Macunaíma (eBook)

Macunaíma (eBook) Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


949 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Bia 30/08/2023

Eu amo essa loucura!
Macunaima é minha história favorita, justamente por reunir tanto do folclore. Ler uma história tão especial em HQ, com retratação artística das passagens que eu apenas imaginava (não curto o filme, não julguem), foi sensacional. Acho muito válido o formato em quadrinhos, principalmente para que os jovens possam ter mais motivação para ler.
comentários(0)comente



Laura.Wilson 29/08/2023

Achei nojento e maluco
Bom, eu nao gostei do livro por vaaarios motivos.
1° nao gosto muito de quadrinhos
2° fui obrigada a ler
3° tudo foi escrito com pressa, mal dava pra entender oq foi dito
4° macunaima é realmente sem caráter e isso chega a ficar bem chato e nojento
5° eu jurava q era uma história indígena, mas no meio do livro ele fica branco??? não sei se tem uma explicação no meio disso que eu nao conseguir pegar por conta do terceiro motivo, mas scrr, achei muito sem noção
6° a linguagem é difícil de entender.

o resumo foi bem esse.
graças a deus eu li isso pela arvore de livros, pq se eu tivesse comprado eu juro q tacava fogo
Lala 02/09/2023minha estante
Macunaíma nasce em um povo indígena, porém ele nasce negro retinto e dps fica branco ao se mergulhar em água encantada. Jiguê se banha, mas fica com a pele em um tom avermelhado e o Maanape só consegue lavar as palmas e continua negro. Isso representa a miscigenação do povo brasileiro. Macunaíma representa o branco descendente de europeu, Jiguê o indígena e Maanape os negros. É basicamente um simbolismo sobre os diferentes povos que formam a nação brasileira.


Laura.Wilson 02/09/2023minha estante
eu percebi isso lendo um resumo dps, mas isso só aumenta o quão apressado é esse livro. vi muitas pessoas dizendo o mesmo que eu, que nao conseguiram entender o contexto do livro.




Ricardo Mingorança 27/08/2023

PIOR LIVRO QUE JÁ LI
Dizem que ódio engaja mais e talvez por isso essa seja minha primeira resenha. DETESTEI. Esse livro é muito ruim.
comentários(0)comente



Natan.Bruno 26/08/2023

Um livro bom, mas tem suas ressalvas
Macunaima, a historia de um herói sem carater. É um livro que nos apresentam a fantasia do mundo brasileiro recheado de aventuras protagonizadas pelo anti héroi, que busca o seu amuleto perdido e atravessa o Brasil a encontra deste.
A historia tem uma linearidade, com começo, meio e fim, porém as aventuras do livro são maçantes, eu poderia ter dado uma nota menor, mas pela a complexidade que as aventuras são apresentadas por fim são incríveis. Para mim o capítulo 9 denominado "Macumba" é o ápice da aventura, onde o capitulo trata de forma interessante (apesar de uma visão um pouco cristã do autor) a religião africana tão enraizada no Brasil, aconselho muito a prestar atenção nessa parte.
Mas fora as partes maçantes e repetitivas algumas das vezes em geral é um livro bom para ser lido uma vez na vida, e conheçer a nossa fantasia brasileira que é multiculturalizada, afinal o Brasil é um país sem caracter por sua diversificada cultura, pessoas e tribos que definem o Brasil de como ele é hoje.
comentários(0)comente



Fuzue 22/08/2023

O quadro Macunaíma
A jornada do herói em busca de seu tesouro expõe sua metamorfose ambulante pela diversidade cultural brasileira. Um quadro pincelado em coletivo.
comentários(0)comente



joice.ferrarideoliveira 20/08/2023

Olha eu esperava um pouco mais desse livro ainda mais por conta da crítica que é falado sobre ele, realmente é um livro que fala bastante sobre a cultura indígena tem bastante histórias diferentes, mas para mim foi um livro muito confuso e muito cheio de coisa misturada isso me deixou um pouco incomodado durante a leitura, mas no geral é uma obra de arte né muito bem estruturado só acho que eu como leitora não gostei.
comentários(0)comente



L Soares 19/08/2023

O livro conta a história de Macunaima, o herói, em sua jornada por todo o Brasil.

O livro tem uma narrativa bem folclórica, contando ou reinventando a origem de diversas coisas, da forma como nasciam e eram contadas as histórias no passado. E isso é um ponto muito bacana.

Me fez lembrar imediatamente dos flashbacks de Chicó no auto da compadecida, com suas histórias altamente fantasiosas e descabidas, terminadas em "num sei, só sei que foi assim".
Em especial as corridas sem fim pelo Brasil, em perseguições que levam os personagens por diversos estados e regiões, trazem cenas muito nítidas de histórias nas quais o fundo passa correndo enquanto os personagens correm parados, ou então correndo direto por sobre o mapa, sem nenhuma razão com a realidade das distâncias, o tom dessas cenas é bem divertido.

Mas esse livro não funciona bem pra mim. Um livro que incentiva o folclore e a contação de histórias e lendas, deveria ter uma escrita mais simples.

O livro utiliza milhares de expressões indígenas e de regiões variadas, a sensação que eu tinha lendo a maior parte do livro era de uma verdadeira cacofonia, uma confusão desagradável causada pelo excesso.

O livro conta uma história de absurdos, em um ritmo muito acelerado, e com uma linguagem muito peculiar, coisas que poderiam ser bacanas, mas nesse caso para mim o excesso em tudo não conseguiu me fisgar.

Li na adolescência pra escola, e fui reler agora para assistir um balé baseado na obra. Não consegui nem terminar de ler antes da apresentação, e me travou por muito tempo a fila de leituras, a leitura acabou bem arrastada por conta da forma de escrita.

No mais, gosto da ideia de "moral da história", e, "macunaíma, o herói sem nenhum caráter", é exatamente o que o subtítulo diz, forçoso chamar de herói.

Preguiçoso, arrogante, mentiroso, usa e trata mal seus irmãos, usa e descarta todas as mulheres que encontra, e na maior parte das vezes sem consequências, se safando de tudo, e reforça em alguns aspectos visões preconceituosas contra os indígenas, como sobre serem preguiçosos.

Tudo isso pesa bastante pra mim.
comentários(0)comente



Maria22510 19/08/2023

...
Horrível, confuso e me senti envergonhada lendo me deu vontade de arrancar meu olhos, li por ser obrigada pela escola e odiei.
comentários(0)comente



Pedrão 18/08/2023

Macunaíma e o Brasil
Um livro da época do modernismo no Brasil, que conta a história de um índio que perdeu um presente com valor sentimental muito grande e percorreu todo o Brasil na tentativa de recuperá-lo.
Com linguagem difícil e um pouco densa, tratando de crenças indígenas e retratos do Brasil, não foi fácil seguir a leitura do livro até o fim.
Porém, independente de todos os pormenores, finalizei e gostei do que li.
comentários(0)comente



DéboraMP 18/08/2023

Macunaíma
Me interessei por esse livro por causa da indicação de um amigo, que vendeu muito bem o peixe.

Eu não gosto de literatura nacional clássica, mas amo a literatura nacional contemporânea. Recentemente, fiz algumas leituras dos clássicos e até que tinha achado interessante, menos complicado.

Juntando tudo isso, comecei esta leitura. Misericórdia! Esse livro não acabava nunca! A edição da Antofágica é impecável e ajuda muito ter um glossário. Mas ainda assim a leitura é difícil, não flui.

A história é repleta de fantasias absurdas, mentiras contadas por Macunaíma, trapaças e muita safadeza oculta, muita mesmo.

Enfim, terminei a leitura na força do ódio. Definitivamente, esse livro não é para mim.
comentários(0)comente



Bea 15/08/2023

Um dos clássicos favoritos
Ando lendo uns clássicos que estudei na época da faculdade e Macunaíma, sem dúvidas, é um dos meus preferidos, inclusive o filme, que mesmo modificando algumas partes da história, continua cômico.
comentários(0)comente



Bruna.Bandeira 15/08/2023

MA-RA-VI-LHO-SO
Que delícia esse livro! Muitas palavras e expressões diferentes, mas a gente pega o jeito rapidinho. Muito poético o texto e o personagem principal é muito bom! Engraçado, divertido, amoral... Sensacional! Me perguntando porque demorei tantos anos pra ler...
comentários(0)comente



Isa Gomes 14/08/2023

Gostei.
Li para entender um pouco da época do modernismo no Brasil. No começo foi um pouco complicado, mas entendi que tem que se habitúa a ?????. Em geral eu gostei da história.
comentários(0)comente



Artemis 14/08/2023

"Não vim no mundo para ser pedra"
Que viagem maluca foi esse livro,é tipo de história que se deve largar da realidade e do bom senso e embarcar no folclore,na comédia e nos mitos,uma das características mais marcantes de Macunaíma é sua identidade desavergonhadamente brasileira,o herói é formado por uma natureza múltipla assim como o país onde nasceu,mesmo atualmente,a narrativa preserva seu frescor, ousadia e criatividade,e apesar da história as vezes soar confusa e complexa,é um clássico brasileiro que vale a experiência.
comentários(0)comente



Fernanda.Kehl 09/08/2023

Resenha
Eu só li esse livro por causa de um trabalho da escola porque em condições normais eu não conseguiria. A escrita é muito densa e confusa, além de ter muitas referências à crenças indígenas (que eu particularmente não entendo). Foi uma luta pra conseguir terminar porque realmente é uma leitura bem complicada.
comentários(0)comente



949 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR