Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke

Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke




Resenhas - Cartas a um jovem poeta


777 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Gabriela 22/09/2022

Amor à escrita
Cheguei a esse livro por causa de uma citação que vi, um tempo atrás, uma professora reproduzir: ?basta sentir que se poderia viver sem escrever para não mais se ter o direito de fazê-lo?. Embora não precisemos ser tão extremistas quanto ao valor da escrita, essa citação me motivou a ler Rilke para ver quantos aprendizados mais eu poderia extrair dessas cartas.

Devo dizer que foram muitos. Excertos sobre a arte, a solidão e a própria fé despertaram algumas reflexões. Por conta de leituras anteriores, identifiquei as influências de Nietzsche e Baudelaire, que facilitam a compreensão do ponto de vista de Rilke a respeito do ser-estar no mundo.

Além das ?Cartas a um jovem poeta?, esta edição conta com uma bela tradução de Cecília Meireles de ?A canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke?. O trabalho de Cecília nesse texto manteve uma poética e um jogo de palavras interessante que colaboraram para que a canção fosse apreciada.

É uma leitura que vale a pena para quem quer conhecer Rilke e para quem procura inspirações para continuar escrevendo.
comentários(0)comente



Amanda 13/09/2022

rory gilmore made me read
Li esse livro pro desafio da rory, gostei! tinha curiosidade de ler rilke por causa da emma (youtuber) e achei um livro bom. Quero ler mais coisas dele e talvez outra edição desse livro, vi que tem uma que tem as outras cartas.
comentários(0)comente



vizloop 12/09/2022

Da solidão até sexualidade.
Meu primeiro contato com Rainer Rilke mas simplesmente confortável de se ler. É uma linguagem fácil mas extremamente existencialista.
comentários(0)comente



Bruno 12/09/2022

Um pequeno compilado de reflexões
É um livro pequeno, mas de passagens fortes e que nos força à uma reflexão sobre nossa própria vida, parecendo como se a nós fossem dirigidas às cartas. Destaco um trecho que me marcou:

O senhor olha para fora, e é isso sobretudo que não devia fazer agora. Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo se o senhor morreria caso fosse proibido de escrever.
comentários(0)comente



gabriel.a.brumatto 08/09/2022

Seu, Rainer Maria Rilke.
Bem, vamos falar um pouco de Cartas a um Jovem Poeta, do Rilke.
Já irei começar falando que eu amei este livro. As cartas que o Rilke manda para o seu correspondente, Franz Kappus, são cheias de discursos filosóficos, conselhos, reflexões maravilhosas e profundas, que você vai levar pro resto de sua vida!!
Enfim, é um livro maravilhoso, que recomendo à todos!!
comentários(0)comente



Bruna Carolina 02/09/2022

?Que o senhor ganhe mais e mais confiança para aquilo que é difícil, para a sua solidão em meio aos outros. De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos?
Esther 02/09/2022minha estante
Q lindo




Raquel Paixão 27/08/2022

Belas reflexões
Um livro curto que dá para ser lido de uma vez. Ele apresenta belas reflexões sobre alguns temas, como a arte, a dúvida, a solidão.
Para quem gosta de escrever, é um prato cheio!
Mas creio que qualquer pessoa, mesmo fora do contexto artístico, que se interesse pelos temas já citados também apreciará a rápida leitura poética.
comentários(0)comente



isabella 19/08/2022

Sensibilidade e filosofia
Se este livro fosse uma pessoa, eu a descreveria com sensível, sentimental, madura e carinhosa.
Esse livro me abraçou do nada, lia um pouco de manhã e às vezes antes de dormir, este foi o primeiro livro q me fez refletir. Refletir sobre o amor, as pessoas e a vida. Obrigada Rilke, diria q amadureci junto com Kappus, nosso jovem poeta.
isabella 19/08/2022minha estante
Senti falta de uma resenha qnd vi q a última foi em jan/fev




Emilly2006 18/08/2022

?
Não é ruim, mas a depender do momento do leito é péssimo. A troca de correspondência é interessante, os conhecimentos e a filosofia também é bastante legal, mas não dá gás, da sono. Não senti nada pelos personagens e a leitura foi um verdadeiro sonífero, mas existem boas filosofias no decorrer da história.
comentários(0)comente



nanahxis 18/08/2022

Bom
Livro curto, de fácil leitura. É um compilado de 10 cartas escritas por Rilke e enviadas ao jovem Franz Kappus. Elas falam sobre a vida em si e tudo o que a compõe.

É um livro que faz refletir.
comentários(0)comente



Beatriz.Vilar 15/08/2022

cartas a um jovem poeta
É tão sensivel que mesmo tendo lido sinto que ainda nao li por inteiro, esse livro tem me segurado em suas mãos
comentários(0)comente



Allani Sousa 12/08/2022

Escrita e Poesia
O livro é de uma sensibilidade enorme, encantada com os conceitos que o autor apresenta! nas cartas, ele tanto ensina como inspira o processo da escrita, especificamente da poesia. Rainer aponta a solidão e autoconhecimento como pontos chaves para o processo de criação de verdadeiras poesias, ou seja, a representação do sentimento, da vida e das coisas segundo o escritor. O tocante tanto quanto os conceitos, são os conselhos e a escrita de Rainer, porque mesmo se tratando de textos de correspondência, ainda sim o autor as transforma em poesia. Por um momento achei que o mesmo estivesse romantizando a solidão, mas agora após a leitura vejo que ele somente evidenciou fatos e propôs uma "utilização" positiva pra mesma, ou seja: a possibilidade e contentamento da companhia e presença de si mesmo, análise, vivência e a observação dos sentimentos, pensamentos, quem se é.

Ótima e rápida leitura, recomendo a quem gosta de escrita e poesia, e até para quem não, pois de algum modo é certo de que irá tirar bons proveitos da mesma!
comentários(0)comente



G 06/08/2022

um livro de cabeceira para grifar e reler
como uma jovem do século 21 e que vivencia o imediatismo de nossa geração - embora o autor mostre que isso não é exatamente próprio nosso - essa obra me traz de volta ao meu lugar e pede para que eu respire.
nele encontram-se pautas sobre processo criativo, amor, solidão, sofrimento e mais um pouco daquilo que a vida engloba

não dá pra maratonar um livro desses, embora curto traz consigo uma densidade fora do comum, com certeza precisarei relê-lo várias outras vezes.
comentários(0)comente



Sara Vitoria 31/07/2022

Impressionante
Obras de arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcançá-las quanto a crítica. Apenas o amor pode compreendê-las, conservá-las e ser justo em relação a elas.

10 cartas sobre a vida, morte ,amor, natureza e solidão. Incrível trabalho descrevendo as angústias, tristezas e a solitude que permeiam o processo de escrita. Encontrar a reposta dentro de si , no lugar mais profundo de sua alma, sobre a razão por escrever(e vou colocar em prática). É tão poderoso essas cartas , porque sempre achei lindo ler cartas antigas que foram escritas, enviadas e a espera para ler. Achei lindo e tocante muitos trechos dessas cartas. Ainda mais tendo o conhecimento que o Rilke escreveu aconselhando Knappus(um jovem aspirante a poeta).Genial.


Mas a sua solidão será um pouso e um lar, mesmo em meio a relações muito hostis, e a partir dela o senhor encontrará os seus caminhos.
comentários(0)comente



777 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR