Perdas e ganhos

Perdas e ganhos Lya Luft




Resenhas - Perdas & Ganhos


119 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


VivyBKV 14/11/2024

"Perdas & Ganhos" consolida para a autora um gênero que ela mesmo define como "nem bem ficção, nem bem crônica", mas uma tentativa de falar diretamente com seu leitor sobre os mesmos temas de sua poesia e de sua ficção: o drama existencial humano.
comentários(0)comente



W.Varela 09/11/2024

Me trouxe boas sensações, pois me senti conversando e ouvindo minha avó. No aconchego de uma poltrona, tomando um cafezinho e admirando e anotando cada simples e rico conselho.
Não é auto ajuda.
comentários(0)comente



Telmo.Lira 15/10/2024

Espetacular!
Posso dizer que essa obra é necessária, faz a gente ponderar sobre os valores que damos à nossa vida, como absorvemos e como tudo o que acontece, influencia nas tomadas de decisões e no direcionamento que damos ao nosso destino.
comentários(0)comente



Michele 07/10/2024

Ótimo para quem está na maturidade
Lya Lufti diz que sua obra é toda "elíptica e circular", só com esta frase no primeiro capítulo eu já sabia que chegaria fácil ao final. Pois não foi bem assim, precisei parar e tomar um ar para continuar. Retomei o livro. Aí sim, li do início ao fim.

Talvez porque ele tenha chegado num momento de.muitas questões da maturidade, onde me pergunto: será que é isto mesmo que quero seguir?

Encante-se!
comentários(0)comente



júlia 14/08/2024

Sobre a permanente reinvenção de nós mesmos
Esse livro me fez refletir sobre tanta coisa. foi como ler uma carta de uma amiga íntima, muitíssimo sensata e cheia de sabedoria. exatamente a leitura que eu precisava, um abraço, um colo. me arrancou inúmeros sorrisos e suspiros. recomendo pra todo mundo, de fato. especialmente se você está precisando olhar com mais atenção pra dentro de si.
comentários(0)comente



Maristela 13/08/2024

A tarefa de viver nunca se conclui, a não ser que a gente determine. O sonho e o susto sopram em nosso ouvido quando tudo parece apaziguado. Logo a certeza de ter enfim chegado a um ponto imutável de acomodação começará a vacilar.
Algo novo se posta junto da poltrona onde talvez estivéssemos inocentemente vendo televisão. Uma palavra ouvida, uma frase lida, um rosto novo, um velho conhecido, um quase-nada nos toca. Saímos do gostoso torpor, botamos a cabeça fora do casulo para ver melhor.
Podemos optar:
Vou ficar dormindo.
Vou até a próxima esquina ver o que acontece.
A vida não está aí apenas para ser suportada ou vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada.
Não é preciso realizar nada de espetacular.
Mas que o mínimo seja o máximo que a gente conseguiu fazer consigo mesmo.
Páginas 120 e 155
lya luft
comentários(0)comente



Maiana.Melo 04/07/2024

?O que escrevo nasce de meu próprio amadurecimento?
?Nesse curso entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos?

Nesse livro Lya Luft discorre de forma extremamente graciosa sobre a vida como um todo, desde a infância até a velhice, retratando as particularidades de cada uma das fases que testemunhamos a partir do nosso primeiro instante de vida.
Ela deixa muito claro que nossa cultura nos faz completamente cegos para os ganhos que nos são proporcionados diariamente. Perdas são necessárias para que haja espaço às novas coisas que nos esperam. (Lembrando que não perdemos nada se o intuito foi nos livrar de algo destrutivo). Muitas vezes viver com algo que machuca se torna confortável quando já está acostumado com aquilo. Porém a dor de conviver dói mais do que a dor de partir, de soltar e deixar ir. Existem ganhos nas perdas e isso o livro discorre muito bem.
Identidade, traumas, relacionamento, autoestima, amizade e solidão são temas tratados de forma natural e confortável ao longo da leitura. Nos últimos capítulos, a autora fala um pouco sobre a importância do tom ao se comunicar com alguém e acredito que ela usou o tom perfeito ao escrever este livro. Sua forma de se expressar nele não poderia ter sido mais sensata, precisa e acolhedora. Certamente, nos faz refletir sobre a forma de como enxergamos a vida.
comentários(0)comente



Luna 03/07/2024

Necessário
O único livro que li ate o momento esse ano, maravilhoso! Apesar de achar que apenas uma mulher (e nem todas) entenderia
comentários(0)comente



sleepywoodlands 30/05/2024

o começo do livro me deixou totalmente envolvida e pensativa, mas conforme foi avançando, me desconectei um pouco. acaba tendo uma vibe meio coach, e falando pra um público alvo que não é muito o meu (mulheres +40, já na maturidade, como Luft se refere). apesar disso, é um bom livro, gosto muito da escrita dela e das reflexões que ela traz.
comentários(0)comente



rfalessandra 11/05/2024

Não tinha lido nenhuma obra da autora. Sem dúvida Lya Luft foi uma mulher muito interessante e inteligente, e por isso esse livro dela comentando suas visões sobre a vida é muito bom. Por se falar de envelhecimento, amores, libertação,...etc. A experiência com ele parece muito ligada ao quão tu pode se instigar por esses assuntos.
Recomendo a leitura a todos que querem algo reflexivo para ler.
comentários(0)comente



Italocpinheiro 09/05/2024

O livro ?Perdas e Ganhos? reúne um conjunto de vivências da própria autora, Lya Luft, sobre os aspectos da vida e do cotidiano.

A leitura é bem simples e leve, o que faz o leitor entrar um pouco no pensamento dela e começar a discutir alguns valores éticos e morais.

Considero uma ótima leitura para quem gosta de refletir sobre a vida e o cotidiano, que embora comum é bastante prazeroso.
Gabriel1994 23/05/2024minha estante
Já quero




Maria.Batagin 08/05/2024

Boa leitura
Um livro que você pega para ler sem muita expectativa, porém , tem uma sensibilidade na escrita, nos pensamentos onde você passa horas divagando sobre suas perdas e seus ganhos ao longo das nossas vidas.
Ganhamos e perdemos desde crianças e não acaba quando envelhecemos, só mudamos as prioridades desses ganhos e das perdas.
Livro para se ter ao lado da cama e reler trechos para o dia seguinte pensarmos de outra maneira.
comentários(0)comente



Kiki 04/05/2024

O tom que damos para a nossa vida
Meu primeiros livro de Lya Luft e saiu muito feliz e satisfeita. As palavras da autora me encantaram, me inspiraram e me emocionaram.
No início, achei o livro com uma pegada bastante "autoajuda": uma coisa entre um ensaio e um diário e um monólogo. Porém, a cada página foi se aprofundando pensamentos e ficando cada vez mais pessoal. Com certeza pretendo ler daqui 10, 20 e 30 anos, com outra cabeça e sei que ainda assim vou gostar e aprender com ele.
OBS: por ser algo tão pessoal, não concordei com certas opiniões da autora, e algumas de suas vivências também não conseguiram me tocar tanto (seja pela minha idade, seja por nosso contexto social e econômico diferente). Contudo, continuo achando Perdas e Ganhos uma leitura válida e prazerosa, que com certeza fez partes dos ganhos da minha vida.
comentários(0)comente



Ruana 28/01/2024

Profundo!
Este é o segundo livro que leio de Lya Luft e mais uma vez saio encantada com a sua capacidade de tocar nos pontos cruciais de nossa existência! Lya realmente faz jus ao seu título de ?cientista dos sentimentos? no âmbito das relações humanas.

Perdas e Ganhos nada mais é do que um compilado de pensamentos da autora, sobre as perdas e ganhos do amadurecimento. São conhecimentos adquiridos por quem já viu, viveu, ouviu e observou muita coisa.

Nele nos entrega pequenas doses de seu entendimento pessoal sobre o que é viver, sobre família, relacionamentos, valor pessoal, medos, luto e amadurecimento. Um presente de uma mestra para nós jovens, que ainda estamos tentando encontrar o tom da nossa vida.

?Somos no mínimo co-responsáveis pelo que fazemos com a bagagem que nos deram para esse trajeto entre nascer e morrer. Carregamos muito peso inútil. Largamos no caminho objetos que poderiam ser preciosos e recolhemos inutilidades.? - Perdas e Ganhos, Lya Luft.
comentários(0)comente



Eliane406 17/01/2024

Perdida
"Mas é assim mesmo, a gente não se entende. Somos todos uns pobres-diabos, todos complicados, todos inseguros e infelizes: como passar algo de bom para os filhos?"
Não concordo.
Não acho que sejamos pobres-diabos, n que todos somos infelizes.
Somos complexos, isso sim: intrigantes, vulneráveis e passíveis de engano e erro. Somos também maravilhosas máquinas de afeto e ideias, de sonho, de produção da arte que transporta para além do trivial. Capazes de instaurar o mais simples cotidiano que dá segurança e aconchego.
Porém amor - como o desamor - é uma tarefa trabalhosa. Que nos produz e nos recria a cada hora. Uma personalidade é um jogo de armar de emoções enoveladas, com peças difíceis de ajustar.
Pág.67
*Estava firme no trabalho de ler um livro por semana, as vezes quando sigo meu método eu consigo.
comentários(0)comente



119 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR