Macunaíma (eBook)

Macunaíma (eBook) Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Davi.Lima 01/09/2020

E assim descubro que livro sobre índios não é a minha praia
É um livro bom pra quem intende ou gosta da cultura indígena. Mas essa não é minha praia pois muitas vezes eu ficava casando e perdido só em ler os nomes das pessoas( e tenho quase certeza que o único nome que acertei foi Macunaíma)
comentários(0)comente



Miglioli 31/08/2020

E "Juque"!
O título da resenha é um dos vários ditos e aforismos contidos no livro. A leitura aliás é um pouco difícil pelo excesso de termos indígenas no texto. Mas uma pesquisa rápida já é o suficiente para que se continue bem. É importante saber do que se tratam esses termos porque muitos são importantes para o entendimento da trama. Principalmente Muiraquitã e Tembetá.

Aliás já que é pra pesquisar é bom também antes de ler o livro se inteirar sobre o autor e o modernismo do qual ele foi um dos percursores. Irá ajudar muito a leitura.

A história é rápida e cobra da atenção para que não se perca o fio da meada. Macunaíma é um ser mítico e o enredo vira de uma hora para outra devido a sua magia. A intenção do autor em valorizar o conteúdo tupiniquim traz vários aspectos folclóricos, com citações de animais e plantas e de mitos relacionados a estes. É incrível pensar em como uma única pessoa imaginou um universo tão grande igual ao de macunaíma e tenha levado apenas seis dias para escrever o livro todo.

Ai que Preguiça! Se deu preguiça de ler Macunaíma preste atenção pois é possível que tenha (ou não tenha nenhum) caráter igual ao dele.

O livro se tornou de domínio público. Pode ser baixado de graça no site da câmara do deputados federais (Quem diria!). O link apra download está em seguida.


site: https://livraria.camara.leg.br/index.php?route=product/product&product_id=299&search=macuna%C3%ADma
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leonardo.Antonio 27/08/2020

A identidade do anti herói brasileiro
Aprofundando-se na cultura brasileira, Mario de Andrade cria um arquétipo de anti-heroi, em uma narrativa rica em dialetos e culturas
comentários(0)comente



Marcos Antonio 25/08/2020

O Herói
Uma viagem pelo clássico da literatura Brasileira.
comentários(0)comente



Ingrid72 18/08/2020

um livro diferente de outros que ja li. o vocabulário "indígena" me fez ficar um pouco perdida em algumas ocasiões, mas nada que um dicionário não resolvesse. a história é muito divertida, recomendo.
comentários(0)comente



Jéssica Silvestre 18/08/2020

A cara do modernismo
Uma obra super importante para o modernismo no Brasil. Até hoje há estranheza quanto ao vocabulário usado traduz o nosso distanciamento da cultura indígena e Cultura brasileira no geral.
comentários(0)comente



Svinicius 09/08/2020

Uma idéia interessante
Ao ler a sinopse desse livro imaginei algo totalmente diferente. Mário de Andrade, nesse livro, se aprofunda de uma forma muito inusitada na cultura indígena brasileira, ao ponto de mistura-la de mais com o que acontece no mundo real. É um livro bom, interessante, informativo, mas em contraproposta ele é muito folclórico e com uma linha do tempo totalmente distorcida.
comentários(0)comente



Lucas.Pasqualini 02/08/2020

Criativo de mais
Genial e irreverente. O perfil do herói brasileiro é quase que uma caricatura.
comentários(0)comente



Dadá 01/08/2020

Aí que preguiça...
Macunaíma é um índio negro que se torna branco. É preguiçoso e sensual. Ele se apaixona por Ci, uma guerreira amazona, que morre deixando para ele um amuleto que se perde. A partir daí o anti-herói vive grandes aventuras (são histórias secundárias engraçadas) em busca deste amuleto.
É um livro recheado de histórias de nosso folclore. De norte ao sul do país.

Sua leitura é difícil mas divertida.
comentários(0)comente



Bia 29/07/2020

É exótico e eu gosto
Um livro rico em folclore, que devia ser tido com mais leveza. É uma história cômica acima de qualquer coisa, que brinca com a mistura do brasileiro e seu folclore. Resenha em breve no clã dos Livros.
comentários(0)comente



Lucas.Souza 27/07/2020

A brasilidade do povo brasileiro
Macunaíma, o herói sem-caráter, é muito semelhante ao povo brasileiro.
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |