Allicia12 15/06/2024
Capitu foi vítima de um homem inseguro!!!
'Dom Casmurro', obra de Machado de Assis, um dos principais autores do realismo do Brasil, aborda temas como adultério, ciúmes e a burguesia da época. O livro é narrado pelo Dom Casmurro contando suas memórias e como supostamente foi 'traído' pela sua falecida esposa Capitu e melhor amiga de infância. Desde que era menino, Bento relata cenas onde se demonstrava ciumento e um tanto inseguro. Quando Bento vai falar sobre Capitu, suas características e jeitos sempre a colocava como uma menina esperta e que era 'dissimulada' – lembrando que ele era advogado e poderia estar muito bem manipulando o leitor.
Ao decorrer do livro, Bento consegue não se tornar padre e se casa com o amor de sua vida. Ele foi infiel e projeta essa infidelidade em Capitu, questionando se realmente é pai do seu filho Ezequiel.
Ao meu ver, ele era um homem inseguro e desejava outras mulheres, 'ah, se eu traio, minha mulher deve me trair também.' Machado consegue deixar o leitor fazer suas próprias interpretações e conclusões. Eu amei o livro, com certeza se tornou um dos meus favoritos e desejo ler outros livros machadianos.