Iwatanii 15/04/2024
O som é a fúria vai contar a história da família Compson. Os membros da família são: Benji, Quentin, Jason, Caroline, Canddy, Jason(pai) e Dilsey(empregada da família).
O livro é dividido em 4 capítulos.
Capítulo 1: 7 de abril, 1928 - Benji;
Capítulo 2: 2 de junho, 1910 - Quentin;
Capítulo 3: 6 de abril, 1928 - Jason;
Capítulo 4: 8 de abril, 1928 - Dilsey.
A família Compson é muito problemática. Aqui veremos: um ódio absurdo uns pelos outros da família, problemas financeiros, um amor ?incestuoso?, roubo, racismo, machismos, rebeldia, depressão, doença, violência etc. ou seja, com tudo isso, a decadência da família é nítida. Porém, os problemas dos filhos se destacam na história. Vamos acompanhar as angústias de cada personagem. Por causa do fluxo de consciência, isso se tornará bem complicado. Até porque o primeiro capítulo é narrado por um personagem com problemas cognitivos. Senti mais facilidade e entendimento no capítulo 4 narrado pela Dilsey, e nesse capítulo vamos vê através dos olhos dela a relação do Jason com a sobrinha.
Só acho que o livro deveria ter começado pelo apêndice, já que no capítulo 1 até o 4 você não entende nada mesmo. Ainda bem que Faulkner introduziu o apêndice para melhor entendimento daqueles que ficaram em dúvida(porque se dependesse só dos capítulos, eu não teria entendido quase nada).
Depois de ler o ?apêndice?, ?traduzir o som e a fúria? e ?sobre o som e a fúria?(que é um resumão da história), vim entender o porquê o autor é tão famoso. O cara era genial! Criou um quebra-cabeça literário e o leitor que se vire para montar. Ele quebrou o fluxo do tempo e embaralhou a história dentro desses 4 capítulos.
Trecho: traduzir o som e a fúria: ?o leitor só recebe as informações necessárias para compreender boa parte do que lhe é apresentado bem depois das passagens que elas finalmente esclarecem, o que torna a releitura de toda a obra uma exigência fundamental.?
Falei que não iria reler tão cedo, mas depois de compreender e saber o que aconteceu, a releitura será muito mais interessante.
Achei muito interessante a visão de Faulkner sobre o tempo, passado, futuro e consciência.
Obrigada pela companhia, amiga @Jordana! Graças a essa LC a gente nao abandonou a leitura kkkk. Que venha outras LC.
Quotes:
?Cada homem é árbitro de suas próprias virtudes?.
Para alcançar o tempo real, é preciso abandonar essa medida inventada que, afinal, não é medida de nada: ?[?] o tempo morre sempre que é medido em estalidos por pequenas engrenagens; é só quando o relógio para que o tempo vive?.
?Dou-lhe este relógio não para que você se lembre do tempo, mas para que você possa esquecê-lo por um momento de vez em quando e não gaste todo seu fôlego tentando conquistá-lo. Porque jamais se ganha batalha alguma, ele disse. Nenhuma batalha sequer é lutada. O campo revela ao homem apenas sua própria loucura e desespero, e a vitória é uma ilusão de filósofos e néscios?.
?O homem passa a vida lutando contra o tempo e o tempo o corrói como um ácido, arranca-o de si mesmo e o impede de realizar o humano. Tudo é absurdo: ?A vida [?] é uma história cheia de som e fúria, contada por um idiota e que não significa nada?.
?O pai disse que o homem é o somatório de suas desgraças. A gente fica achando que um dia as desgraças se cansam, mas aí o tempo é que é a sua desgraça disse o pai.?
?Dilsey não emitia nenhum som, seu rosto não tremia enquanto as lágrimas desciam em sulcos profundos e tortos, caminhava de cabeça erguida, sem sequer esboçar nenhuma tentativa de enxugá-las.
?Para com isso, mãe!? disse Frony. ?Todo mundo olhando. Daqui a pouco a gente vai passar na frente dos branco.?
?Eu vi o primeiro e o derradeiro?, disse Dilsey. ?Não preocupa comigo não.?
?Primeiro e derradeiro o quê?? perguntou Frony.
?Não preocupa não?, disse Dilsey. ?Eu vi o princípio, e agora eu vejo o fim.?
(Sobre Dilsey ter visto o início da família e no final ter que vê o fim dela).