Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Niara 15/04/2023

Quando o texto é bem escrito, você não consegue parar de ler. E Machado de Assis sabia fazer isso muito bem. Sempre deixando uma curiosidade, um mistério a ser desvendado no capítulo seguinte. O que era uma característica dos "folhetins", pra manter o leitor interessado.
E "Helena" é uma história cheia de mistérios.
comentários(0)comente



Camila0831 15/04/2023

Sutilezas que desvelam levemente a sociedade
O que fica de mais patente da escrita de Machado e de sua proximidade ao caminho realista que seguirá sua obra é a forma de descrever certos personagens da história. Para além do tipo heroína e herói românticos, perfeitos e cheios de virtudes, temos na tia, no "amigo" da família e no padre, antes dos exageros vilanescos típicos do romantismo, personagens que são pintados com sutilezas que desvelam levemente a sociedade que o autor dedicará sua obra a expor e refletir.
comentários(0)comente



@injoyce_ 15/04/2023

Helena
Acabei de sair da leitura dos miseráveis e fui ler Helena.
O final para mim foi: O que??
Esperei esse final dos miseráveis, mas de Helena, me pegou muito de surpresa.
Por fim, a leitura é muito rápida para um clássico, muito fluída, recomendo muito e se preparem pq o Machadão com esse livro foi reviravolta atrás de reviravolta.
comentários(0)comente



Bella.com 15/04/2023

Demorei muito mais pra ler pelo fato de a história ser muito difícil de entender akakkaka
Até que pra um livro antigo foi uma leitura fácil, sem mt problema com linguagem e talz.
Mas o final é meio bosta, admito kkk
Machado tava doidao quandi escreveu
comentários(0)comente



ealveselis 13/04/2023

Apaixonante Helena
Me apaixonei pela Helena, educada, inteligente, sensata, dona de muitas boas maneiras.
O final me surpreendeu, eu esperava aquele final feliz de costume, porém Machado de Assis é diferenciado, único.
Salvador que força meu caro, que prova de amor verdadeiro, que humildade! aceitou viver longe mesmo amando com todo coração a filha.
É um rodeio até chegar à conclusão mas valeu a leitura!
comentários(0)comente



Carlos.Eduardo 13/04/2023

Apesar de saber um pouco do enredo antes de ler, surpreende como se não soubesse de nada. Incrível essa capacidade de prender o leitor mesmo já conhecendo o estilo da escrita. É muito gratificante ler a forma que ele descreve os sentimentos dos personagens, gera reflexões e admiração.
comentários(0)comente



Izabela Bahiense 13/04/2023

Um Machado bem diferente...
Livro da fase romântica do autor, publicado originalmente em forma de folhetins semanais. Prende de um capítulo ao outro. Desperta a curiosidade e foi difícil largar pra dormir! Rs
comentários(0)comente



luan.bze 12/04/2023

E mais uma vez Machado de Assis me surpreende.
Helena é um romance de poucas páginas ? supreendentemente, menos de 1.000 páginas ?, que conta a história de uma família que está prestes a receber uma herança, só que todo o processo é interferido quando, no testamento, há a presença de uma filha que nunca esteve presente na rotina de Úrsula e Estácio.

Inicialmente, Helena não é muito bem recebida pelas pessoas da casa; como a Dona Úrsula e Estácio ? seu "meio-irmão". É icônico pensar que a cada página Machado de Assis desenvolve um romance que nos cativa. A gente se encanta principalmente com Helena.

Não vou ignorar o fato de que, no início, havia um pensamento em mim de essa obra ser só mais uma lançada no nome de Macho de Assis; mas no decorrer da história, a gente torce tanto por Helena em certas atitudes.

Trazendo grandes surpresas, mistérios e os grandes pensamentos acerca de Helena ser ou não REALMENTE da família, Macho de Assis me surpreende pela primeira vez no seu primeiro romance lido por mim.

Achei espetacular a forma que o autor cativou-me ao decorrer da história, óbvio que o espírito de leitor não me deixou ao tentar adivinhar o que viria na próxima página ? inclusive, um dos motivos de terminar esse livro de forma tão precoce, foi o fato dos grandes mistérios que o próprio autor introduzia ao leitor. E com tantas teorias criadas, Machado de Assis me surpreende ao fazer um final totalmente diferente do que eu tinha imaginado, fazendo-me indagar se aquele REALMENTE era o final do livro.

Há quem diga ser ?só mais um livro de literatura clássica e sem criatividade?, mas está completamente errado.
comentários(0)comente



Aline Oliveira 11/04/2023

Helena
Eu amei essa leitura, como sempre Machado de Assis surpreendendo. Não esperava por esse desfecho.
O único problema foi não conseguir ler devagar, devorei o livro e fiquei apegada aos personagens da família Vale.
Michela Wakami 11/04/2023minha estante
Maravilhoso.??????


Lahdutra 11/04/2023minha estante
eita já?!!! :D


Cleber 12/04/2023minha estante
Rapidinha


Aline Oliveira 12/04/2023minha estante
Já. Kkkkkkkk, não aguentei esperar.




VANESSA 10/04/2023

Ah Helena
Uma garota chamada Helena foi reconhecida como filha no testamento do conselheiro Vale, onde deseja que a menina more com sua família (D. Úrsula (irmã do conselheiro) e Estácio (filho). A família se pergunta como essa filha bastarda foi parar na família, e a partir daí que começam as especificações sobre a origem da moça.
A história é bem instigante, e os acontecimentos são intrigantes em vários momentos.

A leitura não achei muito fácil, mas valeu apena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anderson Alves 09/04/2023

Primeiro livro de Machado
A escrita do autor é muito gostosa de ler, mas acredito que o livro poderia ser mais pequeno, começou a ter muita coisa boa do meio para o fim, se podemos dizer que o fim foi bom, preciso do tempo para refletir sobre o assunto.
comentários(0)comente



Bê. 08/04/2023

Medida exata de drama e amores impossíveis
Me surpreendi a ler esse romance, normalmente sou um pouco avessa ao gênero pelo excesso de melodrama, mas Machado de Assis conseguiu compor uma narrativa muito bem equilibrada (na minha ousada mas humilde opinião de pretender julgar Machado de Assis ?).
Apesar de não vermos aqui a ironia característica de outras obras machadianas, o autor mantém sua sagacidade na hora de compor o fio dos acontecimentos, conduzindo o leitor a suspeitas que vão sendo descartadas para dar espaço a outras de modo muito fluido.
Também não há excesso de melodrama, apesar de estarem presentes todas as características do gênero romântico.
Gosto especialmente como cada personagem recebe sua dose de profundidade, tem sua personalidade desenvolvida e não se restringe aos protagonistas.
Adorei o enredo e super recomendo!
Minha única crítica é a edição, a minha comprei no combo das obras de Machado feita pela editora Livrarias Família Cristã e notei que há erros de revisão em todos os livros que li até agora. Apesar de não serem grotescos a ponto de atrapalhar o entendimento da obra, pode alterar o entendimento pretendido por Machado de Assis, o que quase um pecado de se fazer com um autor que é um dos pilares da literatura brasileira.
No mais, a edição merece elogios: capa dura, folhas amarelas, boa diagramação, todos os livros com fitilho a, contracapa com retrato do autor e questões de vestibulares ao final de cada livro.
comentários(0)comente



Daniela476 06/04/2023

Não coloquei expectativas, mas, ainda sim me decepcionei
Eu no princípio não estava animado para iniciar a leitura, mas acabei me forçando a isso, o livro se mostra muito monótono e com personagens rasos ao meu ver, sem carisma, os conflitos eram desinteressantes e o final não me agradou um bocado.
comentários(0)comente



-anna 05/04/2023

HELENA | MACHADO DE ASSIS
Primeiro livro de machado que eu li, muito bom! o final é mt surpreendente, dor e dor

nota: 3??
citações:

"- Peço-lhe que me comunique todas as más impressões que tiver a meu respeito. Explicarei umas, procurarei desvanecer-lhe outras emendando-me. Sobretudo, peço que escreva em seu espírito esta verdade: é que sou uma pobre alma lançada num turbilhão"

"Naturalmente parece-lhe fraqueza amar, ? isto é, a coisa mais natural do mundo, ? a mais bela, ? não direi sublime. Os homens sérios têm preconceitos extravagantes. Confesse que ama, que não é indiferente esse sentimento inexprimível que liga, ou para sempre, ou por algum tempo, duas criaturas humanas."

"O casamento não é a solução, penso eu; é um ponto de partida"

"e do sacrifício recíproco é que nasce a felicidade doméstica"

"Estou pensando nos que não têm abrigo ou o têm mau; nos que não têm, neste momento, nem tetos sólidos nem corações amigos ao pé de si"

"Essa lágrima decidiu meu destino; vi que ele a amava, e de todos os sacrifícios que o coração humano pode fazer, aceitei o maior e mais doloroso: eliminei minha paternidade, desisti da única herança que tinha na terra, força da minha juventude, consolo de minha miséria, coroa de minha velhice, e voltei à solidão mais abatido que nunca!"

"A princípio foi esse olhar um simples encontro; mas, dentro de alguns instantes, era alguma cousa mais. Era a primeira revelação, tácita mas consciente do sentimento que os ligava. Nenhum deles procurava esse contato de suas almas, mas nenhum fugiu. O que eles disseram um ao outro com os simples olhos, não se escreve no papel, não se pode repetir ao ouvido; confissão misteriosa e secreta, feita de um a outro coração, que só ao céu cabia ouvir, porque não eram vozes da terra, nem para terra as diziam eles."

"Perdi tudo, padre mestre!"
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR