@fran_rodrigues_92 11/04/2020Vamos falar do cachalote branco?!Leitura 2020
#11 #bookpen
Título: MOBY Dick
Autor: Herman Melville
Editora: Abril
Páginas: 668
1851
Moby Dick é um romance sobre um cachalote branco que foi perseguido, e mesmo ferido várias vezes por vários baleeiros conseguiu se defender e destruí-los. O livro é narrado pelo marinheiro Ismael no babeeito Pequod ao comando do Capitão Acab e o primeiro imediato Starbuck.
O livro foi revolucionário para a época, com descrições intrincadas e imaginativas do personagem-narrador, suas reflexões pessoais e grandes trechos de não-ficção, sobre baleias, métodos de caça , arpões, a cor do animal, detalhes sobre as embarcações, funcionamentos e armazenamento de produtos extraídos das baleias.
O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, que perseguiu teimosamente uma baleia e ao tentar destruí-la, afundou. (É uma história bizarra) Outra fonte de inspiração foi o cachalote albino Mocha Dick, supostamente morta na década de 1830 ao largo da ilha chilena de Mocha, que se defendia dos navios que a perturbavam com premeditada ferocidade.
O livro tem uma narrativa arrastada e cheia de descrições que beiram a enciclopédias. Ao longo de toda a narrativa há capítulos extensos com devaneios de Ismael, somando isso com a quantidade de explicações de assunto náutico e da caça à leitura se torna cansativa e tediosa.
Levei mais de um mês para concluí-lo mas no final das contas eu gostei. Toda a narrativa está impregnada de significados religiosos e a forma como o ser humano compreende o transcendente, o que contribui muito pra nossa forma de ver as formas da crença. Além da amizade entre Ismael e Quiqueg, um canibal que se torna companheiro e amigo íntimo do narrador.
É uma narrativa muito própria da época que deve ser lida percebendo o momento histórico e cultural. Pode-se observar, também, as evoluções ou regressões dos mamíferos que possuem um telencéfalo altamente desenvolvido e polegares opositores.
"Este mundo tem muito de recíproco, com um capital comum em todos os meridianos. Nós, canibais, devemos ajudar esses cristãos."
#livros #literatura #leiaclassicos #hermanmelville
*Sinopse adaptada da Wikipédia