Maurício 22/05/2022
Um livro denso, sufocante
"Se alguém um dia lhe perguntar o que é pânico, você poderá informar: um vazio emocional que deixa a gente com a sensação de estar chupando moedas."
.
Um dos livros mais "pesados" de Stephen King, com certeza. Esqueça a premissa de um casal que tenta apimentar o relacionamento com jogos sexuais e tudo dá errado, porque o buraco é muito mais embaixo, e King, olha meus amigos, nos traz uma história repleta de gatilhos.
.
Estar presa à cama por algemas de jogos sexuais é o menor dos problemas de Jessie. Porque ela vai ter que encarar os traumas do passado. E olha, não é pouca coisa.
.
A história começa a ficar interessante quando Jessie passa a interagir com as vozes que estão na sua mente. E cada voz é uma personalidade da protagonista, mas também há as vozes de amigas que estiveram em sua vida e presenciaram ou sabem tudo que ela passou.
.
E aí começam os gatilhos. O primeiro é o relacionamento abusivo que Jessie viveu com Gerald, onde o marido sempre desdenhava da esposa. Esse relacionamento vai sendo desenhado ao longo de toda a história e a gente compreende que os tais jogos eram sempre ideia de Gerald, que gostava de se sentir dominante. Por isso o título original ser: Gerald?s Game.
.
Mas o pior ainda está na infância de Jessie e a sua relação com a mãe e, principalmente, com o pai.
.
Desde o início da narrativa desse período, a gente consegue pressupor o que aconteceu. Mas a forma como King vai contar isso, alongando por inúmeros capítulos, nos deixa apreensivos. E depois nos choca pelo fato narrado.
.
Confesso que foi muito difícil seguir com a leitura até este momento, porque a gente fica agoniado demais e depois é uma revolta imensa, vontade de matar o pai de Jessie.
.
Não entendi porque King colocou uma pitada de sobrenatural e no final, simplesmente, justifica o que era para ser o sobrenatural e tira de cena. Ou seja, não há monstros (só o pai de Jessie) na história.
.
Um livro bem denso, de leitura sufocante. Mas, no fim, eu curti o livro.
.
Se você já leu Cujo, pode ser que goste de Jogo Perigoso.