Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo




Resenhas - Noite na Taverna


669 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


jchwy 07/10/2021

Noite na Taverna de Álvares de Azevedo
O grande representante do gótico na literatura brasileira. Um livro mórbido escrito por um gênio que morreu muito jovem, mas se imortalizou pelo seu trabalho no ultrarromantismo do século XIX.

Noite na Taverna envelheceu muito bem para mim. Foi leitura obrigatória no ensino médio, e por conta da minha inocência, não entendi 70% de boa parte do livro na época que li. Mas lembro de ter gostado por conta do conteúdo soturno (diferente de outros livros que fui obrigado a ler). Logo, a releitura me fez favoritar esse livro por ser uma obra tão singular.

A narrativa é incrivelmente fúnebre: a história se passa em uma noite de bebedeira entre amigos, onde cada um dos personagens conta um relato que aconteceu na vida, isso envolvendo certas? "peculiaridades" como: morte, assassinato, incesto, canibalismo, necrofilia, aborto, estupro, suicídio, adultério, traição, etc. São 5 narradores que praticamente competem para saber quem viveu a trama mais perversa:

"[...] Um por um evocamos ao cemitério do passado um cadáver. Um por um erguemo-lhe o sudário (pano que envolve o cadáver) para amostrar-lhe uma nódoa de sangue. Fala que chegou tua vez."

- - -
Imagino que a nota baixa aqui no skoob, se deve exatamente a leitura obrigatória por conta das aulas de literatura. Pois, apesar de curto e com narrativa interessante (contendo um bom plot twist no final), não chega a ser um livro fácil de ler. Assim que acabei a leitura, recorri a materiais de apoio e me surpreendi com algumas coisas que não "fisguei" só lendo.
comentários(0)comente



Daniel Andrade 01/02/2023

Baita clássico
Bastante explícito, certamente pesado e não indicado para adolescentes (apesar de ser leitura obrigatória em diversos colégios). Rola canibalismo, incesto, assassinato, só não pode ateísmo!!!
A maior parte dos contos são bem legais, mas o estilo da escrita não é meu favorito, por isso a nota 3/5. De fácil e rápida leitura, certamente é um clássico nacional e que, principalmente pra época, foi muito importante.
comentários(0)comente



Tatá 11/12/2021

Essa leitura foi sofrida. Não que a linguagem fosse dificil ou algo assim, pois tem uma linguagem bem simples mesmo pra época. é que tudo circulava somente sobre sexo (estupro, inclusive), morte e necrofilia. Porém imagino q o horror e choque fossem não apenas a intenção, mas que na época que foi escrito tivessem um impacto diferente
comentários(0)comente



Pedro 13/02/2023

Só li porque fui obrigado
Talvez isso tenha influênciado na minha avaliação, mas olha, o tanto de crises que eu tive por causa do que eu li nesse livro não está escrito
comentários(0)comente



Felipe1503 09/12/2023

Clássico do horror
O livro traz histórias muito boas e de fato horripilantes pra época em que foi lançado. Saber um pouco da história do autor e suas influências ajuda muito na assimilação do livro.

Só achei o início um pouco erudito demais.
comentários(0)comente



acarolfeliz 09/04/2021

Segunda vez que leio este livro e fico encantada com o tanto de referências, os contos de horror que nos prende atenção do início ao fim. O autor é simplesmente genial, e me choca que ele escreveu tudo isso antes dos 20 anos.
comentários(0)comente



Carol 16/03/2020

Não leia se você é uma pessoa muito conservadora e se incomoda com o grotesco, caso não se importe, vale a leitura
comentários(0)comente



Camila Robyn 28/01/2021

Dei 3 estrelas só pela ilustração
Os contos são confusos, com uma conclusão meio sem graça.
Teve um conto em específico que me deixou incomodada.
O final foi muito ????, Sem muito sentido eu diria.
Mas valeu a leitura só pelas artes do HQ.
comentários(0)comente



Grace santana 19/06/2021

Bem escrito mas...
O livro é bem escrito, o autor sabe criar tensão porém as histórias são pavorosas. As histórias que eles contam na taverna são basicamente sobre abusos a mulheres ou traição as pessoas que tentaram ajudá-los.
comentários(0)comente



Luiza Carvalho 05/05/2022

q nojo desse livro
eu sei q o Azevedo foi importante pro ultrarromantismo, mas meu deus quanto drama kkkkkkkk
a temática desse livro é toda nojenta, as descrições, tudo
1? só por causa da importância histórica, mas de resto... blé
comentários(0)comente



Hudson 14/03/2021

Grata surpresa da literatura brasileira
Sabe quando a gente não espera nada de um livro, (ou de qualquer coisa na verdade)?
Assim ocorreu com essa obra. Peguei num sebo, às pressas, pois tinha um compromisso e já estava lá há um bom tempo. O nome Álvares de Azevedo não me era estranho, lembrei das aulas de literatura que tive na graduação em letras (que tive de trancar). É fato que li pouca coisa da nossa literatura, o que pretendo reverter o quanto antes, e esse livro foi um bom pontapé para isso. Trata-se de contos bem ao estilo Edgar Alan Poe, carregado de referências, mas com grande dose de originalidade, entre o romantismo e o horror/terror. O livro não me soou brasileiro, inclusive, não digo isso por achar bom ou ruim. O que importa é que a leitura foi muito prazerosa, daquelas que a gente sente pesar quando acaba. Os contos vem dos relatos de cinco amigos bebendo em uma taverna, e em cada capítulo eles vão contando as suas histórias mais escabrosas. Tudo de mais pesado você encontra ali. Morte, canibalismo, necrofilia, incesto, e toda sorte de "imoralidades", vamos dizer assim, e há também algumas incursões filosóficas. Surpreendente também, pelo fato de o autor ter morrido com apenas 20 anos, e ter escrito desse jeito. Pesquisando depois vi que é uma das grandes referências da literatura brasileira e pra mim foi uma ótima descoberta, quase sem querer.
thecia 14/03/2021minha estante
já adicionei na minha lista! quero muito ler Álvares de Azevedo


Hudson 14/03/2021minha estante
Opa! Que legal! Eu adorei a experiência. Depois me diz o que achou. ?


Hudson 14/03/2021minha estante
Eu li uma resenha aqui no skoob, de um cara que não gostou do livro. Mas eu adorei. ?


thecia 14/03/2021minha estante
ai espero que eu goste! estou me apegando a literatura nacional


Hudson 14/03/2021minha estante
Tô querendo ler mais dos brasileiros tbm. ?


jordanpessanha1 15/03/2021minha estante
Nossa adorei sua resenha! E como estou lendo e curtindo bastante os contos de Edgar Allan Poe essa pode ser uma ótima experiência com literatura nacional, a qual eu li quase nada até hoje.


Hudson 15/03/2021minha estante
Valeu meu caro. Essa atmosfera de terror é muito envolvente, eles sabem criam um clima, o que me agrada bastante.


jordanpessanha1 15/03/2021minha estante
Verdade mano. Eu tô surpreso por estar gostando bastante de terror na literatura, pois eu sempre tive aversão em filmes e séries (como você bem sabe rs)


Hudson 16/03/2021minha estante
???? cuidado com os fantasmas.


jordanpessanha1 16/03/2021minha estante
KKKKK irei tomar cuidado. Já consegui esse livro em mobi, vou ler após terminar os contos do Edgar Allan Poe, até pra manter a vibe.




Miller 17/07/2023

Assombroso
Devo ser honesto, tive muita dificuldade de entender parte da obra conta das palavras e expressões antigas, não sei se a culpa é minha ou da edição. De qualquer forma, reli e reli várias vezes para poder compreender bem e posso dizer que obtive êxito. A atmosfera e os acontecimentos são ambos muito macabros.
comentários(0)comente



Reis 01/11/2020

Sem dúvida bizarro em diversos ponto e mecabro em todos...
Não leria novamente e nem recomendaria pra outra pessoa sem saber quão sensível ela é, esse livro possui diversos gatilhos que contam com necrofilia e estupro
comentários(0)comente



thery 11/06/2021

gostei da forma como álvares de azevedo encaixa os pequenos contos como conversas na taverna e também, a relação que estabelece entre as histórias e outros clássicos. no entanto, por mais que eu esperasse algumas histórias sombrias, não pensei que teriam tantos estupros e violências diversas contra mulheres... certamente é um dos clássicos mais problemáticos!
comentários(0)comente



669 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR