-anna 05/04/2023
HELENA | MACHADO DE ASSIS
Primeiro livro de machado que eu li, muito bom! o final é mt surpreendente, dor e dor
nota: 3??
citações:
"- Peço-lhe que me comunique todas as más impressões que tiver a meu respeito. Explicarei umas, procurarei desvanecer-lhe outras emendando-me. Sobretudo, peço que escreva em seu espírito esta verdade: é que sou uma pobre alma lançada num turbilhão"
"Naturalmente parece-lhe fraqueza amar, ? isto é, a coisa mais natural do mundo, ? a mais bela, ? não direi sublime. Os homens sérios têm preconceitos extravagantes. Confesse que ama, que não é indiferente esse sentimento inexprimível que liga, ou para sempre, ou por algum tempo, duas criaturas humanas."
"O casamento não é a solução, penso eu; é um ponto de partida"
"e do sacrifício recíproco é que nasce a felicidade doméstica"
"Estou pensando nos que não têm abrigo ou o têm mau; nos que não têm, neste momento, nem tetos sólidos nem corações amigos ao pé de si"
"Essa lágrima decidiu meu destino; vi que ele a amava, e de todos os sacrifícios que o coração humano pode fazer, aceitei o maior e mais doloroso: eliminei minha paternidade, desisti da única herança que tinha na terra, força da minha juventude, consolo de minha miséria, coroa de minha velhice, e voltei à solidão mais abatido que nunca!"
"A princípio foi esse olhar um simples encontro; mas, dentro de alguns instantes, era alguma cousa mais. Era a primeira revelação, tácita mas consciente do sentimento que os ligava. Nenhum deles procurava esse contato de suas almas, mas nenhum fugiu. O que eles disseram um ao outro com os simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da terra, nem para terra as diziam eles."
"Perdi tudo, padre mestre!"