Macunaíma (eBook)

Macunaíma (eBook) Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


Ana Rocca 03/02/2021

Mas que preguiça...
Bom, o livro é confuso e o entendimento chega somente se você conhecer a origem de muitas palavras indígenas. Para leitores que não estão inseridos nesse universo o livro passa a ser massante e extremamente arrastado. Sinceramente não gostei do livro. Entendo o motivo de ser considerado um clássico, mas não é uma obra para ser lida sem estudos prévios. A parte boa foi que eu acabei conhecendo lendas e contos indígenas que foram de certa forma inseridas e modificadas na presente obra. Não estou querendo tirar o mérito de Mário de Andrade, longe de mim fazer tal coisa. Mas se eu soubesse o quanto seria penosa a leitura, eu jamais haveria começado.
comentários(0)comente



Maria 02/02/2021

Macunaíma - Mario de Andrade
Macunaíma é uma narrativa do Brasis. Assim mesmo no plural, considerando os muitos elementos traçados por Mario de Andrade sobre o país. É um clássico bem bom,  cheio de humor e de escrita lúdica.

?Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são?
comentários(0)comente



Keise.Petra 31/01/2021

Macunaíma é uma figura (Leitura por espontânea vontade)
Essencial eu diria, macunaíma que adora uma ?presepada? demonstra no livro retratos e conceitos do modernismo de Mário de Andrade, em que resgata estigmas do romantismo nacionalista.
Pontos a serem analisados:

A linguagem é difícil ou apenas livros estrangeiros podem ter escrita rebuscada? (Um livro que tem o contexto linguístico brasileiro obviamente terá palavras de conhecimento popular ou não, mas muitos termos lido no livro só havia escutado entre gerações passadas)

É um livro importante não só para o modernismo mas também para a história do Brasil, deveria ter mais atenção e não ser só um item obrigatório para o vestibular!!
comentários(0)comente



Joel Joukin 31/01/2021

Não gostei nem um pouco. História sem pé nem cabeça e com um protagonista nem um pouco carismático. Provavelmente essa impressão seja intencional.
Escrito com uma linguagem extremamente difícil o que torna ainda mais inacessível a obra. Pode ser uma rapsódia celebre da literatura brasileira, mas não me conquistou como leitor.
comentários(0)comente



Ariela 31/01/2021

Não é fácil, mas vale a pena!
Macunaíma é um livro único e é uma parte essencial da literatura brasileira. Ele está cheio de lendas e histórias tradicionais brasileiras, termos e expressões únicas e elementos marcantes do Brasil. O leitor vai sentir o Brasil em cada frase e sentir que esse livro realmente pertence à nossa literatura. No entanto, esse não é um livro fácil de ler. O vocabulário, por ter muitos termos indígenas e regionais, é complexo e, mesmo sendo possível entender muitas palavras pelo contexto, a leitura se torna muito cansativa. Além disso, o enredo do livro é nonsense, o que dificulta mais ainda a leitura.
Enfim, eu achei que seria uma leitura rápida, o que definitivamente não foi, mas me trouxe muita reflexão do Brasil e vontade de entender melhor as dezenas de metáforas desse livro.
Macunaíma não é fácil, mas vale a pena!
comentários(0)comente



Dio-go 29/01/2021

Dá vontade de se embrenhar no mato pra ver como índio vive de verdade.
comentários(0)comente



berserkgirl 28/01/2021

O herói sem caráter
O enredo da obra se desenrola por uma colagem das mitos, tradições, religiões, falares, hábitos, comidas, lugares, fauna e flora do Brasil. As aventuras do personagem principal nada mais são do que a representação dos desafios de um povo em processo de identificação nacional onde se tem um enorme território e uma vasta gama de influências externas. O personagem Macunaíma faz um retrato das características do povo brasileiro, da mistura de raças, do folclore e principalmente do Brasil como um todo. Essa obra é fruto do conhecimento reunido por Mario de Andrade acerca tradições orais e folclóricas, onde, a leitura a princípio pode ser um pouco difícil devido a estranheza com algumas palavras, mas, com certeza essa é uma leitura que vale a pena.
comentários(0)comente



tinhooo 26/01/2021

eu tenho certeza que não entendi, mas sei lá, daqui uns anos quem sabe
comentários(0)comente



Larissa 25/01/2021

Interessante
O livro com certeza é criativo, mas não é bem meu tipo de livro preferido e por isso a leitura foi um pouco sofrida. Por utilizar muitas palavras diferentes (e nesse ponto o livro até me lembrou um pouco de laranja mecânica kkk), principalmente de origem indígena, a leitura pode ser um pouco difícil e diversas vezes me vi "perdida" na história. Mas achei muito interessante ver como as lendas explicam o mundo e a construção dessas explicações no livro. Ah, e a cena de Macunaíma usando a língua do pê me tirou um arzinho do nariz kkkk não estava esperando por essa.
comentários(0)comente



Silmara.Alencastro 22/01/2021

Depois que li sobre o autor entendi melhor a obra! É uma alegoria da história do Brasil.
comentários(0)comente



Insta: @neilson_jr 20/01/2021

Uma imersão no folclore, nos costumes, nos ditos populares e com um padrão de escrita bastante voltado pra oralidade, Mário de Andrade nos presenteia com esse clássico. Deu muita risada com vários diálogos de Macunaíma.
comentários(0)comente



bella 19/01/2021

Ai que preguiça....
Sinceramente, um saco.
Felipe 21/01/2021minha estante
?


Keise.Petra 23/01/2021minha estante
puts kkk pelo visto não entendeu nada




pabloegc 19/01/2021

“Pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são”.

Só trocar saúva por Pazuello e fica perfeito pro contexto atual. kkk
comentários(0)comente



Nino 14/01/2021

Quando eu olhar para o céu, lembrarei de Macunaíma!
Dou 4 estrelas por conta da edição, mas a obra é 5 estrelas!

Mostrando todo seu gênio, Mário de Andrade exibe como conseguiu "deglutir" as influências que vieram das vanguardas. Num ilogismo com sentido, Macunaíma somos nós que não sabemos o que somos. Macunaíma veio para o mundo e só queria viver; Macunaíma que não tinha para onde ir; Macunaíma que tomou consciência uma hora; Macunaíma... que não tem caráter!

É uma homenagem à nossa cultura tão heterogênea que, infelizmente, busca somente identificar o lado europeu. Somos muito mais, somos brasileiros: e isso é ser muita coisa!

Obrigado pelos ensinamentos, Mário de Andrade!

P.S.: Caso algum editor veja esta resenha, recomendo colocar notas em alguns mitos e palavras, pois, com isso, a compreensão fica mais fluida e clara.
Batista 20/01/2021minha estante
pouca saúde pouca saúva, os males do Brasil são.




Amanda 14/01/2021

Macunaíma é muito sapeca, leitura surpreendente!
Macunaíma é muito sapeca, gosta muito de brincar kkk foi bem divertido ler este livro, recomendo demais.

O livro foi escrito no momento do modernismo em que os autores querem ?devorar? toda a cultura que vem de fora para que a cultura nacional se expanda.

Nesse período que foi escrito Macunaíma, o autor queria unificar o Brasil que era repleto de cultura, lendas e histórias, por isso que ele é exagerado e tem uma mistura de lendas de várias partes do Brasil.

?Macunaíma, um herói sem caráter ? trata-se do brasileiro que é um povo que ainda não tinha uma identidade/caráter formado, era um retalho de vários povos que invadiram e que se manifestavam no país, ou seja, ele é uma alegoria do brasileiro.

Além de retratar sobre a preguiça, algo que Mário de Andrade acreditava ser necessário em pais de clima quente como o Brasil.

O Macunaíma traz as três raças sofridas: o índio, o negro e o português, que é a etimologia do Brasil. Então, o autor foca em mostrar os problemas dos brasileiros que nunca foram mostrados:

1. A falta de identidade cultural;
2. A cultura submissa devido a divisão do Brasil;
(Cada estado tem sua cultura)
3.Descaso para com nossas tradições
(Não valorizamos nossa cultura de raiz, somente à europeia é boa) e a obra trabalha o contrário, que nossa cultura é boa e deve ser valorizada.

Entre outras coisas, leiam!
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |