O Grande Gatsby

O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald




Resenhas - O Grande Gatsby


3231 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Samira149 22/07/2024

1. Extremamente dividida entre 3,5 ?? ou 4
2. O final meu deus q depressao maiores medos da vida
3. Queria muito entender o processo da escolha de atores pra versão do filme de 2013 porque o DiCaprio nem mesmo foi uma possibilidade na minha mente enquanto eu lia o livro, acho 0% de semelhança com o Gatsby que eu imaginei. Aí vi que quem interpreta o Nick é o Tobey Maguire, o que também faz bem pouco sentido ? Porém não vi o filme ainda, então não sei como de fato foi o desempenho deles, mas jamais seriam minhas escolhas.
Nycolas 22/07/2024minha estante
quero MT ler esse!!!


Samira149 22/07/2024minha estante
pois leia para conversarmos!!!




Dudu Pepe 22/07/2024

Confesso que esperava um pouco mais do romance. Acho que ele é curto e sucinto demais em alguns aspectos sobretudo no desenvolvimento de alguns personagens como a Daisy. Mas a trama é boa e é especialmente comovente o final. Ácido e delicado retrato do mundo dos ricos.
comentários(0)comente



BCasquer 21/07/2024

Esperava mais.
Livro honesto.

Sou um grande fã de literatura melancolica, mas algo nesse livro me impediu de apreciá-lo, talvez isso seja resolvido com uma releitura em alguns anos.

Ademais o livro é muito bem escrito. Bom.
comentários(0)comente



Mariana 21/07/2024

O que dizer sobre Gatsby?
Clássicos foram feitos para serem relidos diversas vezes, para que sejam realmente saboreados. No início pode ser um pouco tedioso ser introduzido a uma narrativa tão densa e complexa, em conteúdo. Clássicos não contam apenas histórias para que possamos nos distrair, nos divertir e ter uma "recompensa" imediata, o clássico te conquista aos pouquinhos, de pouquinho em pouquinho a poesia de um bom livro te leva a lugares por vezes profundo, que pode tocar a alma humana, além de botar o dedo nas nossas feridas narcísica como sociedade. Gatsby não é um livro fácil de ser digerido, principalmente se você tiver consciência de classe. Eu sei que o livro é uma sátira, talvez? Tem o tom. Mas, ser apresentada a esses personagens tão pomposos, privilegiados e, por vezes , egocêntricos e arrogantes, é incômodo. pense nuns bichinhos detestáveis. Não teve um que eu tenha me simpatizado, mas não vou falar muito sobre as características deles, vocês que leiam. Enfim, ao mesmo tempo, reconheço a importância da história, é um um livro bem escrito e há poesia na forma que o autor descreve sentimentos e emoções humanas, de um jeito que é tocante. Entretanto, como uma trabalhadora nordestina, fica difícil me solidarizar com as motivações desses personagens. Ao decorrer da leitura, essa identificação não aconteceu, mas, eu gostei mais do livro ao finalizar, talvez eu aproveite melhor em alguma próxima releitura que me mostre detalhes que não observei na primeira vez.
Apesar de certo desconforto ao iniciar, devido aos personagens e suas personalidades, o livro foi crescendo para mim. Sobre finalizar este clássico, citando palavras do Nick, O Grande Gatsby é de uma "beleza melancólica", de um cárter de decadência da alma humana após se afogar em uma doce ilusão obsessiva, seja pelo amor ou pelo dinheiro. Genial, acabei o livro precisando respirar um pouco e me desligar dessa morbidez que vai se solidificando ao decorrer da história. Como uma curva drástica e fatal.
comentários(0)comente



melnoliteraverso 21/07/2024

Primoroso!
Sinceramente, não tenho nada mais o que falar sobre ?O Grande Gatsby? a não ser: grande, primoroso!
A crítica sobre a futilidade da elite e das próprias ações de interesse que são esquecidas ao atingir o fim da vida é cirúrgica!
Simplesmente, até agora, é meu livro preferido de literatura estadunidense! Fitzgerald amassou.
comentários(0)comente



Fabiana426 20/07/2024

Fiz essa leitura com uma amiga e foi uma experiência e tanto. Ambas sentimos uma agonia na história, que definitivamente não é um romance como o filme tenta passar. Mas tivemos várias discussões, que envolvem desde questões de gênero, interesse, ambição, sobre a falta de profundidade que os personagens dessa história parecem ter, como não dá para confiar em nenhum dos personagens incluindo o narrador. Enfim, foi uma ótima leitura, um pouco pesada as vezes, mas que valeu a pena.
comentários(0)comente



netinhoS2 19/07/2024

A gula americana.
“Gatsby acreditava na luz verde, no futuro orgástico que, ano após ano, recua diante dos nossos olhos. Nessa altura iludiu-nos, mas não importa – amanhã correremos mais depressa, esticaremos mais os braços… E uma bela manhã…
Assim vamos persistindo, como barcos contra a corrente, incessantemente levados de volta ao passado.”

O Grande Gatsby é uma obra que se destaca principalmente nos seus personagens, ao trabalhar bem suas personalidades, os anseios e o egoísmo de cada um no tempo da “gula” americana tanto por dinheiro quanto por status. Confesso que nos primeiros capítulos haviam longos diálogos com personagens que não acrescentam muito na história, uma vez que "o foco principal" já deixava claro na sinopse que seria a paixão do Gatsby com a Daisy, logo, sinto que estava ansioso para introduzirem de vez esse romance e assim "começar" o livro. No entanto, a narrativa e perspectiva do Nick tornava as situações interessantes mesmo quando fugia desse foco, e a partir da metade do livro cada capítulo avançava de modo que me deixava querendo saber mais não apenas do desenrolar da relação, como também do restante dos personagens e, em seguida, sobre o desenrolar de um acidente. O final é tocante, não esperava que fosse me atingir assim, é potente com uma mensagem que denuncia a futilidade e soberba da sociedade, principalmente em meio a situações de maior fragilidade humana.
comentários(0)comente



lauragalvb 17/07/2024

Uma crítica evidente ao American Way of Life, expondo também, mesmo que de maneira quase implícita, pautas como racismo e supremacia branca.
O livro retrata bem os EUA pós-guerra, trazendo consigo o sentimento eudaimônico, exemplificado por festas, bebidas e música.

A história é contada toda do ponto de vista de Nick, e acho que isso faz com que o leitor se sinta mais conectado com os personagens, acompanhado por uma sensação de curiosidade. Em contrapartida, acredito que algumas partes ficaram meio vagas e sem uma explicação coerente justamente por só sabermos o que o Nick nos conta.

Se tratando de um clássico, eu não esperava a escrita fácil e fluida que o livro contém, então recomendo bastante para quem quer começar a ler clássicos da literatura.

????????????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mayara1152 16/07/2024

#justiça para Zelda Fitzgerald
Não ia resenhar, porque já escrevi basicamente todas as impressões nos históricos, mas ela não se aguenta haha.

Ganhei esse da minha mãe como presente de aniversário ou Natal em 2022 (?) ? Em minha defesa, já li o outro livro recebido na mesma data, ou seja, tardo, mas não falho, podem continuar me presenteando ?

Esse título e editora foram sugestões do vendedor da livraria, conforme eu ouvi na ligação da minha mãe kkk. Gostaria que minha gratidão o alcançasse, porque é uma edição com artes lindas e escolha impecável de autores de pré e posfácios.

Como eu já conhecia minimamente a narrativa e adoro a estética gatsbyana, achei a sensação de ler esse livro parecida com a de beber champanhe: relaxante, palatável e chyque ?? hehe.

Além disso, a qualidade da escrita nesse clássico me deixou maluquinha tal qual a querida tiktoker estadunidense ficou com nosso Memórias Póstumas ?????? Nesse intercâmbio de autores que criaram narradores não confiáveis posso dizer que Fitzgerald merece todo o hype... Eu leria até sua lista de supermercado, como dizem nos states.

Só que, quando estava jogando confete para o autor gringo, ouvi algo parecido com "E escreveu essa e outras obras-primas, apesar daquela esposa que ele tinha"... Pensando sobre o assunto, a única referência que tinha de Zelda era dos filmes Meia-noite em Paris e Mestre dos Gênios, então, considerando a visão masculina dos dois e problemática de pelo menos um dos roteiristas, joguei no Google a influência dela no trabalho do marido.

E, com base no pouco que li e assisti, tendo a responder a afirmação acima dizendo que talvez F. Scott teria escrito mais e melhor se não tivesse conhecido a Zelda, mas não seriam os mesmos livros. Já que suas obras foram baseadas nela, no relacionamento deles, havendo ele utilizado, inclusive, diários, cartas e falas dela como inspiração e até para cópia, como é o caso de uma das frases mais famosas desse título.

É verdade que se ventila a possibilidade de Zelda ter padecido de transtorno de bipolaridade não diagnosticado tampouco tratado, bem como que o relacionamento dela com F. Scott era tóxicíssimo, daqueles em que um cônjuge traz à tona o pior do outro.

Mas talvez parte do fundamento do comentário acima seja a inconformidade que se tinha, à época e até hoje, aparentemente, com uma mulher que não se anulava para obedecer aos padrões impostos a ela pela sociedade, e que tinha o que "dificultava" sua existência ao ponto de ela não desejar isso para sua filha - uma voz.

(((Pensamento intrusivo durante a leitura: como a autora de Gossip Girl se inspirou em Fitzgerald ?))).
Leonardo 16/07/2024minha estante
Vai ter que fazer vídeo pro tiktok também falando sobre o livro, hein, May!!! Vai que você bomba nos eua e fica famos4 com a sua interpretação ?


Ellen Seokjin 16/07/2024minha estante
Eu nunca consegui terminar grande gratsby porque sempre invento de ler no original e nunca acho uma opção com um inglês decente. Acho que vou baixar meu ego e ler em pt mesmo kkk aí se eu gostar leio em inglês.?


Ellen Seokjin 16/07/2024minha estante
releio*


Mayara1152 17/07/2024minha estante
Será, Léo?? ? Talvez uma brasileira ensandecida com um clássico estadunidense seria só uma quarta-feira no tiktok ?


Mayara1152 17/07/2024minha estante
Ai que chique, Ellen ?? Isso, em pt é uma leitura tranquila até :) Se der uma chance me avise o que acharrr




Míriam Morselli 16/07/2024

Meu top 3 e com a melhor capa
Hoje, só para registrar, um dos melhores livros que já li. Uma preferência bem particular que tomou forma em várias versões de filme e que obviamente comprei na versão bilíngue e com a capa que melhor representa o meu querido Gatsby. Eu amo esse livro.
comentários(0)comente



stgabis 14/07/2024

Razoável
Talvez eu não seja inteligente o suficiente a ponto de apreciar um grande clássico tão aclamado pela crítica e amado por muitos.
Meus amigos, que livrinho chato!
Uma história bem simples e pacata, e a narrativa de uma forma por vezes bem confusa.
Mostra só que na época (só na época?) homens eram descartáveis e mulheres interesseiras.
Homens só são vistos de tiverem dinheiro, mulheres se tiverem uma estética agradável

Figures...
comentários(0)comente



Susana 14/07/2024

O grande gatsby de grande só se for a chatice kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk
stgabis 14/07/2024minha estante
Literalmente acabei de ler esse livro, e que decepção...


Lize.Freitas 17/07/2024minha estante
Acabei ele também agorinha. Gostei até, mas esperava bem mais.




Beatriz.Nizara 14/07/2024

Um dos melhores livros que li no ano
Digo com tranquilidade que nenhum outro livro será capaz de representar o American way of life com tanta maestria,
Fitzgerald foi genial.

Apesar de ser um clássico, a escrita é bem fluida e de fácil compreensão. O autor soube fazer uma bela descrição dos cenários e personagens, consegui visualizar tudo em minha cabeça como se estivesse vendo um filme.

O fato de Nick ser o narrador fez com que eu me sentisse extremamente próxima a ele, ao ponto de parecer que eu estava vendo tudo pelos olhos dele e compartilhando dos mesmos sentimentos.

O final me deixou extremamente angustiada, ainda não sei expressar tudo o que sinto e penso com relação a isso, vou levar algumas semanas para digerir, e tenho certeza que isso irá me trazer diversas reflexões.
comentários(0)comente



Juliana 12/07/2024

A versão honesta de "felizes para sempre"
Aclamado pela crítica, fui convencida a ler esse clássico.
O livro reflete o sonho americano, as festas, o luxo, o status, do pós guerra.
Acompanhamos Nick Carraway por Long Island ao desvendar os mistérios por trás de Gatsby.
O final me surpreendeu com a simplicidade e realidade dos sonhos frustrados.
comentários(0)comente



3231 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR