Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo




Resenhas - Noite na Taverna


669 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


arthurzito 14/02/2024

Eu gosto muito das obras de José de Alencar, Castro Alves e Álvares Azevedo, o que todos esses escritores têm em comum é serem grandes exemplos de literatura romântica no Brasil. Juntos eles traçam uma cronologia de duas fases desse movimento: o indianismo e o apelo social, mas falta uma outra fase, a ultrarromântica e pensando nisso eu decidi ler "Noite na taverna" para conhecer melhor essa geração literária. Eu esperava uma mistura da fase urbana do José de Alencar com os trabalhos de Goethe (único escritor romântico europeu que conheço), mas o que eu recebi foi algo totalmente o que eu esperava e o que eu não esperava simultaneamente. A história se passa em uma taverna em que determinado momento um grupo de amigos, para se entreter, decidem cada um contar pequenas histórias sobre suas vivências. É uma coletânea de contos mas que na verdade são diálogos também; os temas centrais são amor e morte, mas sempre voltada para uma identidade mórbida. Eu achei somente a primeira história interessante, me lembrou muito o conto "Berenice" do Poe, o restante das histórias são meio forçadas para uma conversa, parecia meio artificial e com uma linguagem meio intragável. Nos dois primeiros contos eu me acostumei, mas depois eu fiquei meio enjoado com a repetitividade. Além disso, o final eu demorei a entender, tive que reler e procurar na internet uma resenha para conseguir realmente me situar no que aconteceu.

Não sei se escolhi o melhor exemplo dessa fase do romantismo, mas não pretendo ler outro trabalho desde período.
comentários(0)comente



g4b5 01/03/2022

descobri esse livro por um video de recomendaçoes no tiktok kkkkkkk antes so tinha ouvido falar do autor nas aulas de literatura mas nunca soube sobre o que eram as historias dele e etc, mas ainda bem que descobri.
nunca li nada de Alvarez de Azevedo, mas acho que esse foi um bom inicio (se bem que nem sei se existem mais obras do autor publicadas...), gostei bastante da escrita (em alguns momentos foi meio cansativa, parada e dificil de compreender, mas no geral é facil), das historias e de como as historias sao contadas pelos personagens.
os "contos" repletos de amores, mortes e dos mais diversos crimes me entreteram bastante, porém duas coisas me chamaram bastante a atenção:
1- em uma resenha vi alguem comentado sobre a questão do sexo nas historias e de como é retratado, e eu concordo com essa pessoa, mas tambem acho que essa talvez tenha sido o objetivo do autor, já que as historias estão repletas de crimes, violencias e mortes, como se tudo tivesse sido escrito pra deixar o leitor desconfortável;
2- no inicio do livro, é introduzido o romantismo (escola literaria da qual Azevedo fez parte) e o autor em si, contando um pouco de sua história, o que me incentivou a pesquisar mais sobre ambos, o que tambem rendeu diversas anotaçoes pelo livro, ora sobre o que tal termo ou nome é/significa, mas tambem muitas sobre como as caracteristicas do romantismo,ou no caso da escrita de Azevedo, o ultrarromantismo, está presente em sua obra.
nath191 02/03/2022minha estante
Álvares de Azevedo é um dos pouquíssimos escritores românticos que eu consigo engolir, em suma por causa desse livro. Porque de resto, as obras desse período costumam de enjoar??


g4b5 02/03/2022minha estante
esse livro foi o único que eu li até agora (pelo menos dos autores nacionais), tem algum q vc indica?


nath191 02/03/2022minha estante
Desse período romântico não, porque os poucos que eu li não gostei kk
Agora nacional, eu te indico o Cortiço. Tira da sua cabeça todos os preconceitos que vc tem por ter estudado o naturalismo na escola. O Cortiço é simplesmente maravilhoso.


g4b5 02/03/2022minha estante
sempre tive vontade de ler mas o preconceitos me impediam kkkkkkkkkk mt obg :)




livrosmortificados 05/08/2022

a escrita do alvares de azevedo, o ultraromantismo, essa morbidez, o sombrio é perfeito.
acho que a intenção do autor nesse livro foi realmente mostrar o pior lado do ser humano, mostrar o quanto podemos ser repugnantes
"(...)Calai-vos malditos! A imortalidade da alma? Pobres doidos! E porque a alma é bela, porque não concebeu que esse ideal possa tornar-se em louco e podridão, como as faces belas da virgem morta não podeis crer que ele morra?(...)"
comentários(0)comente



huntero 07/02/2023

Em uma taverna do século XIX, cinco amigos decidem narrar suas macabras histórias de amor. As paixões de Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann são tão intensas quanto loucas. No passado, ainda jovens e inconsequentes, eles macularam suas vidas com atos infames, que nunca esqueceram.
comentários(0)comente



Maria290 14/07/2023

Louco que é louco é louco mesmo
Eu estava muito ansiosa pra ler esse livro pois gostei dessa ideia de um romance estilo Edgar Allan Poe brasileiro. De fato, curti muito as histórias (apesar de algumas me deixarem bem ????), apenas achei a linguagem um pouco confusa. Não entendi quase nada do que se passou nos três últimos capítulos, mas, ok...

Também achei os personagens bem perturbados, do tipo, vocês querem que eu pague uma terapeuta pra vocês???

Num geral, gostei, só acho que vou ter que reler no futuro pra tentar entender melhor...
comentários(0)comente



nath191 04/11/2021

Dedo no c00l e gritaria
Primeiro, quero deixar bem claro que eu AMEI esse livro.
Porém vamos começar pelos pontos negativos.
Nosso querido Álvares de Azevedo escreveu esse livro para uma certa elite literária romântica, elite da qual nenhum de nós fazemos parte, então a leitura é um pouco complicada. Muitas expressões que fogem da ordem direta do português, muitas palavras que eu nunca vi, entre outros.
Outro probleminha, é que essa é uma obra póstuma, então muitas coisas provavelmente teriam sido revisadas pelo nosso garoto gótico se ele mesmo tivesse publicado, por isso a história tem esse quê de caos.
Agora as coisas positivas:
Nessa edição, tem comentários e glossário no rodapé. Além de uma análise ao fim de cada capítulo, então pude compreender melhor.
Apesar de seguir as tendências, Álvares tem uma criatividade espetacular e escreve muito bem. Cada história constrói muito bem a personagem. Você consegue determinar os limites de alguns dos homens. Por exemplo, tudo o que foi feito ali, Bertram teria coragem de fazê-lo, mas nem tudo que o Bertram fez, outras personagens fariam.
Eu gostei muito das histórias também, bem macabras na minha opinião.
Fiquei com muita vontade de ler outras obras românticas ( isso é um grande feito, tendo em conta meu ranço com as obras dessa época). E o plot twist do final? (posso chamar de plot twist? Acho que sim) Simplesmente incrÍvel! O caos instaurado.
É isso, livro muito bom.
Se você tiver a oportunidade, Leia!
comentários(0)comente



Daughter Of Hermes 26/01/2022

A escrita é excepcional
Mas os personagens são nojentos. Claro, para a história da vida boêmia e libidinosa faz sentido, mas se você tem gatilhos com es*up*o eu recomendo não ler. Mesmo assim, esse livro é uma ótima leitura, infelizmente você precisa "entender" as ações dos personagens (que são horrorosas e nem um pouco compreensíveis)
Dhewyd 26/01/2022minha estante
Tem um livro da Darkside que tem vários contos de integrantes da academia brasileira de letras... e tem esse aí, noite na taverna... o nome do livro é medo imortal... muito bom... e o livro tem a capa muito linda.


Manu 26/01/2022minha estante
eu pensei exatamente a msm csa quando eu acabei




Gus 10/02/2022

Que livro.
Esse é um daqueles tipos de livros que claramente não é para todo mundo.

Alguns dos assuntos nele são extremamente pesados e, quem é sensível a algum desses temas, pode ter gatilhos. Mas, conhecer uma obra do romantismo brasileiro, é maravilhoso.
A escrita de Álvares de Azevedo é algo MUITO lindo de se ler. Eu fico besta como ele conseguiu escrever uma obra desse calibre em tão tenra idade. E sinceramente, maravilhoso.

Eu até marquei muitas passagens, mas, com certeza, essa aqui:
"— Matai-me então! não tereis um punhal! Uma punhalada pelo amor de Deus! Eu juro, eu vos abençoarei
— Morrer! e pensas no morrer! Insensata!—Descer do leito morno do amor a pedra fria dos mortos! Nem sabes o que dizes. Sabes o que é essa palavra— morrer? É a duvida que afana a existência: É a duvida, o pressentimento que resfria a fronte do suicida, que lhe passa nos cabelos como um vento de inverno, e nos empalidece a cabeça como Hamlet! Morrer! É a cessação de todos os sonhos, de todas as palpitações do peito, de todas as esperanças! É estar peito a peito com nossos antigos amores e não senti-los! Doida! é um noivado medonho o do verme: um lençol bem negro, o da mortalha! não faleis nisso; por que lembrar o coveiro junto ao leito da vida? Põe a mão no teu coração—bate e bate com forca, como o feto nas entranhas de sua mãe. Há ai dentro muita vida ainda: muito amor por amor, muito fogo por viver! Oh! se tu quisesses amar-me!"

Incrível.
Para Noite na Taverna, eu dou quatro estrelas.
comentários(0)comente



jaque103 05/03/2023

Tudo pela moda
álvares era lelé da cuca, o menino doido, esse livro é bom mas pesado demais, eu e a sky ficamos famosa no senac pois escolhemos esse livro como base para o nosso projeto integrador.
tem tudo de ruim nesse livro, canibalismo, necrofilia,! nossa só jesus para salvar.
no mais bueno
comentários(0)comente



Gabriel1994 21/02/2022

Putaria Clássica
Um livro ruim que se baseia do começo ao fim em contos com sexo, porém das piores formas, desde necrofilia até incesto.

Livro que não acrescenta nada e esse papo de "Ultra-Romantismo" é papo de cult loco das ideias igual o autor.

Não acrescentou em nada, infelizmente. Primeiro nacional do ano flopou!
Gus 11/05/2022minha estante
eu gosto muito desse livro kkkkkk. Principalmente, por causa do movimento literário dele. É um livro muito mais pesado mesmo e é até um certo retrato da vida boêmia do autor.




Natine 31/05/2022

Uma experiência
Ler Noite na Taverna é uma experiência necessária para qualquer leitor. Confusa e misteriosa, a trama não se tornou um clássico atemporal por nada.
comentários(0)comente



Freddy Bacus 26/01/2024

Romântico
Bom, o que falar de clássicos... O que falar de Álvares de Azevedo? É um ícone...
Nesse romance acompanhamos os colegas de "bar" ébrios, contando suas histórias relacionadas ao amor e ao prazer carnal, e elas envolvem a violência, o libido, o adultério, incesto e vários outros temas que são abordados majestosamente por Azevedo, e narrados naquela estética secundária do romantismo, o que deixa tudo mais lúgubre e sofrido... Interessante ver como o autor tão jovem conseguiu imaginar sobre a vida e sobre o amor e sobre a Europa... Enfim, recomendo fortemente.
sosodecampos 26/01/2024minha estante
simmm! um dos meus favoritos da literatura brasileira ?




zoozve 12/01/2022

Um livro muito bom. A leitura pode ser difícil de se compreender, por ser antigo, mas não deixa de ser uma leitura indispensável.
Embora sejam contos, eles são interdependentes, o que não é recomendável serem lidos aleatoriamente. A temática é por vezes sombria , com uma pegada de horror, intereszantissimo!
comentários(0)comente



Bru 29/04/2021

Gente, o que rolou nesse negócio não está para brincadeira. Sei da importância na literatura da obra, mas não é grande coisa. O meu problema com a leitura nem foi o linguajar, foi a forma confusa dos relatos. E cada um mais louco que o outro, um pega defunta, o outro pega casadas, e tem outro que sequestra e dopa a mulher que "ama", os homicidas, umas loucuras tão absurdas que as vezes chegam a ser cômica, embora sejam assuntos problemáticos.
Emanuel.Müller 30/04/2021minha estante
Este livro nos mostra o quão o homem pode cometer absurdos só pela busca de um prazer egoista.




Dark Lady 07/09/2023

Noite na Taverna - Álvares de Azevedo
A história é basicamente sobre amigos em uma taverna bebendo e contando suas aventuras. Histórias que envolvem amor, estupro, necrofilia, etc.
É um livro bem curto, mas a linguagem dificulta um pouco a leitura.
comentários(0)comente



669 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR