Pedraish 18/07/2020
Obra prima
Eis perante vossos olhos o melhor livro já escrito ( na minha humilde opinião ). Somente pela prosa ( que em inglês é ainda melhor ) já pode ser considerado um dos maiores feitos literários de todos os tempos, porém a narrativa, que mesmo aterrada no zeitgeist vivido pelo autor, ainda parece atemporal, levando o leitor a experimentar a história como um observador presente no navio, onde ocorre a narrativa.
Sem revelar spoilers, apenas direi isso: o livro mistura a narrativa fictícia ( porém baseada em uma história real ) a fatos autênticos sobre diversos assuntos, como o comportamento das baleias, a cultura e religiosidade da época, o preconceito com certas etnias e até mesmo a arquitetura do navio. Essa mesclagem de assuntos revigora o leitor após longas descrições históricas e o relaxa apos tensos momentos, criando assim um livro agradável de se ler e ao mesmo tempo profundo em sua mensagem.
É um livro indispensável para qualquer pessoa que se autodenomina leitora de bons livros e que realmente faz jus a sua fama.