Clara T 31/05/2023Criança travessaPíppi tem 9 anos, é órfã, mora sozinha e não vai à escola. Seu comportamento é inadequado e politicamente incorreto.
A personagem entretanto é amplamente conhecida e é referenciada em outras obras, como por exemplo na Trilogia Millenium que Mikael compara Lisbeth com Píppi.
Difícil comentar sobre o livro. Pretende expor uma criança de forma natural, sem adultos moldando seu comportamento diante do esperado pela sociedade.
Tem continuação.
Mais sobre a minha opinião, não sei se é uma boa leitura para crianças, como costuma ser usado, porque ensina várias coisas erradas que a criança pode não saber lidar se não for muito bem discutido com elas para entender o que é real e o que é fantasioso.
Para adultos, também não recomendo a leitura porque dependendo de quem pegar esse livro vai querer proibir por ser incorreto. Lembrando do contexto histórico em que foi escrito, é um livro antigo e, principalmente, fez parte da alfabetização de muitos dos adultos de hoje (pelo menos considerando a educação europeia).
A minha primeira leitura deste livro, aconteceu adulta, depois inclusive da minha filha ter lido. Então não tenho apego emocional com este livro, era mais para conhecer mesmo.