Macunaíma (eBook)

Macunaíma (eBook) Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


949 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Dd/Ju 23/05/2024

E o livro não foi bom não
A passagem mais legal fica fora da história no 2° prefácio em que o autor diz que "o que me interessa mesmo é dar para mim o destino que as minhas possibilidades me davam. E que tenho sido útil: as preocupações, as tentativas, as amizades e até as repulsas (dinâmicas?) que tenho despertado provam bem. Principalmente disso vem o orgulho tamanho que possuo e me impede completamente qualquer manifestação de vaidade. Eu não me contentei em desejar a felicidade, me fiz feliz." (p. 225).
Sobre Macunaíma ele devia ser chamado "o herói sem nenhum fã" ou entediante e por aí vai. Eu sei bem que tem todo um significado por trás (estudando de Letras resenhando isso aqui), mas tirando fora toda a significância das lendas indígenas que compõem o livro e a sátira que a gente enxerga por trás dele o que resta? Aqui temos uma obra genial disfarçada de ruim, e creio que foi proposital. Me desculpem grandes críticos, mas eu não gostei. Genial o Mário de Andrade, mas o enrolado da obra chatei. Esse livro é bom para estudar os significados por trás e entender de forma bem clara a estética da forma do Modernismo, apesar da contradição do autor quanto a isso, e só.
As artimanhas do Macunaíma são até que engraçadas em parte, o que choca é o inusitado. Acho que é uma grande obra o filme retirado do livro, é como uma espécie de Laranja Mecânica brasileira que retrata uma realidade que a gente não quer viver, mas, de certa forma descreve o brasileiro em parte.
comentários(0)comente



max ? || cr: hdo5 23/05/2024

Chato
O livro é muito massante, ele fica 3 páginas falando só sobre uma árvore. Achei entendiante e enjoativo
comentários(0)comente



Oby 22/05/2024

Confuso e belo
Amo clássicos da literatura, adaptados pra quadrinhos então... Melhor ainda! Porém achei difícil de entender algumas coisas, não sei dizer se é a língua antiga ou norma culta. O estilo dessa HQ é simplesmente único e combina perfeitamente com a história, gostei muito. Alguns detalhes da história me pegaram de surpresa, Macunaíma era pra lá de tenebroso...
Mais uma experiência incrível graças a biblioteca da escola!
comentários(0)comente



Marcos 18/05/2024

Um livro bem interessante
Macunaíma é um livro bem interessante, com muito bom humor. Uma mescla de lendas e mitos com o cotidiano dos brasileiros, uma completa bagunça. Recomendo ler com o auxílio de um dicionário para não perder nenhum detalhe da história. Leia o livro de mente aberta, pois será muito divertido.
comentários(0)comente



CinMeireles 17/05/2024

Eu sempre digo que é super válido amar um livro ruim e odiar um livro bom, porque gosto pessoal não tem nada a ver com a qualidade da obra. Macunaíma está aí para não me deixar mentir: é um livro fantástico, genial, inovador - e foi uma das leituras mais maçantes que tive esse ano.

Eu geralmente gosto de livros que brincam com o absurdo e rompem com as convenções. O problema de Macunaíma é que o "absurdo" dele não gira em torno de algum eixo central que dá forma à história - a história É o absurdo. Não há uma lógica interna a ser seguida. É o caos.

Usando uma narrativa em estilo folclórico, em que absolutamente nada é impossível, ele brinca de misturar lendas com fatos, faz críticas sociais, homenageia as diversas culturas que formam a identidade nacional - e isso é muito legal. Só que, por não seguir nenhum tipo de lógica, a história se torna solta demais, meio sem rumo, tudo é muito exagerado e muito caótico - novamente, um caos sem nenhum centro que lhe dê forma - e isso tornou a leitura muito cansativa para mim.

Agora, não dá pra negar a genialidade desse livro. Sua fama é merecida. É engraçado, irônico, debochado, irreverente. Faz críticas sociais, homenageia diversos aspectos da cultura popular, e Macunaíma é, de certa forma, uma mistura de homenagem e crítica ao próprio povo brasileiro. É um livro riquíssimo, e eu queria ter tido a paciência pra apreciar ele melhor. Infelizmente, não foi pra mim.
comentários(0)comente



VitAria.Matuno 17/05/2024

Assim como Vida e Morte de Gonzaga de Sá, eu li esse livro para a escola e digo a mesma coisa: entendo a importância para a literatura, identifiquei características do modernismo, mas não gostei de leitura. Para mim, um livro bom é aquele que emociona e envolve, no entanto, a história não me fez sentir nada. O final foi o mais próximo de emocionante, mas o resto parecia ter muitas besteiras e coisas que chegaram a me fazer rir, mas só porque eram muito ridículas.
É realmente importante para a literatura, mas não creio que seja uma leitura envolvente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



M. Candido 14/05/2024

FALTA QUEIJO!
Que livro perfeito, meu Deus.

Eu achei que ia ser mais difícil do que foi, acredito que as aulas sobre Macunaima na faculdade ajudaram bastante.

O livro é muito engraçado (e triste), é incrível pensar que o Mário escreveu esse livro em 6 dias.

Não sei muito o que falar, só sei que amei.

Os gregos têm Odisseu,
Os romanos têm Eneias,
Os portugueses têm Gama,
Nós temos Macunaíma.
comentários(0)comente



g.enumo 13/05/2024

Comecei curiosa, li horrorizada, acabei confusa
Não entendi absolutamente nada desse livro, ainda comprei a versão dele em quadrinhos se eu entendia melhor e fiquei na mesma, as ilustrações são maravilhosas, eu amei como elas são meio rabiscadas mas a historia não ajuda, apesar de ser um classico da literatura brasileira, é um pessimo livro.
comentários(0)comente



odeiol1vros 11/05/2024

Ah... que preguiça! foi penoso ler porque não existe nada no mundo parecido com a linguagem deste livro. quantas vezes lia cenas em que pensava COMO alguém pode imaginar uma coisa dessas genial espantoso maluco e engraçado ao mesmo tempo. Ultrapassou toda a estética literária. Me diverti.
comentários(0)comente



Maia.Schiavon 09/05/2024

Realmente um clássico, não dá pra perder um livro do Mário de Andrade, a história é muito intrigante
comentários(0)comente



Grazi 06/05/2024

Complexo
Confesso que no início eu não entendi nada desse livro, e questionei muito sobre o caráter do personagem principal. Porém, quando compreendi que essa era realmente a intenção do autor, com um personagem que realmente não tem caráter algum (como um brasileiro), passei a apreciar mais o livro que fala sobre o povo brasileiro, suas misturas e diferenças. Acho legal para quem não entender, procurar um pouco sobre o que o autor quis transmitir com o livro.
comentários(0)comente



RaquelSales17 28/04/2024

Chocadaaaa
Nunca imaginei que o Macunaíma seria um livro que falasse sobre canibalismo, estupr0 e muito, muito sexo. ?
comentários(0)comente



mhsmaran 23/04/2024

Uma obra 100% brasileira, cheia de características marcantes e falas engraçadas. Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Amanda.Monteiro 22/04/2024

O herói as avessas e caótico. Seria ele a cara do Brasil?
Macunaíma é um personagem marcante da literatura nacional. Índio retinto, feio e preguiçoso, roda os quatro cantos do Brasil em busca do amuleto deixado pela sua amada que se foi. Ao longo da sua jornada vira peixe, vira cachorro do mato, vira príncipe, vira branco... bem Brasil do Brasil, fazendo de tudo para ter o seu muiraquitã de volta.

        Ler esse livro foi um grande desafio para mim, sendo bem sincera. Muitas vezes a narrativa pareceu confusa, principalmente pela mistura de elementos mágicos e folclóricos com uma linguagem prolixa carregada de referências.

         Entendo perfeitamente a relevância da obra, levando em consideração o que Mário de Andrade estava buscando trazer para a literatura nacional (busca pela identidade literária que transbordasse brasilidade). Mas também acredito que talvez ele tenha se empolgado demais. Achei a essência da história até boa, mas a construção da narrativa é tediosa e confusa. Demorei para pegar no tranco e não curti tanto assim. 
comentários(0)comente



949 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR