Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert




Resenhas - Madame Bovary


1208 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


nycamorzim 12/07/2023

Madame Bovary
Eu só posso começar falando do quanto Flaubert conseguiu me fazer gostar tanto de um livro do qual não esperava tanto porque apesar de saber do marco que essa escrita causou na literatura só imaginava coisas bobas dentro dele (fui muito enganada).
Madame Bovary é sobre uma mulher que queria ascender socialmente, e apesar de ser sensível e transparecer ser empática muitas vezes em sua narrativa acabava se contradizendo com ações moralmente questionáveis. Pessoalmente falando, sinto que todos nós podemos nos identificar um pouco com a madame, seja em ambicionar e pensar de forma que "os fins justificam os meios" ou na sensibilidade e dor que a personagem retrata, nos causando até mesmo pena e um leve passar de pano em suas ações. De modo geral, Madame Bovary é um livro fabuloso e que faz jus ao reconhecimento que tem.
comentários(0)comente



MadameM 12/07/2023

Chifre
É um livro que eu demorei MUITO para terminar de ler, uma leitura super lenta e que não me prendeu em nenhum momento. Mais um livro de romance que eu tentei gostar mas falhei miseravelmente.
A Emma só sabe colocar chifre no pobre daquele marido dela, ela vê um cara na rua e já se apaixona, incrível.
comentários(0)comente



Andrea.Karli 12/07/2023

Madame Bovary sou eu e todos nós
Esse foi meu primeiro livro de literatura francesa que eu li e digo que foi algo bem legal. Madame Bovary em si me despertou uma grande tristeza em sua história, ela que sempre idealizava tudo ao seu redor, como casamento, maternidade e amantes, acabou não conseguindo o que queria em sua vida. Eu gostei muito dessa leitura, com detalhes bem intrigantes e com uma história divertida de ler.
comentários(0)comente



sabrilivros 12/07/2023

amo esse. sou obcecada pela historia da emma e sinto muita compaixão por ela. senti que tinha um tesouro nas minhas mãos.
comentários(0)comente



Teresa 12/07/2023

Um livro que me fez refletir muito
Madame Bovary foi uma experiência chocante pra mim. Foi um dos livros que mais me fez refletir que essa vida que temos aqui na terra não é um romance nem um conto de fadas onde tudo é fácil demais. Não. Nós temos (e devemos) passar pelas dores e sofrimentos da vida, sem isso estamos condenados como a Emma.
Com esse livro aprendi também que o amor é sacrificar-se pelo outro, como diz Santa Giana "Amor e Sacrifício estão intimamente ligados entre si como o Sol e a Lua". O amor não é conforto e um romance como a Sra. Bovary queria.
Valeu a pena a leitura.
comentários(0)comente



Renata.Orlando 01/07/2023

Clássico
Flaubert foi bem preciosista na linguagem e acabou por construir uma personagem que é base na literatura.
comentários(0)comente



Walkyria 30/06/2023

Bovary
Não é atoa que essa obra é um clássico da literatura, história intrigante, lenta, reflexiva. Desperta raiva e dó dos personagens.
comentários(0)comente



Sccp.Iolanda 29/06/2023

Madame Bovary é um livro estonteante. A forma como abordam a solidão e o vazio que assombra a Emma, é tão sutil.
Acompanhar toda essa trajetória dela a procura de um romance avassalador, nos mostra o quanto somos parecidos com Emma. Emma tinha o hábito de ler romances irreais que á levaram a criar expectativas igualmente irreais.
O leitor acaba indo sempre pelo mesmo caminho, com expectativas absurdas em seus romances reais, pois leram muitos homens fictícios que moveriam terras por suas amadas.
O problema é que isso atingiu Emma de uma forma forte demais, esse livro nos mostra o quão diferente pode ser a realidade e como ela foi dura com Emma, que era acostumada a sempre esperar aquilo que estava fora de realidade.
No fim Emma só queria um amor, como os dos livros.
comentários(0)comente



Marcos774 26/06/2023

Ótima leitura!
Gostei muito da leitura. Uma obra que me fez refletir por diversas vezes sobre os fatos que estavam acontecendo. O autor escreve de tal forma que você não consegue fcar contra ou ir a favor da protagonista (Emma), pelo menos pra mim isso aconteceu.
comentários(0)comente



Paula.Costa 25/06/2023

Ótima leitura, principalmente quando se tem o contexto histórico. Deixei pra ir atrás do contexto só após terminar e senti que tivesse feito isso antes teria aproveitado mais a leitura.
Numa leitura rasa, é um livro sobre uma mulher adúltera, inconsequente e egoísta. Emma é tudo isso mesmo, mas é muito mais que isso. Ela é humana, tem desejos e dá vazão a esses desejos, comete erros, é sonhadora e romântica. Vive um casamento frustrado, com um homem que, apesar de amá-la e ser bondoso, é apático e conformado o que a frustra profundamente e é a partir dessa frustração e por sonhar viver um grande amor como os dos romances que ela lê, que ela se lança numa vida de adultério e mentiras. É importante ter em mente que é um livro escrito no século XIX, que o autor foi inclusive, processado por tê-lo escrito, tamanho o tabu que esse tema representava.
As discussões que se apresentam a partir dele são infinitas. Muita gente tem um ranço gigante e nem dá uma chance a essa leitura pq uma protagonista que erra? Ainda mais uma mulher, esposa e mãe, que absurdo! Mas é uma leitura que eu recomendo. Só fica uma pergunta, será que se Emma fosse um homem ele seria tão odiado e esse livro seria considerado tão polêmico?
(Ps. Estejam preparados pra uma narrativa lenta, extremamente descritiva que hora é interessante por vc conseguir se transportar para o cenário descrito, hora é cansativo pq é só uma sala, precisava mesmo 2 páginas para descrevê-la? Enfim, é uma característica do autor. Demora um pouco pra engrenar, até uns 30% do livro quase desisti, mas valeu a pena ter perseverado pq é um livro incrível demais)
comentários(0)comente



Fernanda 24/06/2023

Meu primeiro contato com Madame Bovary foi através de uma adaptação em filme, a de 1991. Eu era bem jovem e lembro de pensar "Como alguém comete tantos erros em sequência?" e até ficar com raiva da protagonista. Então, já fui para a leitura sabendo como a história se desenrola. Agora, uns 10 anos depois de ter visto o filme, finalmente li o livro, e ainda que eu tenha tido raiva ou tenha ficado surpresa em algumas partes com os atos de Emma Bovary, o livro foi bom para entender as motivações, personalidade e vida frustrada dela. Gostei bastante, apesar de não ser a maior fã do gênero realismo, confesso. Sobre essa edição, apesar de ter sido indicada com a melhor por questões de tradução (e o prefácio, assim como as notas introdutórias são ótimas), acho que tem muitas palavras não tão frequentes, e que poderiam ter sido trocadas para sinônimos mais usados, pelo menos na língua portuguesa brasileira.
A primeira parte é bem lenta, serve mais como ambientação, a segunda já tem um ritmo mais acelerado, mas a terceira é bem frenética, e foi nela que não consegui desgrudar do livro, mesmo sabendo o que iria acontecer.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Heitor 20/06/2023

Uma representatividade trambiqueira
Em madame bovary flaubert já antecipava os impactos que as comédias românticas viriam a ter na concepção de gerações de jovens ingenuamente apaixonados.
com uma conclusão a qual a caracterizo na categoria: ?meu deus, eu não sabia que acontecia isso em o pequeno príncipe!?, a tragédia do francês mostra-se ainda bastante contemporânea e atualizada.
de todos os rodeios presentes, é impossível para mim ignorar o tanto que a pequena berthe sofreu e, pois muito que bem, ainda vai ter de sofrer assimilando essa batalha silenciosa que permeou toda sua infância; sinceramente, seria muito feliz de ler sobre suas consequências #forçasberthinha
comentários(0)comente



Mab 18/06/2023

A escrita é bem descritivaaa, cheia de detalhes, o que às vezes era bem cansativo. MAS valeu muito a pena. Eu amei dms esse livro. Consigo entender o anseio da Emma em idealizar relacionamentos, mas não passo pano...Final trágico, favoritei.
comentários(0)comente



Joao.Alessandre 16/06/2023

?Emma Bovary c'est moi?
Madame de Bovary é um daqueles clássicos aclamados cuja leitura não decepciona. Flui fácil, rápido. Nos identificamos com vários personagens ou encontramos traços de similaridades destes em pessoas próximas. O dedicado Flaubert gestou essa obra prima em 5 anos onde claramente nota-se o cuidado no enfrentamento de questões basilares para a sociedade da época. Emma Bovary não é apenas a personagem central desse romance... é antes de tudo a representante primeira do descontentamento feminino. Sua iniciativa de romper com as convenções e entregar-se a seus sentimentos impactou definitivamente na lógica de um patriarcado que relegava a figura feminina a um apêndice dos mandos do XY dominador.
Emma sofreu e fez sofrer. Imperfeita, sonhadora e inconsequente em diversos momentos. Padecia certamente de um transtorno psiquiátrico não diagnosticado e não tratado que permeou toda a narrativa.
Leitura mobilizadora, viva, dilacerante que provoca e gruda nos pensamentos. Impossível sair o mesmo ao término - saímos melhores!
NothingIsHere 16/06/2023minha estante
Sua resenha me animou. Lerei essa obra esse ano com certeza!


Joao.Alessandre 16/06/2023minha estante
Legal Stelliane! Depois quero ver suas impressões.


aartemesalva-nat 17/06/2023minha estante
Parabéns pela resenha, João. Pela sua descrição, a personagem Emma, em parte, me lembrou a personagem Anna Kariênina (Tolstói). Inclusive, recomendo esse clássico russo, caso tu não tenhas lido. :)


Joao.Alessandre 17/06/2023minha estante
Obrigado Natália. Li Anna Kariênina numa tradução antiga há muito tempo. Gostaria de reler os russos na edições da coleção leste da 34 (inclusive Guerra e Paz que vc tá lendo agora)... tantos livros imprescindíveis?.




1208 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |