Maiana.Melo 04/07/2024
?O que escrevo nasce de meu próprio amadurecimento?
?Nesse curso entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos?
Nesse livro Lya Luft discorre de forma extremamente graciosa sobre a vida como um todo, desde a infância até a velhice, retratando as particularidades de cada uma das fases que testemunhamos a partir do nosso primeiro instante de vida.
Ela deixa muito claro que nossa cultura nos faz completamente cegos para os ganhos que nos são proporcionados diariamente. Perdas são necessárias para que haja espaço às novas coisas que nos esperam. (Lembrando que não perdemos nada se o intuito foi nos livrar de algo destrutivo). Muitas vezes viver com algo que machuca se torna confortável quando já está acostumado com aquilo. Porém a dor de conviver dói mais do que a dor de partir, de soltar e deixar ir. Existem ganhos nas perdas e isso o livro discorre muito bem.
Identidade, traumas, relacionamento, autoestima, amizade e solidão são temas tratados de forma natural e confortável ao longo da leitura. Nos últimos capítulos, a autora fala um pouco sobre a importância do tom ao se comunicar com alguém e acredito que ela usou o tom perfeito ao escrever este livro. Sua forma de se expressar nele não poderia ter sido mais sensata, precisa e acolhedora. Certamente, nos faz refletir sobre a forma de como enxergamos a vida.