Helena

Helena Machado de Assis...




Resenhas - Helena


1243 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Miriam_Santos 27/09/2023

Um belo "casos de familia"
Um livro cercado de muito drama, reviravoltas, segredos e um romantismo exagerado.

A gente começa a leitura já sabendo que a Helena, personagem da obra, é filha ilegítima de um senhor muito rico. Esse senhor morre e deixa um testamento comunicando a sua família sobre a existência de Helena e pede para que cuidem dela. Então a família recebe a moça e cuida dela, Helena consegue conquistar todos com seu carisma e afeto, principalmente seu meio irmão, Estácio.
Isso vai desencadear um tema bem provocativo: o insest0.
Eu fiquei tipo ----> ???? (Ah não)
Não gosto desse tipo de tema, e eu não tinha lido nada sobre o livro antes de iniciar a leitura porque se eu soubesse que um dos assuntos abordado era esse, eu nem pegaria para ler, mas Machado de Assis me envolveu tanto com o enredo que segui até o fim e me surpreendi com o desfecho. O cara é um gênio...??????
comentários(0)comente



anisania 26/09/2023

Sou uma pobre alma lançada num turbilhão.
Como que alguém começa a ler esse livro e abandona eu jamais entenderei. Cada capítulo termina puxando o outro e a tua curiosidade te corrói por dentro se você não voltar logo pra leitura. Muito bom!

A pobre da Helena é uma alma boa a mercê dos gostos masculinos que estão a sua volta. Ao meu ver ela vai tentando ser feliz com o que a vida dá pra ela. Talvez, se ela tivesse tido um pouco mais de malícia o final dela seria outro. Mas daí eu prefiro muito mais apontar o dedo pro profundamente egoísta do Estácio. Tem um ponto da história que se ele não se achasse o dono da verdade e dos sentimentos alheios tudo teria dado "certo" dentro do que era possível. Quis muito socar a carinha dele de filhinho de papai que nunca teve uma dificuldade na vida...

É um livro curto, com uma história que te fisga. Tem hora que cê tem que procurar umas palavras no dicionário? Tem. Mas isso não deixa a leitura maçante de forma alguma. Achei muito mais fácil de ler do que Memórias Póstumas. E que nem Memórias Póstumas eu dou 5 estrelas não pela minha experiência de leitura, mas porque é um absurdo a nota aqui ser 3,9.



"A rigor, o tempo corre do mesmo modo, quer o desperdicemos, quer o economizemos. O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo; é fazer muita coisa aprazível ou útil."
comentários(0)comente



Gabriel Abib 26/09/2023

Entre mancebos e segredos
Ora ora, por onde começamos?
Confesso não saber o quer resenhar, embora escrito com a qualidade e sagacidade, ambas sempre inquestionáveis nas obras de Machado de Assis, trata-se de uma trama simples, onde o mistério gira em torno do passado/identidade de Helena, que sempre inquietou Estácio e sua tia.
Embora tenhamos em mão uma leitura de um drama de qualidade, sua objetividade pode afugentar leitores mais audaciosos ou que buscam algum texto 'genial'.
O romance protagonizado por Estácio e Helena, com seu respectivo desfecho, satisfazem a leitura rápida dessa obra lacônica. Destaca-se de forma lamentosa o pouco aproveitamento dos personagens importantes na trama: a austera tia, a noiva Eugenia, o misterioso Salvador, entre outros. Tendo relativa exposição somente o padre (principal interventor e guru do bairro) e o doutor Camargo (perspicaz confidente da família, amigo do falecido conselheiro e que anseia em Estácio seus objetivos).
Um bom livro, entretanto uma história certamente pouco memorável comparado a outros trabalhos de Machado e demais clássicos nacionais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marilia 23/09/2023

Helena
Embora o romantismo não seja a escrita do Machado que me agrada. Esse livro só prova que quando o autor é bom, é irrelevante o período em que o livro foi escrito.
comentários(0)comente



@limakarla 19/09/2023

Apaixonada desde o primeiro parágrafo e ainda mais impressionada com a escrita incrível do Machado. Alguns autores são bons demais de lermos após adultos, com uma bagagem maior porque conseguimos compreender os motivos de seremque se tão importantes na história da literatura.

Gostei dos personagens e ainda mais dos mistérios e dilemas traçados na história, o tempo todo estive engajada com a leitura, querendo saber mais e torcendo para que tudo fosse amarradinho como eu gostaria que fosse. No fim, me sinto absolutamente satisfeita com tudo.
comentários(0)comente



florescerdaleitura 19/09/2023

Helena
Não gosto de livros de romance, mas esse me cativou durante toda a leitura. Os personagens e a trama são perfeitos. Machado nos presenteia com um livro que foge as regras dos romances muito românticos.
comentários(0)comente



AnaLarissa.Cabral 17/09/2023

?Todas as seduções próprias da mulher?
Helena é um livro lindo. Machado em sua fase romântica é puro açúcar, sem, contudo, deixar de ser surpreendente e crítico, como lhe é peculiar.
A cada livro de Machado que leio eu enriqueço. Como é rica a experiência de ler suas obras, de ver quão bem escritas são. Esse autor tem o dom de trazer reflexões a partir de fugas dos temas centrais, sendo arrebatador nas conclusões para as quais transporta seu leitor.
Helena é doce, romântico, poético, mas também é trágico e absolutamente chocante para talvez qualquer época pois trata de temas críticos como incestos, traições e amores proibidos.
Não é meu favorito, ainda fico com a fase realista do autor, mas recomendo fortemente pois um tempo dedicado à Machado nunca será desperdiçado.
comentários(0)comente



Clarissa 15/09/2023

Pode conter microspoilers do final
A escrita do Machado é impecável, as reflexões que ele faz por meio dos personagens são muito perspicazes e atemporais, muitas vezes. A leitura foi fluida e fácil do início ao fim. Porém, a resolução final me incomodou demais e embora eu saiba que o autor é muito mais complexo do que isso, me pareceu um jeito preguiçoso de resolver os problemas criados ao longo da narrativa.
comentários(0)comente



JulianaPinho0 13/09/2023

Incesto?
Bem arrastadinho, so li pq eh paradidatico.
personagens com personalidade bem definida, linha do tempo ineressante, plot twist inesperado. só não gosto mesmo da ideia de q a protagonista tem q pagar pelos seus erros sendo q homens da msm obra sao iguais e se dao bem
comentários(0)comente



Mari Ayub 13/09/2023

O que falar sobre Helena?
O livro me prendeu desde o início. As dúvidas, curiosidades me fizeram lê-lo super rápido. Porém acredito que minhas expectativas ao longo do livro foram crescendo mais do que deveriam. E no final acabei sentindo que faltou um pouco de explicações, continuei querendo saber sobre algumas cenas que continuaram sem explicação. Amei o livro, gostei muito do final, mas esperava mais dos personagens (e aqui meio que geral mesmo.. esperava um pouco mais de todos, personalidades mais fortes).
comentários(0)comente



Ines.Barreto 11/09/2023

Livro que marcou minha adolescência. Principalmente com o plot twist, Helena tornou-se memorável e sempre indico para quem tem interesse em leituras nacionais.
comentários(0)comente



Aline.Fazio 10/09/2023

A excelencia de Machado numa edição da Antofágica
Não é a toa que Machado é um dos maiores ecritores de todos os tempos, sua escrita é rica em vocabulário, ritimo e referências, tornando superior qualquer texto, mesmo que seja uma história tipica de "romance" com seus inevitáveis desvaneios, que é o caso desse livro em especifico o final. Um "produto da moda da época" como diz o próprio autor! Já sabendo disso, leia esse livro de mente aberta, aproveitando a excelencia da escrita de Machado e uma edição fantástica da Antofágica com páginas em formato de folhetim e linguagem de época (como manter o "dous"), gravuras feitas sob medida e uma riqueza de notas de rodapé. Com certeza será uma leitura prazerosa desse clássico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
pretty_he4rt 21/10/2023minha estante
Eles eram quase irmãos ?? o conselheiro Vale amou ela como filha ?




Leonardo.Goulart 07/09/2023

Tentei ler logo Helena porque devia. Mas terminei lendo porque não conseguia parar. Cada capítulo leva ao próximo e você não consegue largar. De início tortuoso, escrita muitas vezes tediosa, Helena te fisga no mistério, na desconfiança, na dúvida. E depois de fisgado é difícil ficar indiferente a ela.
comentários(0)comente



1243 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR