Ju 21/11/2023
Melhor do que eu esperava.
Esse livro é um dos que eu tenho que agradecer fortemente a minha lealdade de não abandonar um livro.
Sendo muito sincera, antes de 50% dele é extremamente cansativo, os capítulos de Maria moura são insuportáveis de chato, acredito que eu só não larguei porque me apeguei muito as partes de Marialva e ao Beato Romano, e eu precisava muito saber qual iria ser o fim deles. Mas depois os personagens se encontram na história, tudo se encaixa e os capítulos ficam muito mais interessantes. Paguei muito minha língua com Maria moura, que sempre foi uma personagem forte e isso admirava muito, mas algo nos capítulos dela não me prendia, mas comecei a gostar muito quando ela construiu a casa forte, quando Duarte apareceu, até inclusive torcia por eles, mas ela se envolveu com cirino e sentiu uma paixão avassaladora capaz inclusive de derrubar a mulher forte que ela era. Moral da história, por mais forte que seja uma mulher, um homem errado pode tirar ela dos trilhos kkkkk
O final foi muito bom e acabei dizendo com gosto que amava todos os personagens: Duarte, marialva, Valentim, Maria moura e a rubina.
Foi o meu primeiro livro de Rachel de Queiroz, não queria começar com o quinze, que é o mais famoso, e fui me enfiando logo nesse de 500 páginas. Mas gostei muito da escrita, da forma que ela conduz os personagens, e como até os secundários tem um lugar no livro. Na expectativa de ler outros livros da autora.