Gabriel Abib 26/09/2023
Entre mancebos e segredos
Ora ora, por onde começamos?
Confesso não saber o quer resenhar, embora escrito com a qualidade e sagacidade, ambas sempre inquestionáveis nas obras de Machado de Assis, trata-se de uma trama simples, onde o mistério gira em torno do passado/identidade de Helena, que sempre inquietou Estácio e sua tia.
Embora tenhamos em mão uma leitura de um drama de qualidade, sua objetividade pode afugentar leitores mais audaciosos ou que buscam algum texto 'genial'.
O romance protagonizado por Estácio e Helena, com seu respectivo desfecho, satisfazem a leitura rápida dessa obra lacônica. Destaca-se de forma lamentosa o pouco aproveitamento dos personagens importantes na trama: a austera tia, a noiva Eugenia, o misterioso Salvador, entre outros. Tendo relativa exposição somente o padre (principal interventor e guru do bairro) e o doutor Camargo (perspicaz confidente da família, amigo do falecido conselheiro e que anseia em Estácio seus objetivos).
Um bom livro, entretanto uma história certamente pouco memorável comparado a outros trabalhos de Machado e demais clássicos nacionais.