Éramos seis

Éramos seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


501 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


bella.godinho 13/04/2022

Éramos Seis
Obra nacional. Linda, emocionante, muito melancólica e de escrita branda e fluída, apesar dos sofrimentos enfrentados. Narra a vida sofrida de uma família paulista de 4 filhos, com suas diferenças e intrigas, mas ainda assim, com amizade e afeto entre eles, mesmo que não muito demonstrado. É muito interessante e comovente ver o rumo que cada um toma na vida (por sinal, muito coerente com suas personalidades e ambições). E através de dona Lola, a mãe dos Lemos, é possível ver o quanto de sacrifícios uma mãe é capaz de fazer pelos filhos simplesmente por amá-los.
comentários(0)comente



sarah 10/04/2022

Gostei muito,a leitura é leve e os personagens são interessantes. AMO a ambientação antiga,e a escrita de antigamente era simplesmente incrível. Amei a obra de Maria José Dupré, e estou iniciando a Ilha perdida!!,
comentários(0)comente



Ludmila 07/04/2022

D.Lola é uma personagem incrível! A história se passa no bairro em que eu cresci e foi como se eu tivesse indo a cada lugar mencionado junto com a história. Pra mim foi perfeito!
comentários(0)comente



Arya4 07/04/2022

Que obra prima...
Essa história tem uma premissa simples:acompanhar a história de uma família e seu cotidiano com o passar do tempo. Mas a autora conseguiu transformar essa história simples em um deleite. Simplesmente inacreditável o quanto esse livro é bom.
comentários(0)comente



peterparkersw 31/03/2022

ay, io, io, eu nasci pra sofrer
Éramos Seis, uma leitura deliciosa e melancólica ao MÁXIMO. É comovente como a escrita de Dupré emociona os leitores, impossível não se deixar triste com a vida de Dona Lola.
É melancólico ler a história da protagonista, todas as mortes, passagens difíceis da vida, os filhos à abandonando e desapontando a mãe. Nós lemos a luta de Eleonora junto de seu marido Júlio para conseguir pagar a sua amada casa, pra depois de uns anos tudo isso ser jogado ao ar. O final é extremamente triste, é triste você ver como uma pessoa tão querida termina no fim... Seus filhos à abandonaram, e o que à mais amava e cuidava dela, falece.
Tudo nessa história parece que é escrito para nos emocionar e refletir em nossa vida, não é à toa as adaptações que o livro ganhou.
comentários(0)comente



Max 28/03/2022

Para verter lágrimas...
"Eramos seis" de Maria José Dupre, livro que desde minha infância passou pelas minhas mãos, nunca li. Quis a vida que só agora na maturidade fosse lê-lo. Assim havia de ser, pois agora emocionado, vertendo lágrimas de emoção ao ler seu último capítulo, pude compreender o que é o amor de mãe. Lindo!
comentários(0)comente



S. Oliveira 21/03/2022

"Ah, mas antigamente... Tudo era melhor, mais fácil".
Éramos Seis, o drama familiar muito conhecido dos brasileiros, tanto pelo livro, quanto pelas versões para novela; conhecido acima de tudo pelas histórias ? com H mesmo, nele contido.

Descrever a vida como é, com suas amarras, desgostos e surpresas. Senti muita tristeza em tantas partes, como também me vi inconformada em outras passagens. É como ouvir a história de alguém conhecido, não acreditar nas tragédias que se sucederam, no comportamento de aquele e outro tal, medindo tudo pela nossa régua. Quase esquecer os acontecimentos felizes, já que a infelicidade sempre nos chama mais a atenção, nos comove antes e com maior intensidade. E o tempo passa, tantas coisas mudam, e as histórias se repetem, todas ao seu modo.

Uma leitura indispensável. Um dos melhores livros que já li na vida. Inesquecível.
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




Reh 19/03/2022

Era uma expectativa...
Esse clássico nacional não é de todo bom, mas também não é exatamente perfeito. Talvez para retratar a vida de antigamente, um pouco da revolução de São Paulo na década de 20 há 30, um pedaço da guerra mundial. Infelizmente não tenho várias coisas interessantes a dizer sobre o livro e a história, quando achava que seguia um fluxo bom ela me decepcionava, não no sentido de ser uma história ruim, mas de ser quem sabe mal contada. É descrição de rotina e de momentos que não precisam de descrição.
Se você, assim como eu, prefere leitura rápida, direto ao ponto ou que não nos enrole esse livro te trará um sentimento de lentidão. As adaptações são melhores em criar tramas boas com base nesse livro, mas o livro em si parece a nossa vida mais parada, todo o dia a mesma coisa.
Um parente meu disse: esse livro é gente como a gente.
E eu respondi: mas quando lemos um livro é para escaparmos da realidade e não para nós identificarmos, podemos até ter uma identificação, mas não uma que vai nos sentirmos entediados ou tristes e medíocres.
comentários(0)comente



Natália 12/03/2022

Leitura leve...
...daquelas para distrair, porém é uma história triste, reflexiva, angustiante. Tem pontos muito intrigantes: quando demonstra os dois lados da mesma moeda, ou melhor, de um mesmo ideal (e talvez o pensamento da autora?) entre as personagens da Durvalina e o Afonso. Também traz dois momentos históricos que ocorreram na época: o Tenentismo e a Revolução Constitucionalista, no entanto sem profundidade.
comentários(0)comente



Julia 11/03/2022

Emocionante
?Éramos seis? foi um dos únicos livros nacionais que me prendeu do início ao fim.
O último capítulo foi super tocante, cheguei a arrepiar!
A tristeza nas palavras de D. Lola dói o coração, apesar de todos os seus defeitos, é uma mulher que eu admiro muito!
?Havia UMA caixinha de figos cristalizados, UMA lata de goiabada em calda e UM tijolo de pessegada. Apenas.? Se essa simples frase te despertou alguma curiosidade recomendo você ler o livro para entender?
comentários(0)comente



Carlos Nunes 11/03/2022

Releitura maravilhosa
ÉRAMOS SEIS deve ser um dos livros mais queridos dos leitores brasileiros, especialmente os que conheceram a obra através da coleção Vagalume ou mesmo das várias versões televisivas. Um livro sem grandes surpresas e acontecimentos, muito, muito triste, mas ao mesmo tempo doce e poético. Narrado em primeira pessoa, por uma sofrida viúva, que relembra os momentos marcantes de sua vida e seu amor incondicional pelos quatro filhos. Acho impossível não se emocionar com a singeleza e a doçura com que dona Lola narra suas desventuras e pequenas (e poucas) alegrias.
Uma obra inesquecível!
comentários(0)comente



Lale 04/03/2022

Éramos Seis
Meu Deus esse livro me destruiu , amei muito
A escrita da autora é maravilhosa , melhor livro nacional que eu já li em toda a minha vida
comentários(0)comente



Melissa1106 04/03/2022

História incríveeel!!!
O vilão da história é a própria vida, e é o que deixa tudo mais único em Éramos Seis, quem pôde ver as novelas, surgiro muito que leiam o livro!!!
comentários(0)comente



Emy 04/03/2022

Linda história, muito comovente e bem construída. O ritmo em que a história acontece é perfeito, sem atropelar as coisas ou enrolar demais.
O final é sem dúvidas muito emocionante, mecheu com meu coração.
comentários(0)comente



Iva Ulisses 27/02/2022

D. Lola traz a perspectiva de uma mulher-mãe e esposa em São Paulo no ínicio do século XX. Ela nos entrega um mundo da casa, da criação conservadora dos filhos, e a rua aparece apenas quando mexe com a rotina da família. D.Lola detesta mudança, prefere um mundo mais controlado e mais próximo da vida dela mesma, o desde sempre... não foi possível, Lola. Um história de muito trabalho e de injustiças sociais aparecem, assim como a pandemia da gripe de 1918, a revolta de 1924 e de 1932. Não que D. Lola faça avaliações complexas sobre a conjuntura, ela morre de medo do socialismo, comunismo, do desquite etc. Como a narradora é D.Lola a história é triste, a percepção da grandeza da vida fica por conta do leitor. Um bom livro, apesar da narrativa saudosista. Dificilmente não termos pelo menos uma D. Lola em nossas vidas.
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR