Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Betânia 11/09/2021

Macunaíma
Macunaíma é uma obra composta de personagens e narrações cheias de fantasias e cultura, de enredo surrealista. É um livro complexo, exige maturidade literária (o que talvez me falte um pouco) pra aprecia-lo.
comentários(0)comente



najuliass 10/09/2021

acho que é a viagem pelo Brasil mais louca que existe, por um narrador louco e por um herói mais maluco ainda
Guilherme.Silva 20/09/2021minha estante
Enfim uma resenha com a qual compartilho a impressão.




lovlason 08/09/2021

Literatura braba!
Macunaíma é um anti-herói que sai a procura de muiraquitã, amuleto dado por sua amada.
Na obra, percebe-se várias características da primeira fase do modernismo (crítica a realidade brasileira, utilização do cotidiano, referência ao folclore, linguagem cotidiana...), que é preciso estar por dentro para poder entender, de forma mais clara, o que Mário quis nos repassar.
De modo geral, a obra é incrível, principalmente para quem realmente gosta da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Becky 07/09/2021

Macunaíma?
Ainda bem que eu comprei a versão em quadrinhos!
Sinceramente, essa estrela que eu dei foi somente por causa da ilustração!
Que história ridícula! Sem pé, nem cabeça! Eu sei que é um clássico e que precisamos olhar com os olhos da época e tals, mas peraí, nada faz sentido nessa narrativa, pqp!
Sei não, viu!? Vou nem me estender mais aqui, terminei logo hoje para ficar livre de uma vez, li porque tinha que ler e ponto.

?2/10?
comentários(0)comente



Mah 05/09/2021

Acho que o li fora do tempo, embora conheça toda história a leitura em si foi difícil e complexa. Muitas palavras tive que procurar no dicionário.
Mas essa é, se não a maior, uma das melhores expressões da cultura brasileira.
comentários(0)comente



Nika 03/09/2021

fuja desse livro
historia totalmente ruim, nenhum dos personagens possui qualquer carisma, a unica coisa de destaque nesse livro é o nome do autor, e nesta edição a capa, este livro é pior perda de tempo
comentários(0)comente



Paula 29/08/2021

Muita risada com Macunaíma
Amei ler esse livro, grande exposição da nossa cultura, com várias críticas e muito sarcasmos. Os termos são difíceis, mas a leitura é muito gostosa. Não há tempo, espaço, vírgulas, enfim uma loucura inteligente. Macunaima não é herói, mas me levou a várias reflexões. Ri muito e até assisti o filme para completar. A perna que responde dentro do estômago é uma doidura só rsss vale a pena essa fantasia misturada a nossa realidade brasileira. Aí que preguiça!
comentários(0)comente



Gabi 27/08/2021

A cara do Brasil
Já tinha começado a ler esse livro algumas vezes sem sucesso. Finalmente chegou o momento em que eu estava pronta pra apreciá-lo com a devida atenção!
Apesar de não ser uma leitura fácil pela forma como é escrito - bem ao modo Mário de Andrade - o livro é tão cativante que a gente logo se acostuma e começa a ler com a fluidez que a escrita sugere. É uma verdadeira viagem pelas tradições do Brasil miscigenado, raiz de nossas qualidades e defeitos, que fazem de nós o povo que somos, para o bem e para o mal.
comentários(0)comente



Kivia Raquel 27/08/2021

Português estrangeiro
Uma obra extremamente importante para a literatura brasileira e o grande marco do modernismo, mas não é uma leitura fácil. Há que se entender que o Brasil não é grande apenas em extensão, mas principalmente em cultura e não será difícil achar que está lendo em outro idioma que não o 'seu' português. Mas vale muito a experiência.
comentários(0)comente



hunter 25/08/2021

*suspiro pra não dar tiro em ninguém*
mas que porcaria racista né?
blablabla anacronismo xingar branco de 2/3 séculos atrás de racista porque na época era normal tratar indígena como se fosse bicho me pergunta se eu ligo? não ligo. mó otario e espero que tenha morrido pobre e falido. Nunca chegará aos pés dos grandes nomes da literatura brasileira e por um bom motivo: não é tudo isso.
sem falar que a história em si é bem mal escrita, mal contada, ninguém leria isso se a escola não obrigasse, e não porque é clássico, mas porque é genuinamente ruim.
comentários(0)comente



Daniel Teles 23/08/2021

Muito bom
Livro muito bom mas a edição não.
Li a versão que vem no box da editora novo século, e é somente o texto sem apresentação, notas de rodapé , textos complementares, absolutamente nada, e esta história necessita de pelo menos, ter notas de rodapé para um melhor entendimento. Depois da leitura, fiquei com a impressão de que este livro é como um espelho. Dependendo de quem está ali, vai rir ou chorar, dependendo de sua vivência. Mas com certeza deve ser lido. Recomendo.
comentários(0)comente



Ingrid 22/08/2021

Macunaíma
Aquele clássico da literatura que, por vezes, confunde-nos e nos faz quase desistir da leitura.

Em Macunaíma, Mário de Andrade coloca em palavras escritas a linguagem falada - talvez seja isso que faz com que a leitura se torne diferente ao habitual. Ainda assim, vale a pena a insistência.

Através das histórias de Macunaíma, conhecemos um pouco da formação do povo brasileiro, as diferenças que o compõe e que em alguns pontos refletem até os dias de hoje.
comentários(0)comente



luisa972 20/08/2021

Macunaíma, o herói dos brasileirOs
Ler Macunaíma é difícil. Falar sobre é mais difícil ainda.
Afinal, seria certo julgar um livro baseado em uma cultura diferente da minha levando em consideração apenas meu ponto de vista quase inteiramente ocidental? Tenho noções diferentes sobre o que é bonito e feio, bom e ruim, certo e errado. Noções que vieram dos europeus que invadiram esta terra e sobrepuseram sua cultura a todas as outras. Assim sendo, acredito que seria errado rebaixar Macunaíma de uma forma que desse a entender uma crença na posse do ocidentalismo sobre toda a verdade. Porém, entender que minha linha de pensamento tem certas inclinações não significa que eu deva ignorar todas as minhas convicções, sendo uma delas a igualdade de valor entre homens e mulheres.

Realmente não gosto que Macunaíma seja supostamente uma personificação da brasilidade ou visto como o herói de nossa gente quando suas atitudes perante as mulheres são absolutamente imundas e nojentas. Quem é “nossa gente”? Se sob alguma perspectiva Macunaíma for de fato um herói, ele é herói unicamente dos brasileiros, pois para as brasileiras ele é um vilão. São elas que sofrem por sua hipersexualidade. “Pintarem” um estuprador como herói representa um dos principais e mais pertinentes problemas do Brasil: a adoração de figuras que não deveriam ser consideradas modelo, cujas falas e ações não coincidem com os direitos humanos de determinado grupo. Talvez Mário de Andrade quisesse fazer uma crítica, mas a normalização de atos como o assédio e o estupro foi completamente equivocada.

Fora isso, que já deixei claro que considero repugnante, o autor merece algum crédito. A exposição e democratização da cultura indígena se fazem necessárias em um país que possui uma altíssima dívida com esses povos. Além disso, os acontecimentos são tão absurdos que me encontrei rindo alto diversas vezes, e o uso de expressões populares foi o que mais gostei sobre o livro, pois havia passado pela minha cabeça o quanto algumas delas poderiam ser antigas! Então, não só aprendi muito, como fiz isso de uma forma divertida!

Em suma, é inegável que “Macunaíma: o herói sem nenhum caráter” seja uma obra interessantíssima. O que me decepcionou foi como um escritor com propostas tão modernas e progressistas pôde deixar que ideias fortemente misóginas e conservadoras tivessem um papel de destaque na sua história, perdendo a possibilidade de serem vistas como uma crítica. Macunaíma, o “herói” que passava tanto tempo refletindo sobre a injustiça dos homens, mas que em momento algum refletiu sobre a injustiça das mulheres.
Léa Diógenes 03/11/2021minha estante
Até que fim alguém comentou sobre o estupro e assédio.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vicky 13/08/2021

NÃO VIM NO MUNDO PARA SER PEDRA
Macunaíma é mais que uma Literatura, é um desafio. Encarar brasileirismos linguísticos através da lenda de um itinerante astuto e irreverente é o grande ponto desta obra. Leitura imprescindível, Mário de Andrade é capaz de pintar com letras um Brasil atemporal.
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR