The Great Gatsby

The Great Gatsby F. Scott Fitzgerald




Resenhas - The Great Gatsby


171 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Beatriz 18/06/2022

História morna e nada atraente quanto tanto me disseram. é bem chatinho pra dizer a verdade; pode ser um clássico da literatura americana etc mas pra mim foi bem mais ou menos.
Extremamente racista e indelicado em quase todas as partes. se essa é a representação do American Dream eles conseguiram? um real pesadelo.
comentários(0)comente



Ana Carolina 12/04/2021

Clássico dos clássicos
Uma vez eu ouvi que quem gosta de Fitzgerald gosta do autor, não de uma obra específica. Isso porque os temas de suas obras são recorrentes - riqueza, crítica social, moralidade, decadência, etc, tendo a era do jazz como pano de fundo -, ainda que as obras dele nunca deixem de ser interessantíssimas. Gatsby é o seu livro mais famoso, relativamente curto e fácil de ler - eu, Ana Carolina, admiro imensamente a escrita de Fitzgerald - e que merece seu reconhecimento.

A história é contada por Nick Carraway, que muda-se para uma casa em Long Island (perto de Nova York) ao lado do milionário Jay Gatsby. Nick também é primo de Daisy Buchanan, que mora do outro lado da baía com seu marido Tom. Gatsby é uma figura misteriosa, que dá enormes festas que criam o tom da proibição americana e acabam aumentando o fascínio por ele. Ninguém sabe bem quem é Gatsby. Nick, assim, torna-se envolvido na vida deles, em uma sociedade obcecada por dinheiro, aparências e liberdades.

A história descreve um panorama dos anos 20 daquela forma que sempre imaginamos (festas, bebida, dança), mas, por outro lado, quebra várias das ilusões de que a vida na época era apenas de alegrias desenfreadas, sem aquele chato do karma batendo à porta. Sonhos e esperanças, tragédias e decepções, e assim vai a história. É extremamente interessante porque o enredo vai se esclarecendo aos poucos, e ficamos totalmente curiosos pela figura de Gatsby, tentando entendê-lo (assim como os próprios personagens do livro!).

Ainda que eu prefira Os Belos e Malditos, adoro O Grande Gatsby. Ele conquistou seu lugar na lista de “grandes romances americanos” com louvor e razão. Embora a imagem do DiCaprio sorrindo com uma taça de champanhe me venha à mente (e Nick é interpretado por Tobey Maguire/Homem-aranha 😂), o livro possui outra dimensão e outra profundidade, que vale muito a pena conhecer. No final do dia, é um clássico incrível, super envolvente e super marcante, e que merece ser recomendado.

site: instagram.com/miojo.literario
comentários(0)comente



Zampa 14/10/2021

Rufem os tambores!
Esse livro traz um misto de cenários para aqueles que ainda não conhecem a costa de Long Island, um suspiro de como a vida se pareceria em meados de 1930 na famigerada América.
A leitura apesar de dura e cansativa em alguns pontos - pela narração continua de cenários e transições de pensamentos não muito bem marcadas - dá um gostinho de quero mais toda vez que se deixa o livro de lado por alguns minutos.
Não direi que recomendo este livro a todos. É preciso um pequeno esforço para chegar ao ápice de acontecimentos, então todo o cenário tomado por duvidas dará uma reviravolta, fazendo surgir mais perguntas e respostas a respeito de nosso personagem principal, Jay Gatsby.
Assim, recomendo este livro a leitores que querem se desafiar ou que são mais experientes!
comentários(0)comente



Giulia Bendassoli 11/12/2021

anor avassalador
Fitzgerald disse ao seu editor a respeito do livro: "é um trabalho puramente criativo - não são as fantasias desprezíveis das minhas outras histórias, mas a imaginação firme de um mundo sincero e ainda sim radiante"

E é verdade. Quem conhecem os contos de Fitzgerald sabe que não há nada de desprezível neles; no entanto há algo de especial em The Great Gatsby que o torna único.

É um daqueles livros que deixa no leitor um oco, como se algo não estivesse certo no mundo. Pois então não é um livro pra qualquer um. Se você é daqueles românticos que só gostam de estórias fantasticamente felizes, sugiro que procure outro livro. Mas caso seja um leitor cujo único desejo é viver o redemoinho de sensações e emoções, sejam elas prazerosas ou não, que o livro expira, então vá em frente, leia-o! Fernando Pessoa disse que "o essencial da arte é exprimir; o que se exprime não interessa", e se ele estiver certo, então The Great Gatsby é um das maiores realizações artísticas.

A estória gira principalmente em torno da alto sociedade de Nove York, onde um misterioso anfitrião promove requintadas festas. No entanto a maioria dos convidados sequer sabe quem ele é. E dos poucos que o conhecem, não há quase nenhum com quem ele tem amizade. Por fim, desses poucos amigos, nenhum parece conhece-lo inteiramente. Ignoram seu passado ou como consegue tanto dinheiro para suas grandiosas festas. Há até quem diga que ele é um contrabandista ou que matou um homem.

O enredo é Repleto de reviravoltas, o livro vai tomando caminhos inesperados que contribuem para o clima de mistério criado e torno do personagem principal. No entanto a estória em si, embora excelente, não justifica tamanha fama do livro. Para isso é preciso ir mais embaixo.

Assim, percebemos que Fitzgerald quis nos mostrar algo mais: como é possível ter, ao mesmo tempo, tudo e nada. Explico: Não só Gatsby mas também os outros personagens tem tudo que o dinheiro pode comprar. No entanto falta-lhes amizade nos círculos de amigos, falta-lhes amor no casamento... Mesmo no meio de todo o luxo, o sentimento que prevaleces é o de um vazio. E é a busca de algo para tapa-lo que está presente em todas as páginas do livro. É esse vazio que fica impresso no leitor durante a leitura e no termino dela.

Por isso, se você é daqueles que coleciona sentimentos através dos livros, não hesite de ler The Great Gatsby. É um livro que não se dve deixar passar em braco. Uma bela estória americana que merece todos os louros de sua fama!
comentários(0)comente



Gabrieli 23/07/2023

Sempre fascinante
Eu li novamente e tive as mesma sensações de quando li pela primeira vez.
A satiricidade da narração não deixa de me impressionar. E considerando o contexto histórico, não é difícil imaginar esse personagens existindo realmente, o que dá uma sensação de veracidade e honestidade do enredo. Se tornou meu livro preferido quando o conheci, e agora lendo a versão versão original em inglês, continua sendo.
comentários(0)comente



Skye.James 26/07/2023

Cê acha que homem pensa?
"I'm glad it's a girl. And I hope she'll be a fool ? that's the best thing a girl can be in this world, a beautiful little fool." Comecei a acreditar veementemente na teoria que o Scott Fitzgerald plagiou a Zelda quando eu li essa frase. (fui pesquisar no google e não é nem teoria, é confirmado 100% e essa é uma frase que a Zelda falou sobre a filha dela)
comentários(0)comente



woocisco 10/02/2022

Daisy a mais odiada
Ótima e rápida leitura. O livro é curto, creio que pode ser considerado uma novela, mas a leitura é tão lisa e gostosa, que você nem percebe que já acabou.
Esse clássico escrito pela mulher de Fitzgerald e depois roubado e publicado por ele é ótimo, e com certeza trás um dos personagens mais odiados da literatura, a Daisy.
Ótimo livro.
comentários(0)comente



Nyx 24/02/2022

Vale a pena tentar viver de passado?
The Great Gatsby é considerado por muitos a obra-prima de F. Scott Fitzgerald, e deu voz a toda geração americana dos anos 1920.

O livro conta a história de Jay Gatsby e Daisy Buchannan; porém é narrada por Nick Carraway, parente de Daisy e vizinho de Gatsby.
Gatsby nutre uma paixão antiga por Daisy e percorre todo um longo caminho de vitórias (e derrotas) somente para agradá-la; mas Daisy agora é casada com um homem de muitas posses, ela seria capaz de largar tudo para ficar com Gatsby?
As ações de Gatsby no decorrer da história me levaram a questionar: realmente vale tudo no amor? O que é mais importante, amor ou dinheiro?

Gostei muito da leitura, mas em certos pontos, chega a ficar enfadonho pelas atitudes infantis de Daisy. É um livro bem curtinho, vale a pena a leitura e tem muito a ensinar, principalmente se lido como um espelho da sociedade da época.
comentários(0)comente



Gonçalez_ 28/08/2022

Incrível
Sempre tive a sensação de que eu amaria esse livro. Mas comecei ele 3 vezes e nunca terminava, dessa vez peguei e terminei rápido e ameiii. Da pra ver visivelmente o racismo e o machismo da época tanto que separei uma cor específica pra essas partes pra poder discutir elas depois. Tirando isso a descrição dos eventos e lugares é impecável, as festas parecem ser incríveis >>>>>>>>
comentários(0)comente



xuxudrops 08/06/2013

O fim do sonho americano
Fitzgerald expõe nesta ficção a contraposição social entre os ricos de berço e os novos ricos, criticando o sonho americano, a futilidade e alienação da opulência, sem abrir mão de sensibilidade ao realizar essa análise. Verdadeiramente, um clássico.
comentários(0)comente



emasbookshelf 27/03/2021

Welcome to Long Island, Nick!
Okay, não sei nem como fazer essa resenha pois eu sou apaixonada por essa história. The Great Gatsby é meu filme favorito desde a primeira vez que assisti, por isso escolhi esse livro pra ser meu primeiro livro em inglês. A linguagem é bem difícil, mas eu já sabia a história então consegui ler de boas, e realmente queria que esse fosse meu primeiro livro em outro idioma.
É fácil de explicar por que sou tão apaixonada por esse livro: Ninguém nessa história está completamente certo. Mas ninguém está completamente errado. Todos tiveram seus erros e seus acertos, esse livro é muito real. Muito lindo.
O final é completamente chocante, lembro até hoje como fiquei suspresa e chorei muito assistindo, e chorei lendo também hahahaha.
O romance se passa nos anos 20, e é cheio de mistérios. Tem uma vibe incrível e única. Sexy sem ser vulgar, isso define muito bem! KKKKK
Cada página nesse livro deixa a gente eufórico com algo completamente inesperado sendo revelado, isso que é perfeito.
Minhas amigas não entendem o motivo de eu gostar tanto dessa história, mas é simples, ela é real, traz um pedacinho de realidade em tudo o que acontece: Tem amor proibido e amor permitido. Tem o ricaço e tem os mais humildes. Tem delicadeza e tem tapa na cara. E tem mais coisa que se eu falar é spoiler hahahaha.

Enfim, leiam "The Great Gatsby", e depois assistam a adaptação de 2013, com o perfeito do Leonardo DiCaprio interpretando o próprio Jay Gatsby! Vocês não vão se arrepender!

?????

"Whenever you feel like criticizing anyone, just remember that all the people in this world haven't had the advantages that you've had."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
CFontes 07/06/2022minha estante
Li para a aula de inglês e estávamos discutindo se o Nick é um narrador confiável para história. Ele também é, que nem você disse, o único personagem que presta um pouco kakakaka. Mas será que ele só presta por ser o narrador e vermos tudo pelos olhos dele? O que ele fez de bom na história? Ele fica observando o circo pegar fogo e não faz nada para mudar. Apesar de ser o mais moral na história, a régua para a moralidade dos personagens é muito baixa, eles matam, roubam e fazem tráfico. Acho que se a história fosse escrita por outro ponto de vista, não gostaríamos do Nick.


gi gdn 15/06/2022minha estante
pior que ele é bem passivo às coisas que acontecem mesmo, vive das consequências das atitudes dos outros. mas por um lado as vezes eu acho que ele pode ser um narrador confiável pq todos os personagens da história que ele cita são de uma elite alheia à realidade, então essa visão dele talvez seja fundamentada na ignorância desses personagens




Thaìs.Sãntiago 05/08/2020

The Great Gatsby
Comprei esse livro depois de assistir Meia Noite em Paris pela terceira vez.

Para quem não conhece o filme, um breve resumo: ele retrata Paris em três épocas diferentes. E uma delas é a década de 20, mais especificamente, no ano de 1920. O contexto histórico é o pós primeira guerra mundial, em que artistas moraram em Paris e se reuniam para beber, conversar e festejar. O personagem principal em um diretor famoso de Hollywood que está tentando se tornar um escritor e possui um desejo profundo de ter vivido em outro tempo, que acaba se tornando realidade. Ao visitar o passado ele conhece muitos artistas, e um deles é o F. Scott Fitzgerald.

Existem cinco adaptações cinematográficas para o Grande Gatsby. Decidi lê-lo e depois assistir aos filmes e, nossa, não me arrependo MESMO. Se você assistiu ao filme mais atual, com o Leonardo DiCaprio interpretando Gatsby, e odiou tanto quanto eu, leia o livro. Se você ainda não o assistiu, não cometa esse erro.

Li o livro em uma semana, isso porque não queria que chegasse ao fim. E hoje, após ler apenas uma das obras do autor, declaro que Fitzgerald é um dos maiores gênios da literatura que já existiu, ao menos para mim.

O romance é contado na forma de narrativa, onde o narrador é Nick Carraway, um jovem, que mudou recentemente para West Egg e é vizinho de Jay Gatsby.

Bom, é apenas isso que tenho e posso dizer sobre o romance em si. Acredito que não saber absolutamente nada sobre a estória, fez toda a diferença para mim, e não quero estragar a experiência para quem decida lê-lo.

Mas recomendo esse livro para todas as pessoas que apreciam uma estória muito bem contada. Fitzgerald possui um dom maravilhoso, que é saber descrever a cena e os personagens de uma forma simples mas muito precisa, sem firulas.

Esse livro me inspirou ainda mais a melhorar a forma que escrevo/relato as minhas próprias histórias, tanto de vida quanto de viagens.

Não me canso de ver pessoas postando fotos sem legenda, ou apenas copiando e colando uma citação. Como se não tivesse nada para dizer. Como se aquela foto fosse apenas uma foto, como se a história por trás dela não tivesse significado algum. E isso me frustra.

Em tempos de Instagram, em que tudo é muito visual, foto, vídeo, stories. Em que as pessoas curtem tudo, compartilham muito, mas muito, mas muito menos da metade tem realmente algo para dizer, esse livro é uma aula a respeito do que todos nós deveríamos saber fazer: escrever o que os nossos olhos não são capazes de ver.
comentários(0)comente



sofiaa 23/05/2021

minhas expectativas estavam muito altas...
comecei a ler esperando muito e quebrei a cara. um monte de gente branca e rica sofrendo por serem brancos e ricos
comentários(0)comente



Ramon157 11/10/2020

Muito bom! Fiquem atentos aos flashforwards e aos símbolos! Ótima história e construção de enredo.
comentários(0)comente



171 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |