El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha Tomo 3

El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha Tomo 3 Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1164 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Carlos.Eduardo 16/03/2023

Dom Quixote é um personagem necessário. A narrativa eh muito empolgante e sempre surpreende, então eh bem difícil cair no tédio durante a leitura pq nunca se sabe o que vai acontecer. O prólogo eh maravilhoso, acho que o mais bem escrito que já li; só pelo prólogo a leitura já vale a pena haha. No todo o livro é sensacional, a escrita eh de se admirar tal qual Machado. Enfim, ótimo livro!
comentários(0)comente



Georgeton.Leal 12/03/2023

O louco mais sensato da literatura
Antigamente eu pensava que "Dom Quixote" seria apenas uma sátira às novelas de cavalaria e nada mais, porém descobri nessa leitura elementos que se sobressaem acima disso. Cervantes estava à frente de seu tempo e não há como duvidar de sua maestria nesta obra, a qual já trabalhava elementos que mais tarde fariam parte do romance moderno. Os diálogos do cavaleiro andante com seu escudeiro abordam questões universais que permeiam a humanidade há séculos e não é de se admirar que mesmo após mais de 400 anos, Dom Quixote ainda seja uma obra tão fundamental no cânone literário.
Tanto o contexto da história como os personagens cativam pelo tom tragicômico e pelas diversas reviravoltas. Em sua loucura, Quixote inventa adversários e situações imaginárias, sempre relacionadas às aventuras de cavalaria. Sancho, mesmo vendo o delírio de seu amo, acaba sendo conivente com tudo e por fim se mete nas mais constrangedoras confusões juntamente com seu mestre. Apesar da notória falta de juízo de Quixote, vemos que suas motivações são nobres e muitas vezes até ingênuas. Ao moldar a realidade à sua própria maneira de enxergar o mundo, o Cavaleiro da Triste Figura vive um ideal que se distancia da letárgica existência que antes tinha. Cada episódio de sua jornada se torna um acontecimento ímpar na "comprovação de seu valoroso ofício", onde tudo pode acontecer sob os argumentos mais absurdos possíveis.
Uma das coisas que mais me surpreenderam nesse romance foram as histórias paralelas (que eu nem sabia que existiam), como as de Cardênio, Doroteia e a do capitão Viedma com a moura Zoraida. Tais narrativas poderiam facilmente funcionar como contos independentes em qualquer antologia, mas na saga de Quixote, elas se entrelaçam com a sina do cavaleiro andante, enriquecendo sobremaneira os capítulos da trama.
Simplesmente esse foi um dos melhores romances que já tive o prazer de ler e não tenho receio em afirmar que "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é uma obra atemporal que permanecerá sendo lembrada enquanto existir pessoas que prezem pela boa literatura.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/03/o-louco-mais-sensato-da-literatura.html
comentários(0)comente



lunaa.claraa 09/03/2023

Dom Quixote
Um clássico, gostei muito! A duas visões de mundo pelos personagens, de sonho e realidade e a admiração mútua é incrível!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Januariobook 28/02/2023

Acho que sou doido por causa desse livro.
2011, eu com 9 anos e a professora achou uma boa ideia mandar os alunos ler sobre um homem que certamente perdeu o juízo... eu não gostava de ler, mas foi razoável. Esqueci quase tudo do livro, lembro que ele era biruta, tinha um escudeiro baixo e gordo, Sancho Pança, e o Dom lutava contra moinhos de vento.

PS: não li todo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



patton0 27/02/2023

De fato é um livro deverás interessante.

Se não fosse leitura obrigatória dá aula de literatura, tenho quase certeza de que não iria ler tal obra tão cedo, mas foi uma experiência incrível, principalmente em leitura em conjunto com meus colegas.

Em algumas partes me senti perdida, talvez por não ter afinidade com clássicos, mas após me encontrar nas palavras fui devorando o livro de uma maneira que nem sabia que conseguia.
comentários(0)comente



Fernanda.Despirto 26/02/2023

Esse livro tem de tudo.
Ensina o que é ser gente do bem, gente do mal, gente engraçada e gente que segue em frente?
Gostei mais do volume 2 do que do 1.
E sou mais apaixonada pelo Sancho do que pelo Dom Quixote ?
comentários(0)comente



Marlene Koch 25/02/2023

Loucura normal.
Difícil não ser louco em certas épocas da história da humanidade. Em todos os tempos o normal é ter algum transtorno mental, ansiedade ou depressão. Anormal é ser normal, estar de bem consigo mesmo, vivendo e deixando viver. Dom Quixote foi normal em sua loucura transparente de todos os livros que o escritor leu, criando um personagem para esvaziar o cérebro, na tentativa de ser um pouco anormal o que nem o personagem nem o escritor conseguiram.
comentários(0)comente



Gabriela1213 23/02/2023

Todos deveríamos ser cavaleiros andantes
Esse livro tem o poder de mudar seu dia, eu nunca ri tanto, as aventuras de Dom Quixote e Sancho, vão te fazer querer viver a vida conquistando memórias. O fim é trágico, é preciso ler para entender, um livro que me fez rir também me fez chorar, fiquei desacreditada, mas valeu cada segundo que doei para ler essa obra.
comentários(0)comente



Aninha 22/02/2023

Apesar do grande impacto cultural de Dom Quixote, não gostei muito dessa versão... o cavalheiro lunático me é irritante ao passo que seu fiel escudeiro é um tolo.
acredito que esta versão seja para agradar crianças e talvez a obra original seja melhor e por isso seu impacto através da história, mas não pretendo ler tão cedo para descobrir
comentários(0)comente



Marcelo 22/02/2023

Um clássico é um clássico
O livro é a versão simplificada, que ajuda muito, o livro é muito bom, a edição é barata é bem bonita, recomendo.
comentários(0)comente



Laura 21/02/2023

Apenas não leiam esse livro. É muito entediante e sem graçaaaaaaa sério não sei como aguentei, li por causa da escola
comentários(0)comente



Gabriela Medeiros 21/02/2023

Um clássico é um clássico por algum motivo
Dostoiévski, certa vez declarou que não havia nada mais poderoso do que esse livro. E, bom, negar as palavras do grande autor russo, seria um ultraje. Ele estava certo, é fato inquestionável que as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança são um primoroso marco na história da literatura mundial. Icônico, bem humorado, com um toque irônico tão inovador para seu tempo, Cervantes constrói uma sátira as histórias de cavalaria tão famosas na Espanha do século 17. E não se engane, pois, apesar de se tratar de uma comédia, há um “quê” de tragedia, uma profundidade nas entrelinhas das frases irônicas, das contradições e referencias.
A obra de Cervantes não é considerada uma obra prima à toa, sua narrativa atemporal nos leva a refletir sobre a razão e a loucura, a ficção e a realidade, sobre a fantasia, a ingenuidade, sobre as adversidade que a vida nos tras e a forma de lidar com elas. Mesmo com séculos nos separando, por vezes me peguei rindo das peripécias do Cavaleiro de la Mancha, como na história dos moinhos, e às vezes vi meu próprio reflexo no seu escapismo da realidade.
Como Quixote, por vezes me peguei romantizando a vida, criando cenários imaginários, sonhando com aventuras e pensando o quanto gostaria de viver histórias como a dos livros. Sonhei, criei um mundo de ficcional só meu, fugindo dos meus medos e da solidão. E por vezes a fantasia e a emoção me fizeram enxergar coisas que jamais enxergaria se seguisse a racionalidade. Fiz da loucura minha razão.
“Encheu-se-lhe a fantasia de tudo que achava nos livros, assim de encantamentos, como pendências, batalhas, desafios, feridas, requebros, amores, tormentas, e disparates impossíveis; e assentou-se-lhe de tal modo na imaginação ser verdade toda aquela máquina de sonhadas invenções que lia, que para ele não havia história mais certa no mundo.”
Por fim, Quixote nos ensina que sonhar é necessário, é o que nos move e nos faz vivos, ao mesmo passo que nos faz compreender que o mundo é dificil paras os sonhadores.
comentários(0)comente



13marcioricardo 21/02/2023

Que grande viagem!!
Dom Quixote é pra muitos o maior romance da história. E há boas razões para se aceitar essa tese. Pode ser discutível, questão de gosto, mas ninguém pode negar que está entre os maiores.

O título do último capítulo deu-me um aperto no peito e as últimas páginas me custaram, porque sabia que estava acabando esta grande jornada com as aventuras do Cavaleiro da Triste Figura e seu fiel escudeiro. Vão deixar saudades.

Apesar de denso, muito me ri. E sei que quando me lembrar da história, dos duques e outros personagens, mas acima de tudo de Dom Quixote de la Mancha e Sancho Pança, bem como seus respectivos companheiros cavalo Rocinante e o burro Ruço e, ainda a inesquecível, sem par, mítica, formosissíma e incomparável Dulcineia del Toboso; haverá um sorriso em mim.

O livro é tido como uma crítica aos romances de cavalaria e, com certeza o é. Mas é, muito além disso, uma crítica ao ser humano em geral, pois a maioria das pessoas tem suas lutas quixotescas, suas fantasias, seus delírios e, como demonstra o livro, até pessoas bem formadas e ajuizadas podem perder a razão em determinados temas e fazer outros acreditar nelas e os seguirem. É o que não falta neste mundo..

Obra robusta, completa, onde podemos encontrar muitas reflexões que conhecemos hoje. É longa, minha edição tem setecentas páginas com letras pequenininhas, mas outras têm mais de mil e trezentas. Se vale a pena ? Claro que sim. Merece todos os créditos e estou muito feliz de ter lido este clássico dos clássicos!
rfalessandra 21/02/2023minha estante
Sua resenha está perfeita! A minha LC está com o calendário extenso, mas eu chego lá... vou me divertindo com as aventuras


Regis2020 13/02/2024minha estante
Amei sua resenha, Márcio!!! ???
Sou apaixonada por esse livro maravilhoso! Li com com meu pai na infância e pretendo reler em breve. Sua resenha me trouxe uma nostalgia tão gostosa, talvez eu apresse a leitura. ??


13marcioricardo 14/02/2024minha estante
Obg Regis ?




1164 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |