Éramos seis

Éramos seis Maria José Dupré




Resenhas - Éramos Seis


501 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Clio0 18/07/2023

A magnum opus de Maria José Dupré traz em paralelo a formação de São Paulo como o coração do Brasil e a desagregação de uma típica família paulistana.

Ao mesmo tempo em que São Paulo ultrapassa os períodos de recessão e apogeu econômico acompanhados pela Revolução Constitucionalista, a família de Lola perde seu arrimo com a morte de Júlio. É a emancipação feminina que no Brasil nunca foi considerada pois nunca houve na história do país um período em que a mulher não trabalhasse, de forma que a grande virada não se dá com a personagem principal, mas com Isabel, sua filha que se envolve com um homem "separado"; o que pode parecer risível hoje, era acompanhado com escândalo até o fim da década de oitenta.

A morte do primogênito que realizaria o sonho brasileiro de ter um "doutor" na família. O sumiço de um filho, o afastamento de outro pela escalada social. Dupré expõe a história que todos têm e nada permanece sem dor e sacrifício.

Essa obra merece todos os láureos que recebeu.

A escrita é relativamente simples e pode ser facilmente entendida por crianças na faixa dos dez. Recomendo a todos.
Marcos Aurélio 18/07/2023minha estante
Ahhhhhhh a Série Vaga-Lume ????


Cris SP 18/07/2023minha estante
Assisti a novela quando passou no SBT. Quero ler o livro!




Clara.Duarte 16/07/2023

éramos seis - maria josé dupré
Fui arrebatada por esse livro. não consegui parar de ler. a história te prende muito e faz você se sentir parte dela. vibrei com as alegrias da família lemos e lamentei as tristezas junto com ela.
dona lola é uma protagonista maravilhosa, e apesar de ser uma mãe de família narrando sua vida no século XX, tenho a sensação que toda mulher carrega uma dona lola consigo.
extremamente cativante, melancólico e apaixonante. não sei mais o que dizer.
comentários(0)comente



Alisson 27/06/2023

Esse livro foi escrito para os amantes do conservadorismo (o que não é o meu caso). Apresenta pai de família machista, D. de casa superprotetora e filhos mimados.
Mas, é preciso considerar a época em que foi escrito, é o que dizem.
comentários(0)comente



Giulia Benício 18/06/2023

Belíssimo
Uma ótima leitura! Não me prendeu muito no começo, confesso, mas depois fui pegando o ritmo da leitura.
A história é muito bonita e melancólica ao mesmo tempo
O livro conta a história de uma mãe, seus filhos e seu marido e todas as dificuldades que a família passou.
Ele nos leva a refletirmos sobre a vida, o tempo, a partida e a perda de pessoas queridas, a solidão, o fim da vida.
De fato, é um daqueles livro para "sair da bolha"!
comentários(0)comente



Paula 18/06/2023

Triste
Tenho 2 filhos pequenos e é impossível ler esse livro e não chorar. A gente sabe q os filhos crescem, vão embora e tudo muda, mas tenta ignorar e focar no agora. Foi doloroso ler.
comentários(0)comente



Renata 12/06/2023

Tudo podia se
extinguir e morrer, mas a lembrança de cada um viveria comigo até a morte,
inextinguivelmente.
comentários(0)comente



plucas2003 12/06/2023

Muito atual
É incrível a dinâmica da família média brasileira e esse livro de maneira bem emocional, nós mostra que muito daquilo ainda acontece. O livro é sensacional, a história prende mas senti que algumas partes poderiam ser mais bem desenvolvidas e detalhadas. Eu acho ainda mais sensacional a contradição capitalista escancarada nesse livro e ainda assim personagens tão cegos por falácias, inclusive Alfredo.
comentários(0)comente



Wanderreis 03/06/2023

Ano da publicação original

1943

A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JuSouza 28/05/2023

A história é marcada por reviravoltas, tragédias e momentos de esperança. Os personagens são retratados de forma realista, com suas virtudes, defeitos e dilemas pessoais. Dona Lola é uma figura cativante, uma mulher forte que enfrenta as dificuldades com coragem e determinação, sempre colocando o bem-estar de sua família em primeiro lugar.
comentários(0)comente



Iris.Loureiro 27/05/2023

Éramos muito...
A princípio só começei a ler este livro por já ter virado (3 vezes) novela, mas nunca as assisti, então fui ver pela história original o por que das pessoas gostarem tanto. Ela é uma história simples, mas emocionante, e que mexe no coração, principalmente das mães.
comentários(0)comente



trizbrm 27/05/2023

Éramos Seis
Desde que vi a novela (de 2019), fiquei com uma grande expectativa para ler o livro, mesmo sabendo que haviam algumas mudanças significativas na história. Éramos Seis foi uma leitura bem diferente das que eu já estava acostumada e, talvez, por ter me apegado muito a alguns detalhes da novela, além das tramas paralelas, estranhei um pouco em alguns momentos, mas nada que atrapalhasse o desenvolvimento da leitura. É realmente uma história bem triste, mas com reflexões muito válidas e bonitas. Pretendo ler de novo futuramente.
comentários(0)comente



Christiane.Leite 22/05/2023

A maior parte das pessoas que leram esse livro, o fizeram no auge da adolescência. É uma pena, porque esse é o tipo de livro que vai internalizando no leitor com o tempo. Acredito que todos que leram esse livro na adolescência -talvez identificando-se com algum dos filhos da protagonista-, deveriam reler a cada fase de sua própria vida, até identificarem-se com a própria protagonista. Apenas com o passar do NOSSO tempo conseguimos nos colocar na pessoa de Dona Lola -e é exatamente nesse momento em que o livro atinge o auge da sua profundidade. É com a maturidade que a gente consegue entender que todos temos um pouco de Dona Lola.
comentários(0)comente



Eliezer 16/05/2023

Maria José Dupré explora uma variedade de temas importantes, como amor, amizade, perda, esperança e redenção. A autora habilmente tece uma trama emocionante, repleta de reviravoltas inesperadas e momentos de grande intensidade emocional, que mantêm os leitores cativados do início ao fim.

"Éramos Seis" também oferece um retrato autêntico da sociedade brasileira da época, com suas tradições, valores e desafios únicos. Através das experiências da família de Dona Lola, os leitores são convidados a refletir sobre questões universais de identidade, pertencimento e resiliência.
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |