spoiler visualizarLinaaaaa 10/06/2024
Não traiu
Vamos lá, essa resenha vai ser basicamente uma reunião de argumentos para provar que a Capítulo NÃO TRAIU o Bentinho.
Para começar, Bentinho tinha um ciúme doentio da Capítulo e uma (falta) de habilidade em dialogar terrível. Logo nos primeiros capítulos, o narrador-personagem já deixa bem claro que sua memória é péssima e que é um narrador não-confiável. Com isso, podemos deduzir que sua narrativa será tendenciosa e não irá abordar todos os lados.
Além disso, Capitu era muito apaixonada pelo Bentinho (não sei porque) e acredito que não iria traí-lo sem mais nem menos.
Sobre o fato de o filho deles, Ezequiel, ser muito parecido com Escobar, na realidade não temos certeza disso, pois temos apenas a opinião de Bentinho sobre isso, que poderia muito bem estar "intoxicada" pela sua desconfiança. Desconfiança essa que ele nutre desde quando pequenos, a qual era infundada. Acredito que, quando Machado explicitou a semelhança enorme que a mãe de Sancha e Capitu tinham, mesmo não sendo parentes, justificava a leve semelhança que Ezequiel e Escobar poderiam ter.
Na minha opinião, se houve alguma traição, foi por parte do Bentinho. Ele deu alguns indícios de gostar de Escobar mais do que como amigo, além de ter pensamentos impróprios com a esposa do amigo.
Concluindo, acredito firmemente que Capitu *NÃO* traiu Bentinho (e, se traísse, passaria pano, que criatura mais insuportável!) Porém, tire suas próprias conclusões e leia essa obra prima! Valerá cada segundo do seu tempo!