Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar




Resenhas - Lavoura Arcaica


305 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Caio.Immanuel 03/06/2024

"Sempre ouvi do pai que os olhos são a candeia do corpo"
O que dizer de Lavoura Arcaica? O início já é um baque e eu, particularmente, gosto muito disso. Que livro incrível, que escrita incrível!! Isso, portanto, não significa que seja fácil, não mesmo.
Algumas vezes é preciso voltar para que nada passe despercebido, o autor brinca com o leitor nesse sentido. Eu amei... O final é uma pedrada na nuca, tudo o que eu precisava de explicação foi saciado.
Recomendo, muito mesmo.
comentários(0)comente



Beatriz.Alves 20/11/2023

Lavoura Arcaica
Livro extremamente poético. A narrativa segue um fluxo imenso de consciência que nos envolve num vórtice de questionamento e surpresas chocantes. Leitura polêmica,mas fenomenal.
comentários(0)comente



Rute31 17/05/2024

Antes de pegar Lavoura Arcaica tinha tentado ler Um Copo de Cólera, mas não rolou. Daí tinha perdido o interesse nesse aqui, mas lendo outro livro que o citava, resolvi conferir. Ainda bem. Fiquei impressionada com o primor da linguagem, com o narrador e com as figuras, especialmente a do pai. Esse livro é uma das coisas mais absurdas e trágicas que já li.
comentários(0)comente



M O A 14/12/2022

Surpreendente!
Iniciei a leitura admirando a linguagem mas achando um grande absurdo toda a narrativa. Aos poucos, pude perceber as referências e as intenções do autor, e assim fui gradativamente sendo cativado pelo texto. Certamente, foi uma das leituras mais marcantes que já fiz.
comentários(0)comente



luizguilherme.puga 04/09/2021

André, protagonista e narrador, está vivendo numa velha pensão interiorana, após prodigamente ter fugido de casa pra conhecer o mundo, quando recebe a visita do irmão mais velho, Pedro, encarregado de cumprir a "sublime missão" de devolver a ovelha perdida pra casa. Através da conversa entre os dois, o leitor não só fica a par da severa rotina doméstica, mas dos motivos que levaram o jovem a abandonar tudo. Essa exposição toma a maior parte da obra e o ceticismo do jovem colide frontalmente com o relato dos sermões do pai que defende a ordem, a temperança e a paciência. O retorno desperta velhas paixões e expõe antigos problemas, culminando num final arrebatador.
comentários(0)comente



Clara Xavier @araclana 08/05/2022

Lavoura Arcaica - Raduan Nassar
Raduan Nassar, em 1975, trouxe, em Lavoura Arcaica, o fluxo de consciência para contar a história de André, que após fugir do seio familiar é resgatado por seu irmão Pedro da pensão que passava seus dias, embriagado e desolado, remoendo o peso do acontecimento que o fez partir.

André, ao ter seu amor rejeitado, não vê razão para continuar tentando se encaixar em um ambiente familiar que não lhe cabe. Sermões à mesa do pai, muito afeto da mãe, família grande, trabalho pesado na lavoura, e uma paixão que o queima mais que tudo. Além disso tudo, ele ainda é visto como alguém torto, pois tem episódios de epilepsia, que para seus pais é sinal de possessão. A sua ?tortidão? é sua tortura. Fica evidente em seus fluxos desconexos, altamente poéticos, que o que o preenche inteiramente é seu martírio. Ele, André, depositou todo seu coração em um amor proibido e avassalador.

Pedro consegue o trazer de volta à casa, mas a festa da volta do filho pródigo se torna uma tragédia com os efeitos da grande verdade revelada. André ama Ana, sua irmã.

Poesia que não parece ter sido feita por um mortal. É incrível!

Para ler Lavoura Arcaica é preciso pausar, ir bem devagar, voltar e se deter aos detalhes, reler o quanto for preciso para atingir o mínimo do panorama cênico impresso por Raduan em sua obra. O leitor ansioso, como eu, precisa ter calma para não devorar sem digerir. A graça está em olhar as minúcias bem de perto. É muito lindo e também perturbador.

Lavoura Arcaica tem adaptação para o cinema e não vou deixar de ver.
comentários(0)comente



Eduarda Duarte 25/08/2021

Lavoura Arcaica de Raduan Nassar
Triste aquele que não investe seu tempo na literatura nacional. Nassar é uma prova desse brilhantismo inato.

Constroi uma narrativa de flutua entre a poesia e a violência de forma intrínseca. E nos faz detestar o protagonista, apesar de querermos conhecer o final (que a maioria já conhece) através de seus olhos desvairados.
Alê | @alexandrejjr 09/10/2021minha estante
Belos apontamentos, Eduarda.


Eduarda Duarte 09/10/2021minha estante
obrigada, Alê




nflucaa 13/04/2024

O espasmar da linguagem: isto é arte.
Não sei nem como descrever o mix de sensações que esse livro causa. Ele mexe com o estômago. O enredo é simples: um filho que foi embora de casa e é buscado pelo irmão mais velho, então retorna. Em casa ele revive os embates com o pai, figura que representa autoridade e moralidade. Para não dar spoiler, não falarei dos irmãos e irmãs. É simples. Mas a maneira em que tudo é descrito é artística, poética. É a linguagem em sua agonia: quando palavras saltam ao seu uso meramente linguístico para servir a um uso mais nobre, o artístico.

Ler este livro é uma experiência com a linguagem. Leia-o como quem contempla arte. Se deixa arrastar pelo turbilhão de palavras, pela torrente de frases sem ponto final. É, realmente, extasiante.
comentários(0)comente



rebeca 25/09/2023

Minha nossa, que livro bom
Sinto que minha vida se divide em dois momentos, antes e depois dessa leitura. ainda processando, impactada e obcecada.(no mais, que coisa mais linda nossa língua) (as múltiplas possíveis articulações com psicanálise são a cereja do bolo)
comentários(0)comente



Douglas.Bonin 21/09/2022

Deus fez as primas, mas ele quis a irmã?
Senhores, o que dizer deste livro que começa com tamanha intimidade? Um ator de amor próprio é o primeiro passo na escrita desta obra.

Não digo que é um livro fácil, o leitor desavisado poderá tropeçar numa poética as vezes exagerada, ou num incesto ocasional, mas vale a pena ser insiste.

O autor nos coloca no ceio de uma família que se assenta nas bases do moralismo religioso, as figuras bíblicas marcam os capítulos e conduzem rumo a este amotoado de contradições.

Confesso ter uma dificuldade em distinguir plenamente as intenções do autor, se era o desconforto, conseguiu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JosA225 29/12/2023

Lavoura Arcaica
A luta entre o novo e o velho. Um filho rebelde volta para casa e começa a brigar com o pai já velho, com quem sempre discordou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kyumie 11/06/2014

Uma belíssima de uma bosta!
Pra inicio de conversa, nao tem parágrafo nem ponto final (no meio dos capitulos) é vírgula atras de vírgula!! As vezes sao 5 paginas seguidas só de vírgula (se vc achar um ponto e vírgula vc ta no lucro) Insuportavel de ler, palavroso até o ultimo fio de cabelo, e como se isso ja nao bastasse tem erros gramaticais nada a veeer. Ex: "Te amo Ana" Te amo?? TE amo???? Ô meu querido, é AMO TE, te amo nao existe! O que adianta falar "profusas drosófilas" se chega na hora da gramática comete um errinho besta. E além do mais é nojento, é uma completa bagunça!

Tive que escrever isso, afinal é a minha opinião e é isso que significa resenha. Tava entalado na garganta, somado com a raiva de terem tirado Domcas da lista da federal, mas enfim, pronto falei.
Tiago 14/06/2014minha estante
Isso que você escreveu não é nem uma resenha e belíssima de uma bosta é seu comentário.Nem percebe que a falta de pontos finais dá a beleza no texto e te amo é bem mais usual que amo-te.


Fran 26/08/2014minha estante
Concordo plenamente com você. Só estou lendo por obrigação, porque verdadeiramente o livro é uma bosta! Me surpreende um livro tão ''renomado'', ser tao pobre na linguagem, confuso e com a pontuação do jeito que é. Uma droga.




Rodrigo.Silva 24/07/2024

Pura pretensão. Uma prosa poética grudenta, uma historinha boba. Tipo Um Copo de Cólera também, só que Um Copo de Cólera tem a história pior e é menos chato. Incrível um cara que só escreveu esses dois livros e mais um ser incensado como é
comentários(0)comente



305 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR