teamopeter 30/08/2024
eu reli esse livro pra escola e tinha esquecido o quanto ele me machucava :( é tão triste ver a esperança que a anne tinha e perceber que no fim ela morreu daquela maneira, sabe? as coisas que os judeus passaram nem entra na minha cabeça de tão cruel.
quero citar alguns dos meus trechos favoritos:
"sou eu mesma o meu crítico mais severo. sei o que está bem ou mal escrito. as pessoas que não escrevem não imaginam quanto prazer isto pode dar. antigamente tinha pena de não saber desenhar. mas agora sinto-me feliz por saber, ao menos, escrever."
"as pessoas só veem o perigo depois de o terem experimentado no seu próprio corpo."
"ai, se pudesse chorar à vontade, uma vez só que fosse. queria aliviar o meu coração, queria chorar para me sentir me-lhor, mas sei que não pode ser."
"para qualquer pessoa que se sinta só ou infeliz, ou que esteja preocupada, o melhor remédio é sair para o ar livre, ir para qualquer parte, onde possa estar só com o céu e com a natureza, e com deus."
"talvez eu possa, em breve, partilhar essa felicidade suprema com alguém que sinta as coisas como eu. estamos privados de muita coisa e há muito tempo. não falo de coisas exteriores,falo daquilo que se passa dentro de nós."
"fiquei agitada e parecia estar alegre, mas, mal me encontrei sozinha, vi que queria chorar. de camisola, me ajoelhei no chão, rezei muito e depois chorei, a cabeça sobre os braços, acocorada no chão frio. por fim voltei a mim, dominei as lágrimas e os soluços para que ninguém me ouvisse."
"quero continuar a viver depois da minha morte. e por isso estou tão grata a deus que me deu a possibilidade de desenvolver o meu espírito e de poder escrever para exprimir o que em mim vive."
"quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta. mas me pergunto: algum dia escreverei coisa importante? virei a ser jornalista ou escritora? espero que sim, espero de todo o meu coração! ao escrever, sei esclarecer tudo, os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias."
"por que é que na inglaterra se constroem aviões cada vez maiores, bombas cada vez mais pesadas e, ao mesmo tempo, se reconstroem filas de casas? por que é que se gastam todos os dias milhões para a guerra, se não há dinheiro para a medicina, os artistas e os pobres?"
"o homem nasce com o instinto da destruição, do massacre, da fúria, e enquanto toda a humanidade não sofrer uma metamorfose total, haverá sempre guerras. o que se construiu e cultivou e o que cresceu será des-truído, e à humanidade só resta recomeçar."
"tenho medo de que zombem de mim, me achem ridícula e sentimental, e não me levem a sério. estou habituada a não ser levada a sério."
"com toda a franqueza, não compreendo que alguém diga "sou fraco" e continue fraco. se a gente conhece os seus defeitos porque não tenta então corrigir?"
"merecer a felicidade quer dizer trabalhar para ela, ser bom e não se deixar seduzir por especulações ou pela preguiça. talvez a preguiça pareça coisa agradável, mas o trabalho dá satisfação."