Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho




Resenhas - Veronika Decide Morrer


846 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Jessica M. 18/11/2024

O que você faria se soubesse que tem pouco de vida?
Eu já li O Alquimista há muitos anos, mas achei bem raso. Quis dar uma nova chance a Paulo Coelho porque ouvi falar que esse livro era melhor, e realmente achei!

À medida que fui lendo, fui me identificando com Veronika porque constantemente eu tenho os mesmos questionamentos que ela sobre a vida e a sociedade. E achei ainda mais interessante o fato de que o autor levanta essas questões como se nos dissesse que se ficarmos presos a esses conceitos e tentarmos “entender a vida”, não teremos tempo nem prazer para “vivê-la” de fato.

A outra questão filosófica do livro é sobre a loucura vir a ser subjetiva. Geralmente não temos coragem de fazer coisas ou sermos quem gostaríamos de ser por medo do que a sociedade vai pensar e sermos tachados de loucos simplesmente por fugir aos padrões impostos pela sociedade.

“O que faz uma pessoa detestar a si mesma?”
“Talvez a covardia. Ou o eterno medo de estar errada, de não fazer o que os outros esperam.”
comentários(0)comente



yasmourah13 15/11/2024

Simplesmente Paulo Coelho
Não conseigo colocar em palavras o quanto amo esse autor. A escrita, o plot, as reflexões. Eu simplesmente amei.
comentários(0)comente



Gabrielly969 15/11/2024

Somos todos loucos
Eu não esperava gostar desse livro porque, sim, eu julguei ele pela capa! Porém, desde o primeiro contato que eu tive com a Veronika me senti presa ao livro, não sei explicar, mas posso dizer que foi ele que me escolheu.

A cada novo acontecimento dentro da história, os personagens me faziam refletir sobre o modo como estou vivendo a minha vida e me questionar se realmente sou eu ou o que esperam que eu seja. Aprendi em Vilette que preciso Viver e não continuar existindo na monotonia de todos os dias, é preciso sentir, se permitir ser quem é, mas pra conseguir tudo isso é preciso ter a coragem de um louco. Eu tenho que ser mais louca.
comentários(0)comente



Cristiano123 03/11/2024

Veronika decide morrer.
Temas complicadas na vida humana, suicídio e loucura. A busca por dias felizes e o encontro com a infelicidade, mesmo que de acordo com a visão individual.
comentários(0)comente



Julia Ruys de Carvalho 21/10/2024

Um livro com uma linguagem bem tranquila, acho que se lido em um momento que seja parecida com a da personagem principal em se questionar tudo da vida e será que tudo isso vale a pena ajudaria muito, não no quesito de te dar respostas para isso, mas sim mostrar que será q vale ficar preso nesses questionamentos, quando na verdade nossa vida pode se ir em um instante, acho que nos faz questionar pq não vivemos como se fosse nossos últimos dias de vida, sem ter vergonha de fazer coisas banais pq talvez vc n esteja ali na próx semana
comentários(0)comente



Cláudio S. | Resenhas de Livros 19/10/2024

Linda jornada em busca de um sentido para a vida
Essa leitura me tocou de forma profunda por sua simplicidade ao tratar temas complexos como a vida, a morte e o sentido de existir. A história de Veronika me fez refletir sobre como muitas vezes estamos perdidos em uma rotina sem significado, acreditando que tudo está bem só porque seguimos padrões. A transformação dela, ao se reconectar com as emoções que tentou sufocar, é algo que achei muito humano e verdadeiro.

O livro nos faz questionar a "normalidade" e as expectativas da sociedade, algo com que eu, pessoalmente, me conectei muito. Todos no hospital têm suas próprias lutas internas e, no fundo, Veronika não é tão diferente deles, nem de nós. Paulo Coelho tem essa habilidade de falar de temas pesados de uma forma leve, quase poética, mas que deixa uma marca duradoura. Ao terminar o livro, fiquei pensando em como deixamos a vida nos escorrer pelos dedos, sem valorizar o presente. É uma leitura que te faz querer viver com mais intensidade e enxergar beleza até nos momentos mais comuns.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tavinescada 05/10/2024

Nesse livro, Paulo Coelho escreve certo por linhas tortas
O grande problema dessa obra se encontra nas dezenas de erros gramaticais e ortográficos nessa edição - não sei se isso cai na conta de editores e revisores, na do próprio autor ou na de todos eles. Acho isso muito preocupante, considerando que Paulo Coelho é um dos mais bem-sucedidos da história da indústria.
Apesar disso, o escritor, além de tratar sobre assuntos tão importantes como suicídio, depressão, esquizofrenia, síndrome do pânico, tratamentos questionáveis e normas sociais e a postura das pessoas em relação a isso de forma respeitosa e interessante, nos faz desenvolver empatia pelos personagens - pacientes em um hospital psiquiátrico - os quais queremos conhecer e com os quais queremos conversar - em uma construção de ambiente consciente e sensível (e, ao meu ver, sem estereótipos).
Enfim, comecei a ler o livro com uma expectativa baixíssima oriunda da minha péssima experiência com O Alquimista, mas acabei gostando da história, apesar do final um tanto quanto previsível, assumindo que este tenha sido intendido a ser uma grande surpresa.
comentários(0)comente



Thayngles 30/09/2024

Cirúrgico
Livro surge como uma quebra do que estamos esperando de uma história sobre suicídio e problemas mentais.
Paulo Coelho simplesmente traz uma narrativa leve, simples e dinâmica que, no meu ponto de vista, trouxe inclusive um tom bem cômico sobre a relação entre a vida e a morte. Ou melhor, sobre o ?estar vivo? nos olhos de quem está prestes a morrer.
Eu, como pessoa lidando com os mesmos temas na minha vida pessoal, me senti incomodada de um jeito positivo. Vai gerar papo e tanto para minhas próximas sessões de terapia!!

Bom livro, ajuda bastante no processo de se apaixonar pela vida novamente. Recomendo para muitas pessoas que estão nesse processo também.
comentários(0)comente



Elô 28/09/2024

É intrigante como me identifico em diversos aspectos com cada uma das personagens das histórias de Paulo. Este, com toda certeza do mundo, é um livro que eu recomendaria para todos lerem, pelo menos 1 vez nessa curta vida que nos resta.
Achei maravilhoso a forma com que cada personagem teve a própria história aprofundada neste livro, isso trouxe tanta proximidade, parecia que eu conhecia aquelas pessoas há tempos e que havia vivido e sofrido tudo aquilo junto à elas.

Eu precisaria (e preciso) de dias para processar essa obra. Ela chegou em um momento tão absoluto, que me fez repensar em querer viver novamente.
É cruel talvez digitar esse tipo de coisa, que já desejei e venho desejando a morte novamente, mas talvez, se não fosse por este livro, eu não teria digitado mais nenhuma outra palavra em momento sequer.

Quero com todo o meu coração, agradecer ao Paulo, à Veronika, por me mostrarem que o dia em que eu for chamada de louca, saberei que estou vivendo plenamente de corpo e alma neste mundo, aproveitando os suspiros do presente, que é a nossa dádiva, pois não há certeza de futuro e muito menos mudança do passado. E agradeço por me darem mais dias de esperança.


"Quero me entregar a um homem, à cidade, à vida e, finalmente, à morte."
comentários(0)comente



franciny.kubitzky 25/09/2024

Veronika não tem motivos para morrer, mas também não tem motivos para continuar vivendo.
Esse livro me tocou de uma forma profunda porque me identifiquei com ele - e acredito que seja difícil alguém não se identificar.
Paulo Coelho retratou a loucura em sua normalidade, e eu considero-o um gênio por isso.
comentários(0)comente



Silva368 24/09/2024

Veronika
Esse livro é muito bom,tem uma escrita envolvente e fala de assuntos pesados de uma forma leve mas sem nunca deixar de dar a devida importância.
Veronika tem uma história muito bonita e que realmente faz o leitor reavaliar certas coisa da vida . Não consegui parar de ler!!
Mari,zedka e Eduard são pessoas incríveis,eu gostei muito de saber da história de cada um deles. Me identifiquei bastante com algumas coisas ,por já ter sentido na pele. E essas histórias chegaram em mim como um fiozinho de esperança ????
Quero muito poder abraçar minha loucura e a do outro e poder dizer um dia que encontrei um sentido para tudo isso .
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andrea 22/09/2024

Veronika não é a protagonista desta história, ela é só pano de fundo para questionamentos sobre o que é normal, o que é aceito em sociedade.
Leitura agradável
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR