Jéssica Romeiro 29/02/2020O que podemos dizer de um romance que causou tanto impacto em seu lançamento, e que a principal crítica do autor era o modo de vida da provinciana burguesia francesa. O romance se passa no período descrito por Charles Baudelaire, contemporâneo de Flaubert, numa sociedade esgotada, embrutecida que se escandalizava com a ficção e amava apenas as posses. O livro foi recebido com críticas por parte da sociedade francesa que rendeu até um processo contra Flaubert que foi a julgamento sob acusação de imoralidade, mas que felizmente acabou sendo absolvido. Como pontua o próprio Baudelaire, o livro por si só já teria sido grande sucesso mesmo sem o processo, pois os críticos já haviam aprovado o romance quando ele ainda era escrito em forma de folhetim.
O livro começa contando a infância e juventude de Charles Bovary que tem como principal característica o temperamento moderado, nos estudos era mediano apesar de ser esforçado. Com a insistência da mãe foi estudar medicina, mas não entendia nada do que era dito então não levou os estudos a sério, consequentemente não conseguiu ser aprovado no exame de oficial de saúde em sua primeira tentativa. Charles se casa então com uma mulher mais velha, com arranjos feitos por sua mãe, com interesse no dote da então esposa, achando que iria ter mais liberdade, no entanto a mulher era quem mandava. A primeira esposa de Charles não é a nossa madame Bovary, que dá nome ao livro, mas sim Emma Rouault, que se casa com Charles após morte de sua primeira mulher. Como descrever Emma? Jovem do campo, educada num convento, tinha na cabeça sonhos de ter um romance como nos livros que lia. Casou-se com Charles em busca desse amor arrebatador que muito costumava ler, mas logo nos primeiros dias de casada sentiu a monotonia do casamento e se arrependeu.
A história se desenrola de forma fantástica, pelo menos comigo, tive sentimentos mistos em relação a Emma, em certos momentos você entende a personagem e chega a torcer por ela, mas há trechos que você simplesmente a odeia, principalmente quando longe de seus amantes ela se torna uma pessoa insuportável chegando a ser mimada.
Esse livro merece ser lido pois todos devem conhecer essa incrível história e tentar entender esses personagens e suas motivações, você acabará por gostar de todos os personagens narrados, senão a maioria deles, pois são muito bem elaborados, as descrições são muito bem-feitas. Se você terminar esse livro não querendo ser ou não amando Emma Bovary, mesmo com seus defeitos, você leu errado.