Cavagna 01/04/2024
? Memórias do subsolo
Bem.... Tenho MUITO a dizer sobre esse livro.
O livro começa apenas com os pensamentos do homem do subsolo, acompanhamos seus ideais, opnioes e visões de mundo, isso até mais ou menos a página 70, não vou mentir que essa parte do livro eu acabei tento um pouco de dificuldade de prosseguir com a leitura, porém não direi que ela não foi prazerosa, em meio a várias coisas que eu não compreendia 100%, havia algumas que eu acha genial! E até me identifiquei muito.
Na segunda parte do livro temos 3 contos, sobre o policial, o jantar com os amigos e sobre liza.
Sobre o policial não tem muito oque falar, passa rapido e acredito que fala sobre a necessidade de provar coisas aos outros para se sentir melhor consigo mesmo.
Ja na parte do jantar, vemos a luta do homem em se encaixar, porque a sociedade é cruel, a sociedade não tem pena, se você é pobre os ricos te olharam com desprezo...e vai assim com as demais minorias da sociedade ( embora não seja exatamente sobre minorias que essa parte fala, mas é nesse contexto )
Também o último conto..sobre Liza.
Devo dizer que foi meu favorito, eu me apaixonei pela personagem, esse parte do livro tem que ser apreciada com muita atenção, ela é profunda, fala sobre o amor, fala sobre como o amor pode deixar de ser amor e se tornar apenas uma submissão.
O livro é muito bom, porém a leitura realmente não é das mais fáceis.