_carolthome 31/07/2024
Glamour e as fofocas dos novos ricos dos EUA dos anos 1920
Admito, não esperava que daria nota máxima pra esse livro. Mas o li em um momento muito sensível e ele me permitiu entrar em um mundo totalmente inacessível pra mim, quase como uma fantasia ? exatamente o que eu precisava agora. Acredito que eu li ?O Grande Gatsby? no momento certo e, por isso, ele se tornou um favorito.
Devo começar pela ambientação: um verão da década de 1920, com os mais ricos de Nova York e todo o glamour e brilho que as noites de festa podem proporcionar. Eu definitivamente não sou uma pessoa festeira e detesto a noite, mas meu Deus, como foi bom escapar para esse ambiente luxuoso e divertido (com o bônus de não precisar interagir com ninguém!). O misto das descrições com as emoções e subjetividades dos personagens é maravilhosa ? ao mesmo tempo em que você se sente nas festas, você sente a solidão e o vazio que os personagens se esforçam para esconder.
Outra coisa que merece destaque: os personagens! Nick, Jordan, Daisy, Tom e Gatsby ? os que merecem destaque. Todos eles representam algo maior do que eles mesmos (algo explicado brilhantemente no segundo posfácio da edição divina da Antofágica, então não vejo razão para me estender tanto), talvez por isso eles não tenham a profundidade que merecem, principalmente Jordan Baker (minha favorita e a que tem menos destaque). O narrador não confiável (Nick) também é muito bem trabalhado.
É um livro perfeito? Definitivamente não ? os personagens poderiam ser mais aprofundados e a narrativa às vezes fica um pouco confusa (dois elementos que eu acredito terem sido propositais). É uma narrativa bem masculina e eu poderia ter tirado pelo menos meia estrela por isso, mas não consegui, a narrativa me pegou demais. Tem uma crítica social ali, algo que também é comentado no primeiro posfácio, sobre capitalismo, o new money e o old money e o ?sonho americano?, o que eu achei interessante de ser trabalhado em uma obra da época em que isso estava começando a aparecer. Mesmo com alguns defeitos, ler essa história no momento que eu li foi uma experiência incrível.