mariabeldt 16/10/2023
O Banquete-Platão
O banquete, obra do filósofo grego Platão, é uma das mais ricas narrativas do autor. Eu adorei a experiência de ler esse livro, estava imensamente interessada em ler sobre ?O mito das almas gêmeas?, e quando eu soube que tratava desse exemplar, eu não perdi tempo.
Em primeiro plano, o discurso é feito por Platão, Eros, Aristófanes, Agatão entre outros. A obra é um respaldo de debates e repleta de questões sobre o amor, felicidade, virtudes e mitologia grega. E sem objeções o discurso que mais me interessou foi o do comediógrafo Aristófanes, no qual se tratava do ?Mito das almas gêmeas?.
?Aristófanes, por sua vez, narra sobre os três gêneros da humanidade. Éramos um todo, e a essa totalidade dá-se o nome de amor, era essa a nossa antiga natureza. Feita a divisão, o amor tornou-se um desejo, uma vontade de completar-se, está sempre na busca de algo que sabe que lhe falta. A união é a cura, a bem-aventurança e a felicidade. Por isso sendo os homens o amor em essência, buscam-no uns nos outros?.
Nesse viés, é notório que o livro exemplifica que no início dos tempos os seres eram completos, com duas cabeças, quatro braços e quatro pernas, completos e felizes. Todavia, em um conflito com Zeus, os homens foram cindidos com uma espada, dividindo-os ao meio para enfraquecê-los. Zeus pediu a Apolo que cicatrizasse o ferimento, pra que vissem constantemente a imagem do castigo e do lado da fenda vissem o poder de Zeus, assim nasceu o umbigo. Dessa maneira, os homens se encontraram desamparados, em constante procura da sua outra metade, sem a qual não viveriam, no qual passariam o resto da vida à procura. Logo, tendo assumido a forma que nós temos hoje, os seres procuram sua outra metade, a sua alma gêmea, pois a saudade nada mais é do que o sentimento de que algo nos falta, algo que era nosso antes.
Vale ressaltar, que Platão vai utilizar uma linguagem poética-imagética para tentar refutar essa teoria, mas no fundo, a plasticidade da escrita foi que ficou na convenção como a obra mais bela que explica sobre o amor.
A cara metade. A alma gêmea. O pedaço de mim. Quem é este Outro que deveria nos completar? Para a angústia dos Deuses, eu encontrei a minha alma gêmea.