Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


dudapappi 08/04/2021

adaptação de Macunaíma
bom, este é mais um dos livros da saga: "tive que ler para fazer prova da escola".

assim, não é um livro mal, porém ele não me prendeu nada! na verdade, eu dormi várias vezes que tentei ler kkkkk.

vou dar apenas três estrelas por não me prendeu nada, não fez meu estilo, porém, as ilustrações são incríveis.
comentários(0)comente



Cássia Agapito 07/04/2021

Perdi tempo
Gente, sabe um livro sem pé nem cabeça? Então, achou! Pode ser uma metáfora muito boa? Pode! Pode ser um monte de baboseira que não significa nada? Pode!
comentários(0)comente



Juliana.Pegoraro 05/04/2021

Macunaíma
Surpreendentemente dinâmico. Foi uma leitura mais rápida do que eu imaginava! Dá vontade de saber logo o que acontece com o?herói sem nenhum caráter?! Gostei muito.
Nunca tinha lido Mário de Andrade. Sabia de seu importante papel no movimento modernista de 1922 e de seu trabalho com o patrimônio cultural brasileiro. Em Macunaíma fica claro como o autor colocou seus conhecimentos a serviço da literatura. A classificação do livro como rapsódia, feita por ele mesmo, deixa a leitura ainda mais interessante.
Sinto que perdi um pouco do encanto do livro por não conhecer as cantigas citadas e não ter nem ideia de como seria seu ritmo!
comentários(0)comente



Armando 02/04/2021

Muita saúva e pouca saúde, os males do Brasil são!
A história de Macunaíma, relatada por um papagaio para Mario de Andrade, é recheada de elementos surrealistas que remetem ao folclore brasileiro e que ilustram como a cultura indígena é altamente refinada. É evidente que a escrita do autor contribui expressivamente para esse aspecto fantasioso que envolve a obra.
comentários(0)comente



maria | mariaclarasb 31/03/2021

Aí, que preguiça
Não funcionou pra mim!
Linguagem difícil. Cheio de falas racistas, tratam as mulheres de uma forma insuportável, acredito que seja para trazer humor mas envelheceu como leite!
Gostei muito do último capítulo e do epílogo.
comentários(0)comente



JefersonBOli 25/03/2021

?Ai, que preguiça!?
Sei a importância desta obra para a literatura brasileira, mas, infelizmente, não curti. Achei a escrita maçante, a linguagem coloquial não me atraiu e o livro fica confuso de tanta informação ao mesmo tempo às vezes. Pode agradar a alguns, mas não foi o meu caso.

Também fiquei levemente incomodado com as piadas de cunho racial e o tratamento dado às mulheres no livro. Acho que isso não envelheceu bem com o tempo. Pode ter sido engraçado na época de publicação para alguns, mas não me agradaram nem me fizeram rir.

Personagens principais também não me cativaram nem um pouco e, já na metade do livro, estive ansioso para acabar, pois não me importava mais.

Algumas coisas foram interessantes, como a criação do guaraná, a citação da Ursa Maior e a implantação de lendas folclóricas no decorrer da história. A fantasia e a receita de ?amigos saindo em uma jornada? funcionou bem também, porém, acho que poderia ser escrito com mais seriedade e menos tentativa de ser engraçado.

Mesmo assim recomendo, pois sei que meu gosto literário não é igual ao de muitos leitores daqui. Simplesmente não funcionou para mim, mas acredito que muitas pessoas podem se divertir com a história.
comentários(0)comente



Chele 25/03/2021

Macunaíma é uma obra extremamente fantasiosa de um anti herói costurada em uma rapsódia que lhe deixa tonto de você não for com calma. É inovador pra época não nego, mas não me pegou. Com uma ordem cronológica e espacial completamente louca que não consegui me situar no livro. É considerado um livro de indianismo moderno com viés cômico e com críticas ao romantismo e ao estilo de escrita formal e rebuscada como o parnasianismo. Já é o segundo livro de Mário de Andrade que leio e não me agradou, não o estilo que não me agrada e sim a escrita dele, mas ainda não desisti, quem sabe nos próximos...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thiaguinho547 22/03/2021

Sensacional
Uma verdadeira viagem ao folclore brasileiro.
Leitura muito leve e descontraída, apesar de conter muitos termos indígenas!


Ainda me pergunto como só agora fui ler esse livro!!

Valeu demais a leitura
comentários(0)comente



Rafael1628 22/03/2021

Irritante e aleatório
"Aleatório" na verdade é pouco para descrever o livro. Qualquer coisa é possível, a qualquer momento, por qualquer razão.
Surpreendentemente, mesmo com as infinitas possibilidades de desenvolver da obra, já que nada precisa ter qualquer conexão com o que foi dito antes e o que será dito depois, Macunaíma é totalmente monótono, com bordões repetitivos e até sequências de fatos praticamente idênticos no decorrer da história, como nas ocasiões em que são explicadas as origens de determinados costumes ou expressões brasileiras.
Além disso, o "herói" é desagradável, ingrato e orgulhoso, sendo, a bem da verdade, um insignificante. Talvez uma mistura de tiozão do pavê com homem da cobra e pitadas de adolescente sexualmente transtornado, querendo "brincar" (como coloca o autor) com qualquer coisa que se mexa.
O uso de expressões indígenas, por mais interessante e bem intencionado que seja, parece mais uma grande verborragia do autor querendo mostrar que escreveu o livro tendo um dicionário de línguas nativas brasileiras ao lado. O mesmo vale pro capítulo que usa expressões arcaicas, em forma de carta, mas dessa vez no extremo oposto, tendo ao lado um dicionário do século XVIII editado em Portugal.
No ranking de literatura brasileira, conseguiu superar "Inocência" e "Os Sertões" em chatice, com folga.
Esta edição da Ubu em particular traz textos complementares que são bastante interessantes na verdade, mas infelizmente o livro em si não me convenceu.
O único trecho marcante talvez seja aquele no qual diferencia o "brasileiro falado do português escrito" que, mesmo não sendo grandes coisas hoje, acredito que na década de 20 tenha sido algo mais revolucionário. Não fosse isso, nem uma estrela eu dava.
comentários(0)comente



Heloiza.Oliveira 19/03/2021

Quase não dou conta desse herói, muito parecido com meu povo diz que vai, mas jacaré vai? Nem meu povo.
Um brinde ao modernismo, eu amo demais.
"Pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são."
comentários(0)comente



_Du_ 11/03/2021

Engraçado e Delicioso
A forma de escrita e expressões, a narrativa, as aventuras vívidas pelo herói são um conjunto de delícias a serem vividas. O passeio pelo folclore brasileiro e as alegorias são de uma profunda riqueza cultural.
comentários(0)comente



Lury0 09/03/2021

Cara, essa narrativa é uma viagem kkkkkk mas uma viagem instigante. É bom desfrutar da leitura com um olhar crítico para o "mau caráter" do protagonista. Me revoltei com as ações dos personagens, mas compreendo o contexto e a logística do enredo. Achei incrível todo o suporte cultural da obra, estou até lendo outras resenhas para abrir o leque das interpretações na minha mente. Li a edição em quadrinhos, desenvolvida por Abu e Dan, além da história original do Mário. Ilustração bem criativa!
comentários(0)comente



olivaoliveira 09/03/2021

Pensei em pensar no que escrever, mas...
Ah!... que preguiça.
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR