Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


846 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


Rodrigo 18/04/2020

Detalhes
A cada página lida sinto-me mais perto de Moby Dick. São tantas descrições que estou navegando com todos eles...
comentários(0)comente



paloma.sarmento 18/04/2020

leitura densa e complicada, mas vale a pena!
nos primeiros capítulos, eu não conseguia largar o livro - Ismael é engraçado, sarcástico e irônico; sem falar das pessoas que ele vai conhecendo no decorrer de sua estadia em Natucket, e na vizinhança.

a leitura foi esmaecendo quando começaram aqueles capítulos enormes e minimalistas, com descrições detalhadas sobre baleias - tipos de baleias; origem de cada uma etc. apesar de tornar a leitura um pouco enfadonha, por ser tão esmiuçado, eu não consigo deixar de sentir admiração por Melville - eu senti o capricho e a dedicação no livro todo; ele realmente juntou a experiência que tinha e o estudo dedicado que fez desse cetáceo.

como todos devem saber, Moby Dick é um livro cheio de simbolismos. como referência principal, temos a Bíblia - muitos personagens do livro tem nome bíblico, como o nosso protagonista, Ismael. seria então, interessante conhecer um pouco sobre os personagens no contexto bíblico, entendendo, então, o motivo pelo qual o autor fez essa relação entre seus personagens e os personagens bíblicos.

além da Bíblia, encontramos referências às muitas peças de Shakespeare; entre elas, Macbeth, A Tempestade, Hamlet, e outras.
comentários(0)comente



Ingridy 16/04/2020

Pequod e os dilemas humanos
O livro de fato apresenta alguns termos técnicos sobre o universo marítimo, mas ao meu ver não atrapalham tanto a experiência da leitura para quem é leigo no assunto, pois Moby Dick é muito mais do que isso.
O navio Pequod é composto por sujeitos diversos e seus diálogos ou suas simples reflexões resultam em passagens interessantes que abordam sobre coragem, covardia, hipocrisia e entre outros. Sendo esses temas conhecidos por todos nós, apesar de alguns termos técnicos é possível se envolver com Moby Dick.
comentários(0)comente



@fran_rodrigues_92 11/04/2020

Vamos falar do cachalote branco?!
Leitura 2020
#11 #bookpen

Título: MOBY Dick
Autor: Herman Melville
Editora: Abril
Páginas: 668
1851

Moby Dick é um romance sobre um cachalote branco que foi perseguido, e mesmo ferido várias vezes por vários baleeiros conseguiu se defender e destruí-los. O livro é narrado pelo marinheiro Ismael no babeeito Pequod ao comando do Capitão Acab e o primeiro imediato Starbuck.
O livro foi revolucionário para a época, com descrições intrincadas e imaginativas do personagem-narrador, suas reflexões pessoais e grandes trechos de não-ficção, sobre baleias, métodos de caça , arpões, a cor do animal, detalhes sobre as embarcações, funcionamentos e armazenamento de produtos extraídos das baleias.
O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, que perseguiu teimosamente uma baleia e ao tentar destruí-la, afundou. (É uma história bizarra) Outra fonte de inspiração foi o cachalote albino Mocha Dick, supostamente morta na década de 1830 ao largo da ilha chilena de Mocha, que se defendia dos navios que a perturbavam com premeditada ferocidade.

O livro tem uma narrativa arrastada e cheia de descrições que beiram a enciclopédias. Ao longo de toda a narrativa há capítulos extensos com devaneios de Ismael, somando isso com a quantidade de explicações de assunto náutico e da caça à leitura se torna cansativa e tediosa.
Levei mais de um mês para concluí-lo mas no final das contas eu gostei. Toda a narrativa está impregnada de significados religiosos e a forma como o ser humano compreende o transcendente, o que contribui muito pra nossa forma de ver as formas da crença. Além da amizade entre Ismael e Quiqueg, um canibal que se torna companheiro e amigo íntimo do narrador.
É uma narrativa muito própria da época que deve ser lida percebendo o momento histórico e cultural. Pode-se observar, também, as evoluções ou regressões dos mamíferos que possuem um telencéfalo altamente desenvolvido e polegares opositores.

"Este mundo tem muito de recíproco, com um capital comum em todos os meridianos. Nós, canibais, devemos ajudar esses cristãos."
#livros #literatura #leiaclassicos #hermanmelville
*Sinopse adaptada da Wikipédia
comentários(0)comente



Dávila 10/04/2020

É impossível numa única leitura esgotar um livro grandioso como Moby Dick.
Mas lê-lo pelo menos uma vez dá uma boa medida dos seus atributos.
A obsessiva descrição de uma baleia em todos os seus aspectos em vários e vários capítulos requer paciência.
Mas se perseverar o leitor terá momentos memoráveis pois os personagens são bem marcantes.
Ahab, Queequeg, Starbuck, Stubb,Tashtego, Daggoo, Pip, Flask...

"Trate-me por Ishmael..."
comentários(0)comente



Rafaela 05/04/2020

"Apesar da velhice, da barbatana única e dos olhos cegos, a baleia devia morrer, e morrer assassinada, para iluminar alegres núpcias e outros divertimentos humanos e iluminar ainda as solenes catedrais nas quais se prega a bondade sem limites para com todos." (P.117)

"Assim, enquanto que em vida o enorme corpo do cachalote pôde representar um terror verdadeiro para os seus inimigos, morto, o seu espectro se converte no fraco espantalho de todo um mundo." (P.53)

"[...] ó homem, admira e imita a baleia! Vive também neste mundo como se não pertencesses a ele. Conserva o teu calor no meio do gelo. Sê frio no equador; faze com que o teu sangue flua nos polos. À semelhança da cúpula de São Pedro e da grande baleia, conserva sempre, ó homem, a tua temperatura própria em todas as estações!" (P.51)

"[...] e como são poucas as criaturas que possuem a vastidão da baleia!" (P.51)


"É pois melhor que contenhamos o nosso assombro diante do pânico do cachalote, visto que não há desvairo, em qualquer animal da terra, que não seja infinitamente superado pela loucura dos homens." (P.151 e 152)
comentários(0)comente



Rafaela 19/03/2020

"[...] a coragem mais útil e mais segura é a que surge da mais justa estimativa do perigo enfrentado, como também que um homem extremamente temerário é um companheiro mais perigoso que um covarde." (P.187)

"[...] porque havendo bem poucas coisas exteriores para nos impelir, as necessidades recônditas do nosso ser são as que nos dirigem silenciosamente." (P.256)

"Tenho visto assim a ira e a vaidade assolarem a viva e magnânima terra, mas nem por isso a terra altera as suas marés nem as suas estações." (P.337)
comentários(0)comente



Suellen vieira 19/03/2020

MOBY DICK
Moby Dick tem a sua melhor parte no final, o que sabemos da história? A História é sobre um caçador de Baleia a procura de uma Baleia Branca chamada Moby Dick, essa procura e para se vingar. Durante esse livro temos a parte técnica, em que nós é explicado assuntos do tipo, o que é uma baleia? Que tipo de baleias existem?; explica sobre barcos e sobre a caçada de baleias em si, além disso temos um pouco de religião na história, alguém aspectos bíblicos são mencionados.
Por último temos a caçada final, a briga entre o homem é o animal, uma luta épica sobre todos os pontos de vista.
OBS: SOU CONTRA A CAÇA DE BALEIA, APESAR DE TER GOSTADO DA HISTORIA SOU CONTRA ESSE TIPO DE COISA.
comentários(0)comente



Gabirutz 18/03/2020

Uma marisia
Achei o começo até interessante, mas depois eu só lia ondas, tripulantes e a obsessão, de certo, doentia de Ahab. Confesso que esperava mais, talvez isso tenha me deixando menos animada/satisfeita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luc Candelore 11/03/2020

Obsessão cega.
Moby Dick foi o carrasco que executou a sentença da execução destinada ao Capitão Ahab/Acab.
A loucura do capitão pôs em risco o destino de seu navio e sua tripulação.
Assim uma lição de extrai dessa clássica narrativa literária: todas as escolhas feitas pelos homens têm consequências e por vezes essas consequências atingem aqueles que os cercam, inocentes ou não.
comentários(0)comente



Waleria.Araujo 09/03/2020

Eu só consegui terminar de lê porque eu pulei as v´rias parte de anatomia das baleia. Eu tente ler tudo que tinha mas a anatomia eu não dei conta, muito detalhe que até perdemos a ideia de onde paramos na história. Tirando isso, é uma ótima história.
comentários(0)comente



Felipe.Protti 27/02/2020

Bom mas cansativo
Demorei muito pra ler por alguns motivos, como a história em si que é um pouco enrolada mas que trás muita informação e a questão da edição que as letras são muito pequenas.
Depois do término do livro da aquela sensação de missão cumprida.
Helder 27/02/2020minha estante
Acho que este foi o pior livro que já li na minha vida.




Anderson.Rios 27/02/2020

Uma odisseia do homem e sua obsessão!
Do homem que vai ao mar pra fugir da vida, entrega de corpo e alma ao absurdo belo do oceano e o homem (Ahab) que já feito isso se entrega a obsessiva vingança, contra sua existência, contra o augúrio Moby Dick. Esse livro, escrito por Herman Mellville, descreve e adentra nas viagens e no mundo das caças as baleias. Uma obra magistral, dura, e por vezes minuciosa, para fazer sentir na pele o que Ahab sente, sentir a angústia desse capitão por encontrar a baleia branca. E quando encontra percebe que... bem, vejam por si só.
comentários(0)comente



846 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR