Albert Lucas 04/01/2020Quero mais livros sobre LupinMaurice Leblanc (Rouen, 11 de novembro de 1864 — Perpignan, 6 de novembro de 1941) foi um escritor francês. Filho de um construtor naval. Estudou Direito e trabalhou certo tempo na empresa familiar. Mais tarde se fez conhecer em Paris com novelas analíticas, que conquistaram a estima e a proteção de Guy de Maupassant. Leblanc alcançou a fama por sua personagem Arsène Lupin, que apareceu pela primeira vez numa publicaçao mensal chamada "Je sais tout"(eu sei de tudo) entre 1905 e 1907, com o título Arsène Lupin, gentleman-cambrioleur. Desde então, se dedicou quase exclusivamente às aventuras do seu herói, em várías novelas e recompilações de histórias.
Nessa linda edição da Zahar, Leblanc traz seu icônico Ladrão de casaca, Arsene Lupin para um duelo contra Sherlock Holmes, ops quis dizer “Herlock Sholmes". Devido aos direitos autorais, o autor não pode colocar o verdadeiro nome e então fez essa troca, a qual particularmente achei muito estranha. Esse livro contém 2 histórias “a mulher loura” e a “lampada judaica" onde é possível acompanhar esse embate entre a mente brilhante do detetive e a mente engenhosa de Lupin.
Pessoalmente eu amei o Arsene Lupin! Foi meu primeiro contato pois não o conhecia e estou ansioso por mais livros sobre ele. Lupin é sarcastico, irônico, não leva nada a sério a não ser o código de conduta, não é aquele bandido malvado mas também não é bonzinho, é uma especie de anti-herói com seu próprio código e no final ainda coloca seu rival Holmes em um dilema moral.
Porém o livro tem seus pontos negativos como o personagem Wilson (Watson) que não contribui em nada no enredo e é o saco de pancadas do autor, toda história acontece algo com ele. Herlock Sholmes não me pareceu muito fiel ao detetive Holmes, por vezes o personagem agiu por impulso e tomado pelas emoções, algo que eu não sei se Sherlock original faria.
Em suma, eu recomendo a leitura caso você goste de romances policiais e tenha uma suspensão da descrença bem forte pois há feitos aqui beeem impressionantes. Mas o que vale a pena mesmo é você conhecer esse personagem incrivel Arsène Lupin.
Nota: 4 chapeuzinhos do Sherlock pra esse livro.