Perto Do Coração Selvagem

Perto Do Coração Selvagem Clarice Lispector




Resenhas - Perto Do Coração Selvagem


1047 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Nathy.M 10/02/2023

Clarice, Clarice...
Esse livro me deixou sem palavras. Não sei o que falar sobre ele.
Clarice é barra pesada.
Só posso dizer que se um coração pudesse ser traduzido em palavras com certeza soaria como esse livro: Confuso, caótico, solitário e acolhedor.
comentários(0)comente



Lilian 07/02/2023

Excepcional!
Primeiro romance de Clarice e o primeiro que eu li da autora. Não sei porque demorei tanto a ler Clarice, sinceramente. Mas acredito que toda leitura tem sua hora. Ainda bem que chegou a minha hora de ler um obra tão rica.

Vamos conhecer a história de Joana através de uma narrativa que é feita a partir das lembranças da infância até a vida adulta. O fluxo de consciência é constante e, conforme vamos avançando entre os capítulos, conhecemos a mente e os desejos mais íntimos da protagonista.

A obra perpassa pela ideia de fragmentação de identidade, de não sabermos quem somos, de não sabermos qual o próximo passo, o que queremos construir com a nossa passagem pela sociedade.

site: https://lilianfreitas.com
comentários(0)comente



larispect 06/02/2023

Eterna.
Não tenho palavras o suficiente pra descrever essa leitura.

Senti tudo nos mínimos detalhes e acho que nunca sublinhei tanto um livro como fiz com esse.

Joana é complicada, misteriosa e a cada página me cativou mais com o seu jeito indecifrável e seus inúmeros questionamentos, que me fizeram junto com ela refletir sobre coisas que nunca nem pensei serem questionáveis.

Não consigo realmente fazer uma resenha decente no momento, sinto que vou precisar de alguns dias pra digerir essa história antes de dizer algo mais elaborado.

Vou apenas finalizar com: Joana é eterna.

Clarice Lispector é eterna.
comentários(0)comente



la marina 04/02/2023

Som, cor, cheiro, temperatura, textura, luz, palavras... Joana vive como que afogada nas mínimas percepções de seus arredores. Clarice, com toda sua genialidade literária, soube exatamente como transpor a maneira com que a personagem, através de seu insconsciente, assimila as informações dentro de si ? o que, na obra, é o que a difere das pessoas ao seu redor. Joana vive as palavras e as sensações de uma forma capaz de fazer existirem pensamentos que transcendem a lógica; esses pensamentos, mais do que qualquer outra coisa, conectam-se exatamente com o âmago da existência humana, como uma metafísica.

Eu me encanto com como Clarice torna as mais particulares e instantâneas das impressões humanas objetos legíveis.
comentários(0)comente



Jennifer66 04/02/2023

Em seu romance de estreia, a grande Clarice Lispector apresenta uma narrativa intimidadora que faz com que o leitor se sinta próximo da protagonista, buscando sempre entender o tamanho da sua complexidade.

Joana é uma personagem cativante, que me encantou desde o primeiro capítulo com a sua inocência e curiosade quando criança.
comentários(0)comente



jot 03/02/2023

dentro de si mesma ela gera aquelas perguntas afirmações que causam exasperação nela mesma e todos que ela teve algum contato. a insegurança de partir quando seu casamento já havia acabado e o torpor do luto do pai que foi mal sentido vieram em turbilhão no fim. por quê? joana já sabia a resposta, mas ela se satisfazia em perscrutar o olhar assombrado a quem se dirigia a pergunta. ela é imortal e precisou encarar seu veneno e a partida, e foi quando enfim, conseguiu tirar a adaga encravada em seu peito e perceber isso.
comentários(0)comente



Sabrina758 31/01/2023

Excelente!
?Talvez fosse apenas falta de vida: estava vivendo menos do que podia e imaginava que sua sede pedisse inundações.?

Que mistura de sentimentos essa leitura me proporcionou.
Foi incrível acompanhar a Joana, no passado e presente.
Amei!
comentários(0)comente



danilo 31/01/2023

experiência em grandes sentimentos
"A morte a ligaria à infância. A morte a ligaria à infância. Mas agora seus olhos, voltados para fora, haviam esfriando. Agora a morte era outra"
Uma escrita brilhante e única, profunda, uma protagonista vasta e solitária, fácil de se sentir representado, mas ainda assim longe desse fato.
comentários(0)comente



thathaisprado 29/01/2023

"É que tudo que eu tenho não se pode dar. Nem tomar. Eu mesma posso morrer de sede diante de mim. A solidão está misturada à minha essência"
comentários(0)comente



Marina 29/01/2023

quando contei que queria começar a ler Clarice, alguém me disse que os textos dela precisam ser lidos com o coração. Muito sentimento, muito pensamento, muito humana, por conta disso as vezes pode parecer monótona ou cansativa, mas vale muito a pena, estou apaixonada.
comentários(0)comente



Hellen.Lily 28/01/2023

?Depois que se é feliz o que acontece? O que vem depois??
Em algum momento da leitura me perguntei, como seria conviver com a protagonista.
Talvez seja muita falta de empatia da minha parte.

O livro não é fácil! Tenho uma cabeça pesada e penso em muitas possibilidades o tempo todo, mas Joana é descrita em um momento como uma mulher que não ama e nem é amada. O livro mostra Joana na infância/adolescência e adulta já casada com Otávio.

É fácil identificar que os altos e baixos na vida da protagonista, principalmente durante a infância, transformou uma criança questionadora em uma mulher problemática com traumas nunca resolvidos! O que poderia ser diferente.

Como seria ter uma vida sem acolhimento por ser quem se é? Como seria lidar com o peso de uma possível culpa de não amar, de fato?

Há muito da autora na história e mente da personagem principal.
Além da facilidade de reconhecer a escrita de Clarice, sempre é uma supresa e as vezes me causa uma reflexão imensa
comentários(0)comente



Marcelo217 28/01/2023

Sentimentos complexos
Seguindo as leituras de Clarice, após a leitura desse livro, confesso que a impressão que tenho da escritora continua a mesma.

Perto do coração selvagem traz ao leitor uma jornada de altos e baixos pela vida da personagem Joana (que é muito Clarice). As desilusões, traumas e perdas na infância, transformam uma mulher extremamente problemática com uma grande crise existencial. O ponto alto do livro, ao meu ver,
foi retratar que as emoções e os sentimentos não são tão simples ou tão absolutos como percebemos. Há uma série de exceções em toda forma de sentir, que é pessoal e inédita em cada pessoa.

Com muitas frases de efeito, a narrativa gera profundas reflexões sobre o amor, a vida e as dores que acontecem às pessoas. Ao meu ver, a personagem principal, por sofrer traumas severos na infância apresentou um desapego a tudo, impedindo-a, assim, de sentir os sentimentos de maneira "normal". Mesmo seguindo um caminho tradicional que se espera de uma mulher na década de 40, nada parece satisfazer Joana.

A profundidade equiparável nas personagens Otávio e Lídia também foi interessante de se ler. Os fluxos de consciência da narrativa são muito específicos e, mesmo difíceis de se absorver, tornam a leitura suportável. Esse definitivamente não é um livro de se compreender plenamente em uma única leitura. Há uma transposição muito intimista de sentimentos, quase uma racionalização que a personagem Joana faz de tudo que carrega dentro dela.

Dificil também esse livro agradar todo mundo. A experiência de leitura é caótica e tentar absorver tudo que acontece no livro requer do leitor muita atenção. Trazendo a sua escrita característica, esse livro me deu a mesma sensação que Água Viva me causou: Uma eloquência admirável no meio do caos. Mesmo achando que Clarice é totalmente polarizante (ou você ama ou odeia), me encontro ainda no meio termo, sem me decidir se gosto ou desgosto.
comentários(0)comente



Lets 27/01/2023

Imersão, é isso que Clarice traz
Sentir e sentir muito, isso é o que essa história vai te fazer. Mergulhar no fluxo de pensamentos de joana é um pulo nas profundezas da existência e dos sentimentos humanos e é por isso que me indentifiquei tanto. Joana é excêntrica, mas há algo nela, ela é real, e isso é lindo. No decorrer da história, consegui sentir tudo junto com a personagem e ao mesmo tempo ter surtos junto com as dúvidas existenciais dela e é justamente isso que ficou, que vou levar pra mim: o olhar questionador para a vida. O que se faz depois que se é feliz?? O que importa mais, viver ou saber que se está vivendo?? Esse é o tipo de questão levantada durante a história. Caso decida ler, prepare o coração e esteja disposto a sentir tudo e não apenas tentar entender e se quiser entender, boa sorte. ;)
comentários(0)comente



jmpearl 26/01/2023

Descobrir que esse é um romance de estreia torna tudo ainda melhor. Que história, que desenvolvimento, que personagens!!!
comentários(0)comente



CAcera3 26/01/2023

Perto do coração selvagem - Clarice Lispector
Esse é o romance de estreia de Clarice Lispector e como tal entra naquelas listas de estreias bem sucedidas de autores. Temos aqui um romance formação onde conhecemos profundamente a protagonista Joana. Desde sua infância até a maturidade seguiremos seus passos e conheceremos o íntimo de seus pensamentos e sentimentos. Com reviravoltas e descobertas, essa protagonista tem um dos momentos epifânicos mais bonitos que já vi na obra de Clarice.
Com uma narrativa ainda próxima do convencional a autora consegue romper barreiras na literatura e se consagrar como escritora modernista da segunda fase. Diferente dos autores da primeira fase do modernismo, Clarice deixa de lado o regionalismo e traz para nossa literatura a escrita intimista, em fluxo de consciência e carregada de sentimentos.
O livro de estreia de Clarice é selvagem como o próprio título já anuncia, é envolvente, perturbador; vai te fazer olhar para dentro da personagem e de si próprio com a maestria que Clarice desenvolve tão bem ao longo da vida de enfeitiçar as palavras para que elas descrevam o indescritível.
Esse romance se tornou um favorito da vida e meu favorito da autora até então. Leiam Clarice, mas antes de mais nada sintam o poder magnético e provocante que essa mulher causa ao escrever.

Instagram @maecomlivros
comentários(0)comente



1047 encontrados | exibindo 526 a 541
36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR