Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Jujuh 77 01/08/2022

Divertido,atrapalhado, preguiçoso aventureiro
Um herói totalmente diferente neste necessária de macunaíma nascido no meio da floresta amazônica foram herói muito preguiçoso que se mete em alta aventuras, ele busca muitos prazeres com mulheres principalmente a a mulher de seu irmão jiguê.
Moranguinho abandonado por sua mãe macumba tem um filho com Ci a mãe do mato porém ela perde o filho dos dois e sobe aos céus se transformando em uma estrela mas antes disso ela dá como se fosse um amuleto para o macumbaíba um muiraquitã um tipo de talismã porém ele segue seu caminho muito triste entre os tribos dos Índios, envolvido em uma batalha entre Capie macunaíba perde seu amuleto e embarca em uma aventura desesperada atrás para encontrá-lo.
Sabendo que uma tartaruga apanha porém ele é vendido a Venceslau Pietro Pietra rico fazendeiro residente em São Paulo no entanto depois que nosso bravo herói com o poder forte de preguiça descobre que o Venceslau é um gigante devorador de gente que gosta muito da carne humana ele se disfarça de francesa para tentar reduzir o gigante e recuperar seu talismã, desfaz disfarçado de francesa ele fala que o gigante pode dormir com ele só depois de dar o miractan porém macunaíba pega seu amuleto E foge por todo o território brasileiro se encontrando no Rio de janeiro ele pede a macumbeira que deu uma sopa cruel ao gigante .
Macunaíba faz a promessa de que irá casar com uma das filhas da deusa sol Vei porém quando a deusa descobre que ele só brinca com uma de suas filhas fica furiosa e manda um monstro para pegá-lo entretanto ele foge deixando a portuguesa com o monstro retornando a São Paulo macunaíba escreve a famosa carta para incamiabas, sendo perseguido por diversos casos amorosos macumbaíba encontra um dos seus irmãos depois de muita luta o herói consegue recuperar seu talesman com ajuda de seu irmão e os dois voltam para ir correr como os pertences e muitas doses de saudade de São Paulo
comentários(0)comente



Bruna 24/07/2022

Pouca saúde e muito saúva
O livro é sensacional. Mas precisou de anos e uma releitura até eu ver todo potencial dele

Mario de Andrade, querendo mostrar a riqueza do Brasil para o brasileiro pesou a mão nos regionalismo. Minha sorte foi que a edição que eu li era cheia de verbetes, que ajudaram no processo.

Não é um livro fácil, mas chegar ao final do livro te deixará ainda mais encantado pela lenda desse índio que vive as aventuras mais bizarras possíveis.
comentários(0)comente



Rodrigo 19/07/2022

Uma ode à cultura brasileira
Que adaptação riquíssima! Nossos costumes, tradições, ditados populares e personagens que enriquecem a cultura regional brasileira tão bem representados.
comentários(0)comente



Gracielle 19/07/2022

Recomendo
Nessa obra acontece de tudo (risos), Macunaíma, o herói sem caráter, vive muitas aventuras ao longo da narrativa. O exemplar apresenta diversos verberes da cultura brasileira. Amei a sacada do autor! Mário de Andrade é magnífico! ?
comentários(0)comente



Laninha 18/07/2022

Leitura obrigatória
Li na época do ensino médio, como leitura obrigatória. Na época não entendi e gostei.
Li agora, novamente como leitura obrigatória de um curso que estou fazendo. E mais uma vez não entendi e não gostei.
Marília 12/08/2022minha estante
Não entendi e não gostei esse é um belo resumo ara o livro rs




Liað· 17/07/2022

totalmente louco
Esse é o livro mais louco e sem pé nem cabeça que eu ja li, e por conta disso achei que ele seria fácil de ler, mas não é.
É um livro muito engraçado eu me diverti muito lendo, acho que faz sentido ser um clássico brasileiro ja que traz muitos elementos do Brasil, desde a sua formação.
Eu gostei muito dessa leitura
comentários(0)comente



Edilene Freitas 17/07/2022

Macunaíma, escrito por Mário de Andrade, narra a história desse jovem herói que parte de suas terras no norte do Brasil em busca da Muiraquitã, amuleto que lhe foi dado de presente por sua amada e portanto lhe é muito precioso. Assim Macunaíma e seus irmãos, Jiguê e Maanape, chegam a São Paulo e encaram uma realidade completamente diferente da que estavam acostumados, pois a cidade é repleta de máquinas e prédios. O livro trás uma linguagem bem diferente, bastante coloquial e sem pontuações, talvez buscando representar a oralidade das histórias contadas de uma geração para a outra. Também possui muitos termos indígenas que são desconhecidos, o que atrapalha um pouco a fluidez da leitura. Mas a história do herói é bastante interessante e mescla em si várias lendas indígenas que explicam a origem das coisas, além de narrar vários momentos muitos engraçados na trajetória desse herói sem nenhum caráter.
comentários(0)comente



Fabricio.Macedo 14/07/2022

Foi muito bom conhecer mais da literatura de Mário de Andrade, depois de Paulicéia Desvairada. Li alguns texto do autor como crítico musical. "Macunaima" tem uma comicidade, faz uma brincadeira com vários elementos do folclore brasileiro, viaja pelos cantos do nosso grande Brasil. Muitas figuras e histórias folclóricas nem conhecia! Foram pouco mais de 15 dias de uma leitura que valeu muito!
comentários(0)comente



maluvicco 14/07/2022

incrivel!!
essa adaptação foi fácil, intuitiva e mágica de ler. por mais que nunca tivesse lido o livro original, essa adaptação em quadrinhos ganhou todo o meu coração.
tiveram algumas palavras confusas ou que não entendia o significado, mas pelo simples fato de não estar acostumada mesmo.
esse ?novo? livro do macunaíma deveria ganhar o conhecimento devido, pois ele é fantástico.
comentários(0)comente



Giovanna.Evelyn 11/07/2022

Odeio dar notas ruins para os livros que leio, porque sempre começo a pensar no trabalho que os autores tiveram, na criatividade que tiveram que ter para construir suas obras, etc. Mas não poderia avaliar esse livro positivamente porque, para mim, foi exaustivo da primeira página à última. A história é confusa, cada capítulo parece estar desconectado do anterior, e o vocabulários é muito difícil de compreender. Durante o livro, aparecem palavras de origem indígena a todo o momento, algumas inclusive que nem no Google dá para achar. Depois de ler algumas páginas, eu simplesmente cansei de não conseguir compreender o conteúdo de uma delas sequer sem o auxílio de dicionários, e prossegui sem entender. Tive que ler por completo para um trabalho escolar, mas se fosse por mim eu teria abandonado. Respeito a história e o fato de o autor ter participado de um movimento literário tão importante quanto o modernismo, mas para mim a experiência foi péssima
Guinho 25/07/2022minha estante
Pior que não são somente indígenas, mas também de origem africana e maneirismos da época. A ideia do autor era criar um personagem realmente "brasileiro", como uma personificação do brasileirismo, que na cabeça do autor é uma condição que só se expressa na miscigenação, multiculturalismo e sincretismo. Infelizmente isso estragou a leitura para mim, porque a obra é cheia de preconceitos e acaba sendo rasa, já que o autor obviamente não domina as culturas dos povos mencionados, sem contar que eu não concordo com a ideia de (não acho que exista) um "brasileiro" médio e padrão a ser constituído, seja como um herói ou vilão...




Yas.Coelho 09/07/2022

Bem legal
Achei a história bastante interessante, contando as várias aventuras do Macunaíma que é um personagem bem diferente do comum. As ilustrações são bem legais. E gostei bastante mesmo esse não sendo meu tipo de livro preferido.
comentários(0)comente



Rafaela.Cruz 06/07/2022

Releitura.
Mais um livro clássico do modernismo (re)lido. Incrível como reler essas obras é especial. Tudo fica maior, mais importante. O livro é uma loucura boa. Bem boa.
comentários(0)comente



Vicente.Sanches 02/07/2022

Maní! Filhinhas da mandioca!
A edição da UBU é maravilhosa. O glossário é imprescindível à leitura e os textos de apoio são muito bons. Sem muito o que dizer sobre o livro. Umas das melhores leituras do ano, sem dúvida!
comentários(0)comente



Carla Verçoza 02/07/2022

Boa e divertida a história do heroi sem caráter.
O rítimo do livro é intenso e lê-se muito rapidamente.
A edição da Antofágica é cheia de notas, explica todas as expressões (até demais, muita coisa daria para deixar para o leitor entender sozinho). Ao final, dois bons textos de apoio, incluindo um problematizando o obra.
comentários(0)comente



Mel Fernandes 01/07/2022

Foi custosa, mas valeu
Tinha uma curiosidade enorme por essa obra. Ao começar, um estranhamento total pela narrativa extremamente fantasiosa, livre de lógica, pra falar a verdade, sem pé nem cabeça, pra combinar com o propósito verdadeiro do autor que é fazer um sopão cultural das raízes brasileiras. É preciso ter essa noção, senão não termina não. Eu abandonei duas vezes.
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR