Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |


fev 24/04/2023

3,5

Machado, o final desse livro não precisa ser assim. Por sinal, eu fiquei bem surpreso com a reviravolta. Não estava esperando o que realmente aconteceu.
comentários(0)comente



Edilene Freitas 23/04/2023

Que protagonista foi essa? Helena é, em suas próprias palavras, uma pobre alma lançada em um turbilhão, uma jovem que se vê incluída em uma família rica a partir da exigência do Conselheiro Vale feita em seu testamento, reconhecendo-a como sua filha. Helena passa então a conviver com seu meio-irmão Estácio e sua tia Úrsula e, pouco a pouco, ganha a confiança e o amor de quase todos ao seu redor. Helena também conquista o leitor por sua perspicácia e capacidade de se adequar aos mais diversos ambientes e pessoas, com falas certeiras em vários momentos. A ironia machadiana sempre eficaz, mesmo com todo o drama do livro. Leitura super recomendada.
comentários(0)comente



Adriana1161 23/04/2023

Que personagem!
Terceiro romance de Machado de Assis, escrito em 1876, em forma de folhetim.
É um romance cheio de ironias, crítica social, críticas à religiosidade, questões políticas marcantes, e um narrador que deixa brechas.
Tem uma narrativa misteriosa que enreda o leitor.
Alguns elementos e personagens parecidos com os de Os Maias de Eça de Queiroz, contemporâneo de Machado.
Muito bom!
Só de curiosidade, as personagens "Helena" das novelas de Manoel Carlos eram uma homenagem a Helena de Machado de Assis.
"Cada obra pertence ao seu tempo" - M.A.
Personagens: Helena, Estácio, Eugênia, Mendonça, Melchior, Dr Camargo, Dona Úrsula, Salvador, Vicente
Local: Rio de Janeiro - 1850
@driperini
comentários(0)comente



pepe 23/04/2023

Que delícia de livro
Simplesmente uma história tão faminta e curiosa que me faz pensar em TANTAS coisas e questionar minha ética e moral.
comentários(0)comente



Lahdutra 23/04/2023

Helena me cativou profundamente
Apesar de ser Machado, a escrita é super fluida, fácil de se ler e muito envolvente. Parece um novelão da globo com muitas fofocas da alta sociedade.

Fiquei encantada com a riqueza das descrições de cenários e dos personagens.
Começa com uma vibe de fim de tarde no interior e acaba com um drama super cara do romantismo.

A linguagem folhetinesca é desenvolvida com muita habilidade, me prendeu do início ao fim. Os capítulos tem ganchos que faz ser difícil interromper a leitura do livro e, na época, imagino como todos ficavam ansiosos para o folhetim seguinte!

Amei a leitura, amei Helena e principalmente amei o mistério e sua revelação.
comentários(0)comente



Gabriela Gonçalves 23/04/2023

Estou adorando conhecer a literatura de Machado agora que sou mais experiente no mundo literário. Eu amei ler Helena e entrar em contato com a fase romântica do autor. Lendo seus escritos, consigo entender o porquê dele ser tão reverenciado até hoje. É simplesmente mágico a maneira como ele enlaça o leitor e o deixa preso, eu não queria parar de ler. Estava muito envolvida com a trama. A história é bem folhetinesca, me senti acompanhando uma novela. Ri muito em algumas passagens e amei a ironia crítica do narrador em outras. Gostei muito da protagonista que dá título ao livro. A maneira como ela agia me deixou fascinada, ainda mais por se tratar de uma sociedade que tinha ainda muitos preconceitos em relação às mulheres. Helena tinha atitudes bem interessantes, diferente do esperado para as moças da época. Mesmo assim, o acontecimento final mostra que apesar dela ser uma mulher a frente do seu tempo, uma "andorinha viajante", o machismo e o patriarcado venceram a batalha. Achei trágico o final, mas estamos falando de um livro de estilo romanesco, era o esperado. Enfim, eu amei ler essa história. Eu estou apaixonada por Machado! Esse ano pretendo ler os seus escritos mais famosos, mas já tenho certeza que vou amar!
comentários(0)comente



Lu 23/04/2023

Helena
Antes de falar do enredo desse livro, gostaria de enaltecer a belíssima edição da Antofágica e a diagramação perfeita, como jornais da época.

O que foi esse livro? Helena apareceu feito um furacão tanto no enredo quando para mim, não consegui parar de ler e quando cheguei ao final, não me conformei, queria mais.
Cada ponto dessa costura fez sentido, mas a tristeza é inevitável.
Machado e suas obras?

Nota 4.5, pois o final poderia ter se prolongado um pouco mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nayra 22/04/2023

"Na abastança é impossível compreender as lutas da miséria, e a máxima de que todo homem pode, com esforço, chegar ao mesmo brilhante resultado, há de sempre parecer uma grande verdade à pessoa que estiver trinchando um peru..."
comentários(0)comente



Del_ma 22/04/2023

Misteriosa Helena...
Helena é reconhecida em testamento como filha e herdeira do conselheiro Vale, um homem rico. Ela passa a viver na mansão da família com uma tia e seu meio-irmão, Estácio. Com relações conflituosas, o livro é envolvente e surpreendente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Inspirações Literárias 18/04/2023

Um Machado diferente!
Publicado em 1876 segundo livro da primeira fase machadiana, Romantismo.

Um romance de intriga familiar é instaurado um conflito entre Helena e Estácio que leva a impossibilidade da ação.

Salvador se apresenta como personagem secundário, mas que se abrilhanta pela sua coragem e força de decisão no exercício da paternidade.

Uma narrativa que foge a lógica e apresenta o estilo único de Machado de Assis.
comentários(0)comente



Lilian 17/04/2023

Incrível!
Em "Helena", Machado de Assis constrói uma narrativa rica e envolvente, que revela as contradições e as complexidades da sociedade brasileira do século XIX, ao mesmo tempo em que explora as paixões e os dilemas morais de seus personagens.
A obra é um exemplo da habilidade do autor em combinar o lirismo romântico com a crítica social, apresentando uma trama que captura o leitor e convida à reflexão sobre temas universais e atemporais. Ao explorar os detalhes e a profundidade de "Helena", fica evidente a maestria de Machado de Assis na criação de personagens complexos e de uma narrativa envolvente.

Uma obra incrível, simplesmente.

site: https://lilianfreitas.com/
comentários(0)comente



Taiza.Souza 16/04/2023

APENAS LEIAM! Muito bom!
Machado é incrível!!! O final é surpreendente! Cada palavra, cada frase expressam um sentimento não é possível se comover ou não se apegar aos personagens!
comentários(0)comente



Cristiane 16/04/2023

Helena
Machado de Assis é um primor da literatura brasileira, isso é um fato. Ele usa as palavras de maneira tão acertada que seus textos se parecem com uma escultura.
No início do livro o leitor toma conhecimento da morte do Conselheiro Vale, sua personalidade e sua história é descrita nos primeiros capítulos. Em seguida o leitor conhecerá seu filho: Dr. Estácio, sua irmã D. Úrsula, os amigos Dr. Camargo e o padre Melchior.
Após o velório é descoberto o testamento e nele há uma revelação: o conselheiro tem uma filha fora do casamento (ele era viúvo) e deseja que ela seja acolhida em sua casa pela D. Úrsula e pelo seu filho. Ela se chama Helena, estuda num colégio de freiras e ainda não completou 20 anos. É linda, educada, gentil e aos poucos conquistará o coração de todos naquela casa.
Dr. Eustáquio pretende pedir em casamento a filha do Dr. Camargo porém sempre adia essa decisão.
Helena guarda um segredo e isso abalará as relações familiares...
O livro é incrível. O final muito triste.
Manu217 21/04/2023minha estante
Muito obrigada moça com foto de cachorrinho. Você sempre me salva na hora de ver se o livro é bom ou não ?




1243 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR