Memorial de Maria Moura

Memorial de Maria Moura Rachel de Queiroz




Resenhas - Memorial de Maria Moura


179 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Regislânia 14/04/2014

Memorial de Maria Moura,editora Siciliano, 1992, com 482 páginas em que a consagrada Rachel de Queiroz aborda questões como problemas com a região, sociais, culturais entre outros aspectos. O romance é uma narrativa, que trata de citar os valores éticos, fraqueza, defeitos, amor e ódio.
Maria Moura é uma mulher jovem, diferenciada das outras na época, entra num conflito com seus primos(Considerados inimigos),por conta de heranças,após a morte de sua mãe(suicida), tem também um padre que pecou e virou beato, em que ambos se aventuram deixando para traz todos os valores, e passa a ser uma mulher vulgar, rouba, mata e comanda um grupo de homens.

site: http://www.skoob.com.br/grupo/3816-3-contabilidade-2014-eeep-avelino-m
comentários(0)comente



cris 29/07/2014

Maria Moura tinha apenas 17 anos quando perdeu, as razões da sua existência. Primeiro, encontrou sua mãe morta. Depois, foi seduzida pelo padrasto e provável assassino da sua mãe. Finalmente, teve a posse de suas terras ameaçadas por primos gananciosos.
Maria Moura foi uma menina apaixonada pelo pai perdido na infância, seduzida pelo padrasto e enganada pelo amante. Diante disso,ela passou, então, a fazer o jogo violento dos homens, não sendo perfeita nem estando sempre do lado certo.
Maria enfrenta uma jornada até a Serra dos Padres para tentar impedir a invasão do seu sítio pelos seus primos Tonho, Irineu e Firma, pessoas extremamente gananciosas. No caminho, que se juntam ao seu bando, está o galante Cirino, por quem ela se apaixona e descobre ser um mau-caráter. Mas ela tornou-se uma mulher extraordinária, uma guerreira, porque, apesar de ter perdido tudo, não permitiu que o mundo interferisse nas sua vontade.
comentários(0)comente



Ana Risia 19/03/2015

Memorial de Maria Moura
Raquel de Queiroz dividiu o livro entre os principais personagens, o Beato Romano, Marialva e Maria Moura, um capitulo para cada personagem, histórias que se entrelaçam no de correr dos fatos.
A história são relatos de anos anteriores, em uma época ainda de cagaço, e na região nordeste. A característica principal desse livro é que cada personagem em seu capitulo conta sua própria experiência.
Maria Moura é uma mulher guerreira que depois que sua mãe morreu se viu praticamente sozinha e começou a se virar sozinha, se livrou do padrasto e depois teve que fugir com um bando de “cabras” armados, por causa de seus primos que queriam a posse da sua casa, ela perambulou muito tempo com seus cabras que a respeitavam como líder, e ela pra garantir o respeito se vestia de homem. E na sua história a muitas aventuras, decepções, lutas e glorias.
Marialva era uma moça calma, prima de Maria Moura, e assim irmã dos primos de Maria Moura que queria tomar sua casa. Mas Marialva era diferente e só queria se ver livre de seus irmão autoritários e viver um grande amor. O grande amor veio e seu nome era Valentin que também se apaixonou por ela. Amor à primeira vista só não se sabe se ela abrirá mão de tudo por esse amor.
O Beato Romano era o padre chamado Jose Maria que se apaixonou por uma fiel da igreja que era casada comum valentão. Eles viveram esse amor até que uma tragédia aconteceu. Por fim as histórias tomam um só rumo, se cruzam de uma forma surpreendente e linda.
comentários(0)comente



Karolyne 31/03/2015

Memorial de Maria Moura
O livro é dividido em varias historias, com vários personagens dentre eles , os mais importantes são Maria Moura , Marialva e Beato Romano.
A historia de Maria Moura começa com a confissão dela ao Beato Romano dizendo que seu padrasto a tinha estrupado e que ela ia mata-lo , com a morte de sua mãe , Maria Moura deixou de ser uma mocinha delicada e virou uma mulher guerreira , corajosa e destemida pelos homens que trabalhavam com ela .
Depois de um certo tempo , o padre chega , e te pedi o favor , para que ela o ajudasse porque ele como todos sabiam era padre , e cometia o pecado da carne com uma mulher casada , logo após o marido dela descobriu , o romance do padre e da mulher acabou numa maior tragedia .
Marialva era a prima de Maria Moura e apaixonada por valentin , com o passar do tempo o amor deles dois aumentava cada dia mais e ela resolveu fugir de casa com o seu amor , porque sua família não aceitava o seu namoro com ele , e foi dái que Marialva se juntou a sua prima Maria Moura.
Sirino era uns dos cara bem safado que se metia em diversas confusões, um dia conheceu Maria Moura e começou a namorar com ela , bom a historia deles acabou como um acontecimento que houve tragedia .
comentários(0)comente



Émilly 07/04/2015

Memorial de Maria Moura
O memorial de Maria Moura é dividido em 3 historias, com personagens diferentes e cada um conta a sua própria história. As personagens são: Maria Moura, o beato Romano e Marialva,
Na história de Maria moura conta que ela perdeu seu pai muito cedo e com um tempo sua mãe de uma forma misteriosa e intrigante morre e que para Maria Moura foi uma morte que a deixou sozinha no mundo, não deu muito tempo e os seus primos vinheram reclamar a casa e as terras onde ela morava. Como ela era uma mulher corajosa que tinha se tornado devido ao acontecimento com seu padrasto depois da morte de sua mãe, ela se juntou a homens e numa trama engenhosa escapou de seus primos em grande estilo a partir dai começou a se vestir de homem e liderar um grupo de homens pelo o mundo a fora em busca de umas terras que ouvia falar quando era criança pelo o seu avô.
Na historia do beato romano afirmo que ele era um padre de uma pequena cidade, homem estudado e muito temente a Deus, ate que dona belinha uma fiel da igreja mulher bonita e sedutora que era casada com um homem muito bravo. E então uma tragédia aconteceu ele e sumiu no mundo, sendo perseguida pelo marido de belinha, passou muitas dificuldades uma delas o sentimento de culpa e saudade da batina.
Passando mais adiante conto a história de Marialva que era uma moça calma e educada, sendo prima de Maria Moura vivia com o seu irmão e não tinha nenhuma ambição por terras como eles, na verdade ela não gostava da vida presa que a mesma levava, ate encontrar um valente trapezista de um circo ambulante e eles se apaixonaram e tiveram que fugir juntos para viver esse amor.
comentários(0)comente



Diego 07/04/2015

Maria Moura
Este livro foi escrito por a autora Rachel de Queiroz, este livro foi escrito em três personagens principais a historia de Maria Moura o beato romano e a da Marialva.
A principal da história sendo a Maria Moura que ela era uma mulher muito determinada, forte, corajosa, ardilosa e inteligente. Maria Moura perdeu seu pai muito criança e na juventude perdeu sua mãe em uma morte misteriosa e a partir desse dia ela mudou sua personalidade, lutou contra os seus primos pelas as terras e depois disso acabou juntando varios homens de confiança e saiu pelo mundo atras de outras terras que ouviu falar quando criança.
O beato era um padre de uma pequena cidade quando começa a ser acediado por uma fiel da igreja, uma mulher casada e seu marido so vivia vigiando-a, até que um dia aconteceu uma grande tragedia então o padre beato saiu da cidade procurando abrigo pelo o mundo e era um homem de estudo e temente a Deus.
A Marialva era uma moça de familia, timida educada e prima de Maria Moura e morava com seus irmãos mais nao suportava aquela vida. Então se apaixonou por um homem chamado Valentim ele era trapezista que o circo era de sua familia, e entao eles fugiram juntospara viver esse amor passaram por situações dificeis e depois foram morarcom Maria Moura. E essas histórias se cruzam formando uma só.
comentários(0)comente



yara 08/04/2015

O livro conta a historia de Maria moura, ela perde seu pai quando a inda criança e acaba perdendo a sua mãe de uma maneira misteriosa que não se sabe o certo. Aparti dai ela passa a ter um tipo de relação com seu padrasto onde descobre que ele quer a sua herança em defesa ela planeja o seu assassinato no qual da certo. Moura passa a ser ameaçada pelos seus primos que querem tomar de conta e sua herança e ela vendo que não pode lutar contra eles ela toca fogo em sua fazenda e foge levando com ela alguns de seus empregados de confiança. Moura passa um bom tempo roubando andando nas estradas, passa sede, fome, rouba pra conseguir o que quer. Moura segue atrás de umas terras que por direito era de seu pai ela a encontra essas terras e passa a construir sua fazenda tudo do zero e consegue-a construí sua fazenda na qual e respeitada por todos da região. Moura tem muitos empregados e m sua companhia eram pessoas encontradas o longo de sua trajetória ate suas terras. Com um tempo a parece em sua fazenda o Cirino no qual ela se apaixona e se relaciona com ela acaba traindo ela, traindo a sua confiança ela ao descobrir a traição manda assassinar ele. E moura segue sua vida sozinha fazendo as coisas do seu jeito ela e uma mulher que todos temem, tem medo dela por sua coragem e valentia.
O livro também conta a historia de um padre que comete um adultério a o se apaixonar por uma mulher casada. Quando se descobre esse relacionamento o marido de sua amada a assassina e ele foge pelo mundo se escondendo pra não ser assassinado ai ele encontra a fazenda de moura a passa a conviver lá com eles.
Também o livro traz a historia de marialva que e prima de Maria moura. Ela foge de casa com Valentim seu grande amor eles vivem rodando no mundo sem uma casa vivendo do trabalho de Valentim que era fazer números de circos em festas. Marialva foge de casa porque ela é presa por seus irmãos. eles também passam a morar na casa de Maria moura na qual a própria que á convidou e assim moura constrói uma casa para eles e passam a morar todos em suas terras .
comentários(0)comente



Sonaria 09/04/2015

o livro tem 3 personagens centrais, com historias diferentes que no final se encontram.
o beato romano era um padre muito devoto a igreja ate conhecer belinha uma fiel da igreja mulher atraente e carente, eles começaram um romance escondido que acabou numa tragedia e o padre teve que fugir da cidade assim ficando conhecido como beato romano.
Marialva era uma boa moça, educada, calma e não se conformava com a vida que levava, ela queria viver um romance e era bem diferente de seus irmãos que so queria saber de terras e riquezas, ate que um dia o destino de Marialva e Valentim se encontram. Valentim era um bom rapaz, trabalhava no circo com seus pais e por uma promessa teve que andar pelo mundo. eles se apaixonaram assim que se viram e com isso planejaram fugir juntos, passaram muitas dificuldades mas o amor deles ultrapassou essas barreiras.
Maria moura era uma mulher forte, guerreira e muito ardilosa sofreu muito com a morte inesperada de sua mão, perdeu seu pai ainda muito pequena e ainda muito jovem teve que lutar contra seus primos pelas suas terras, no fim teve que fugir para não ser morta, fugiu com um bando de homens onde todos a respeitavam muito, indo numa empreitada que ouvia falar quando criança.
comentários(0)comente



Gilmario 13/04/2015

Neste livro podemos encontrar três historias ,maria moura perde o seu irmão ainda quando criança,ela passa a ter que despultar com seus primos que querem tomar sua herança,vendo que sua resistência não adianta e que seus primos estavam conseguindo,ela resolve por fogo na fazenda e foge para longe, onde irá passar muito tempo e começa a roubar para se sustentar onde com o passar do tempo ela constrói outra fazenda,porque uma das maiores virtudes da menina é sua determinação .
A outra historia ,retrata o beato romano que gosta de uma mulher casada,e acaba cometendo um pecado perante a igreja,sendo assim é obrigado fugir para não ser morto pelo marido da mulher amada.
Maria moura possuía uma prima muito educada,mais não gostava da vida que levava com seus irmãos,ela não possuía ambição e não queria as terras ,ela encontra valentin um rapaz bom,trabalhava no circo,eles começam um romance e fogem juntos onde vao viver seu intenso romance.
Rafaelle 11/07/2017minha estante
não tem essa parte do irmão não




Lindenusa 15/06/2015

O livro conta a historia de Maria moura, ela perde seu pai quando a inda criança e acaba perdendo a sua mãe de uma maneira misteriosa que não se sabe o certo. Aparti dai ela passa a ter um tipo de relação com seu padrasto onde descobre que ele quer a sua herança em defesa ela planeja o seu assassinato no qual da certo. Moura passa a ser ameaçada pelos seus primos que querem tomar de conta e sua herança e ela vendo que não pode lutar contra eles ela toca fogo em sua fazenda e foge levando com ela alguns de seus empregados de confiança. Moura passa um bom tempo roubando andando nas estradas, passa sede, fome, rouba pra conseguir o que quer. Moura segue atrás de umas terras que por direito era de seu pai ela a encontra essas terras e passa a construir sua fazenda tudo do zero e consegue-a construí sua fazenda na qual e respeitada por todos da região. Moura tem muitos empregados em sua companhia eram pessoas encontradas o longo de sua trajetória ate suas terras. Com um tempo a parece em sua fazenda o Cirino no qual ela se apaixona e se relaciona com ela acaba traindo ela, traindo a sua confiança ela ao descobrir a traição manda assassinar ele. E moura segue sua vida sozinha fazendo as coisas do seu jeito ela e uma mulher que todos temem, tem medo dela por sua coragem e valentia. O livro também conta a historia de um padre que comete um adultério a o se apaixonar por uma mulher casada. Quando se descobre esse relacionamento o marido de sua amada a assassina e ele foge pelo mundo se escondendo pra não ser assassinado ai ele encontra a fazenda de moura a passa a conviver lá com eles. Também o livro traz a historia de marialva que e prima de Maria moura. Ela foge de casa com Valentim seu grande amor eles vivem rodando no mundo sem uma casa vivendo do trabalho de Valentim que era fazer números de circos em festas. Marialva foge de casa porque ela é presa por seus irmãos. eles também passam a morar na casa de Maria moura na qual a própria que á convidou e assim moura constrói uma casa para eles e passam a morar todos em suas terras .
comentários(0)comente



Gabriel 15/06/2015

o livro memorial de Maria Moura, da autora Rachel de Queiroz, retrata um romance enter três personagens. A primeira história maria Moura perde seu pai e sua mãe ainda pequena, mantém relações com seu padrasto, em seguida descobre que ele o que realmente quer e sua herança, por isso ela resolve mata-lo. Seus primos também se tornam grandes inimigos, o que a leva a fugir da fazenda onde morava, recomeçando sua vida do zero, no qual se apaixona por um homem chamado Cirino, no qual acontece a traição por sua parte e o seu assassinato.
O destino atrai até sua fazenda um padre, fugitivo após ter cometido adultério ao se apaixonar por uma mulher casada, fazendo com que fosse perseguido por seu marido. E por fim, sua prima marivalda, foge com seu amor Valentim, morando na fazenda com Maria Moura e o padre. Assim seguindo suas vidas.
comentários(0)comente



Murilo Sampaio 25/06/2015

Boa narrativa nordestina
Não conhecia a autora, mas estou surpreso com sua narrativa envolvente e o pano de fundo da vida cruel e sofrida do sertanejo. Ótima leitura nesse São João.
comentários(0)comente



@Matcholo 22/11/2016

Um livro sobre a mulher e a busca da liberdade e igualdade, sempre contemporâneo, vale a pena cada página.
comentários(0)comente



Daniel 05/12/2016

Memorial de Maria Moura
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2016/12/memorial-de-maria-moura-de-rachel-de.html


Prof. Edivaldo 26/08/2017

Um dos melhores
Um romance para o qual dei cinco estrelas. Narrativa brilhante, ambientada no sertão nordestino, Memorial de Maria Moura é leitura por demais envolvente. Altamente recomendável!
comentários(0)comente



179 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR