Neylane Naually 13/06/2020To define is to limit.Ler um clássico sempre traz ótimas consequências, e uma delas é o tanto de discussões, textos e resenhas que eles possuem. Ao terminar um clássico um novo mundo se abre pro leitor, e o livro se desdobra várias e várias vezes.
"The books that the world calls immoral are books that show the world its own shame."
Dorian Gray estava na minha lista de leitura desde 2013, quando adquiri meu exemplar em uma viagem que fiz aos EUA, vi uma edição e me apaixonei por ela, na época meu inglês não era tão fluente para que eu conseguisse ler Oscar Wilde sem muitas paradas, mas agora eu já consigo e foi uma leitura incrível, tanto que já peguei alguns ebooks do autor no kindle que estão de graça pra ler também.
"- What are you?
- To define is to limit."
A história desse livro não é nenhum mistério, enquanto Dorian Gray se mantém jovem e belo seu retrato, pintado pelo seu grande amigo Basil, vai envelhecendo e se tornando vil. Um ponto que eu destaco no livro é o quanto Dorian foi influenciado e como tudo teria sido evitado se ele não tivesse dado ouvidos ao infame Lord Henry, que enfia na cabeça do garoto que a beleza dele vai um dia acabar.
"The world is changed because you are made of ivory and gold. The curves of your lips rewrite history."
A escrita do Wilde é uau, incrível. O nível de inglês é bem alto pra esse livro porque além de ser bem formal, é inglês britânico clássico. Um fato sobre Dorian Gray é que o livro é o único romance de Wilde e fez com que ele fosse acusado de ser imoral, e como consequência da dura crítica o autor amenizou as referências homoeróticas a fim de simplificar a mensagem moral da história. Que ódio, né? Mas ainda assim o amor que Basil nutre por Dorian é bem explícito no texto, mesmo censurado.
“My dear Basil,” said Dorian, “what have you told me? Simply that you felt that you admired me too much. That is not even a compliment.”
“It was not intended as a compliment. It was a confession. Now that I have made it, something seems to have gone out of me. Perhaps one should never put one’s worship into words.”
Indico demais! É uma história rápida de ler, com uma escrita poética e muito bonita, você vai sentir pena da Sybil, se apaixonar pelo Dorian, amar o Basil, odiar Lord Henry e desejar achar um melhor amigo pintor que esteja apaixonado por você.
"I am tired of myself tonight. I should like to be somebody else."