JefersonBOli 25/03/2021?Ai, que preguiça!?Sei a importância desta obra para a literatura brasileira, mas, infelizmente, não curti. Achei a escrita maçante, a linguagem coloquial não me atraiu e o livro fica confuso de tanta informação ao mesmo tempo às vezes. Pode agradar a alguns, mas não foi o meu caso.
Também fiquei levemente incomodado com as piadas de cunho racial e o tratamento dado às mulheres no livro. Acho que isso não envelheceu bem com o tempo. Pode ter sido engraçado na época de publicação para alguns, mas não me agradaram nem me fizeram rir.
Personagens principais também não me cativaram nem um pouco e, já na metade do livro, estive ansioso para acabar, pois não me importava mais.
Algumas coisas foram interessantes, como a criação do guaraná, a citação da Ursa Maior e a implantação de lendas folclóricas no decorrer da história. A fantasia e a receita de ?amigos saindo em uma jornada? funcionou bem também, porém, acho que poderia ser escrito com mais seriedade e menos tentativa de ser engraçado.
Mesmo assim recomendo, pois sei que meu gosto literário não é igual ao de muitos leitores daqui. Simplesmente não funcionou para mim, mas acredito que muitas pessoas podem se divertir com a história.