversas de suas crenças, mas que também estava a caminho de suas descobertas, redescobertas e ressignificações dos ensinamentos de Deus.
Só para deixar vocês com um gostinho de curiosidade, trago duas citações do livro:
“Todas as batalhas na vida servem para nos ensinar alguma coisa – inclusive aquelas que perdemos.”
“[...] o Senhor era generoso, e o conduzira ao abismo do inevitável para mostrar-lhe que o homem precisa escolher – e não aceitar – o seu destino.”
Por mais que o teor da obra seja bem mais religioso, Paulo sabe como nos fazer refletir sobre o nosso propósito em vida e em maneiras que podemos utilizar e buscar para que seja da melhor forma possível. É uma obra que traz dor, incompreensão e dúvidas, mas que também traz amor, reconciliação e, o mais importante, a importância da conexão com o interior.
Eu sou megaaaa suspeita para falar, mas continuo defendendo que todos devem dar uma oportunidade, de coração aberto, para pelo menos uma obra do Paulo Coelho, afinal ele não é o autor brasileiro mais lido no mundo todo à toa né?!
site: https://www.instagram.com/umapaginaumlivro/