priscilapetrecheli 23/07/2024
Bom para passar o tempo e também raiva.
É um livro lento porém muito bem escrito, parecendo que você está vendo uma série ao invés de estar lendo um livro - e foi isso que me fez ficar até o fim pois detestei a história.
Os personagens tem convicções fúteis, que beiram ao ridículo. É como se fosse uma grande sátira sobre pessoas ricas que não tem mais o que fazer com o próprio dinheiro.
Personagens rasos, chatos e com personalidades questionáveis. Um ponto bom sobre Gastby é que passa exatamente aquilo que deveria passar: não faço a mínima ideia de quem ele é mesmo tendo lido todo o livro. E que bom, já que ninguém parecia o conhecer durante o livro. Sua história é um mistério e fico contente por não acreditar em uma linha escrita sobre ele, independente de quem tenha contado a história.
O final do livro foi intenso e rápido, o que eu esperava que fosse desenvolvido com o passar da história, foi desenvolvido em dois segundos sem tempo para respirar. Um completo absurdo o rumo que as coisas tomaram, os personagens agiram e seu climax - se é que posso chamar assim - é péssimo. Rompeu com o seu início e meio devido a velocidade com que as coisas aconteceram. Mesmo assim, não gostei da forma que as coisas aconteceram. Parece que o autor já estava de saco cheio e queria apenas encerrar o livro, enfiando várias reviravoltas no seu final. Não nego que gostei do final do Gatsby, acredito que mereceu; construiu sua vida com base em mentiras, laços frágeis e terminou exatamente como deveria terminar: caindo no mais puro esquecimento e beirando ao desprezo.
A personagem de Daisy é uma mulher incrivelmente insuportável, fútil e instável. Tom, por sua vez, é ridicularizado pelo fato de existir, sendo um ser completamente desprezível. Os outros personagens, não tão memoráveis, cumpriram bem seus papéis de serem apenas figurinistas nesta história, não agregando a nada. Seu narrador é quem eu acho o mais sensato desta história, parecendo tão abismado e cansado do drama desnecessário quanto eu.
Detestei. Bem escrito, ótimo livro porém uma história péssima que nada agregou. Recomendaria para passar o tempo, admirar a escrita e nada mais.