Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1126 a 1141
76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 |


Mari 06/12/2023

Gostei bastante do livro.
Um clássico do Machado de Assis que me deixou com vontade de ler outros livros do escritor.
Apenas leiam, é realmente muito bom!!!
Uma Garota Leitora 06/12/2023minha estante
E aí? Ela traiu ou não? ?


Mari 06/12/2023minha estante
Eu acho que traiu sim ?




GiC1 06/12/2023

Entre luz e fusco, tudo há de ser breve como esse instante.
Dom Casmurro nos proporciona ser um daqueles que ainda esperam a resposta para a grande questão: eai, traiu ou não traiu ?

"E com uma letra bem pequena, lá estava escrito no seu epitáfio: tentou ser, não conseguiu; tentou ter, não possuiu; tentou continuar, não prosseguiu; e nessa vida de expectativas frustradas tentou até amar? Pois bem, não conseguiu, e aqui está"
comentários(0)comente



Thamy Palloni 06/12/2023

O Otelo Brasileiro
O que dizer sobre o "clássico dos clássicos machadianos"? O que agregar à uma obra perfeita, já esmiuçada em teses de doutorado?
Bem... Meu único poder é aplaudir mais uma obra desde monstro da literatura.
Como leitura e apaixonada, e entre estas linhas, uma feminista, ler Dom Casmurro é um ato de paciência e coragem.
Estamos dentro da mente de um janota mimado e patriarcal. Machista e frio, apesar de emotivo. Sim, Bentinho é sincero e absoluto em tudo o que sente e pensa. Jamais duvida. Jamais está errado.
Como gostaríamos de conhecer Capitu, em sua própria voz... Mas é sob este olhar tendencioso que precisamos admirar e defender a protagonista sem vez.
O que menos importou para mim foi se Capitu o traiu. Foi o caminhar desta narrativa genial, Humana, sutil em seu sarcasmo e malícia que realmente importou.
No final, acredito que a melhor sinopse para minha impressão foi justamente uma pequena frase de devaneio do narrador:
"Põe na boca de um rei bárbaro algumas palavras mansas"...
Pois é isso. Bentinho não passava de um reizinho bárbaro, de palavras macias, mas incapaz de amar além de seus próprios desejos.
Nem mesmo olhos de ressaca foram capazes de fazê-lo enxergar além de si mesmo.
comentários(0)comente



isreader 06/12/2023

Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada.
Intrigante, complexo e fenomenal. Um livro atemporal que aborda relações engenhosas e duvidosas - o que abre diversas margens para interpretação. Eu tenho um lado no grande mistério deste livro, mas prefiro permanecer calado, rsrs.
comentários(0)comente



ca ;) 06/12/2023

Caramba. O que dizer de Machado de Assis?? Esse livro é tão bem escrito que faz com que quase 500 páginas pareçam 100. É surpreendente, eu realmente esperava muito menos dele. Estava totalmente errada! Amei. Minha intuição diz que Capitu traiu sim? Mas o Bentinho é literalmente nada flor que se cheire, cara sociopata!
comentários(0)comente



Alice.TainA 05/12/2023

🤬 #$%!&
Bentinho é um grande idiota e pé no saco, vive ressaltando o amor que sente durante o livro, não é de falar da própria Capitu muito não, a gente só sabe os seus olhares e por aí, mas não acho que suficiente pra desenvolver muito sobre a personagem.
Bento é como o cara de 500 dias com ela pra mim, fica inventando coisa na cabeça e depois acaba do jeito que dá, no caso dele um homem solitário e lunático.
comentários(0)comente



Paulla Jales 05/12/2023

Ou seja, Capitu não traiu Bentinho.
e digo mais, Bentinho era um insuportável, que além de ciumento, não tinha voz nas suas vontades perante a mãe e muito menos caráter, já que quis tentar contra a vida do próprio filho, por conta de uma desconfiança.
Enfim, Bentinho tu não foi traído, MAS MERECIA!
isreader 06/12/2023minha estante
traiu ?


Paulla Jales 07/12/2023minha estante
não blz ??




Danieli75 04/12/2023

Clássico brasileiro, excelente! Bentinho e seu ciúme doentio é um daqueles personagens que amei odiar. Foi um choque ver o nível do machismo e preconceito da época.
comentários(0)comente



Tarso 04/12/2023

Dom casmurro
Quer saber? Bem houve como não houve traição, inteligente foi machado, que criou uma pergunta sem respostas, para que o leitor cativado, faminto pelo enredo e alimentado pela leitura, se encontra no fim curioso e de maneira ou outra encontra uma resposta, mesmo que inexistente.
Uma história inteira, com começo, meio e fim, mas sem uma resposta, esta que se divide em duas grandes vertentes, a verdade é aquela que você preferir acreditar.
comentários(0)comente



ZI 04/12/2023

Traição Psicológica?
Eu não costumo falar sobre livros aqui, mas depois que me deixei ler o mais famoso livro de Machado Assis estou completamente transtornada. Vou simplificar. Se eu pudesse e tivesse como, sairia no soco com o Bentinho.

Quando você assisti um resumo do livro, você cai naquele questionamento "traiu ou não?". Mas depois que você lê ele tudo que você quer é que ele realmente tenha sido traído.

Vale apena ler apesar de ser uma leitura puxada, recomendo que vocês escutem o e-book.

Enfim, eu te odeio Bentinho, você não mereceu aqueles olhos de cigana que pareciam ser de ressaca, por mais dissimulados que eles fossem, ele nunca foram dissimulados para você apenas por você. Os seus olhos, sim, esses sim estavam completamente cegos pelo ciúmes.
comentários(0)comente



flwerbyhanna 04/12/2023

Opinião ?
Apesar de ser um livro da literatura brasileira e ter linguagem de época, é bem fácil de ser compreendido. o livro conta a história de romance entre capitu e bentinho, apelidado de dom casmurro por conta do seu jeito. o principal conflito da obra é uma suposta traição de capitu, mas na minha opinião não é a mesma quem trai, e sim o bentinho, pois ele manipula o leitor diante de sua narrativa. gostaria que o livro tivesse a visão da capitu, mostrando o seu lado da história, mas tirando isso, recomendo demais!
comentários(0)comente



Sara.Fonseca 04/12/2023

Curioso e intrigante
Um livro que revela de forma crua as emoções e comportamentos dos personagens. A narrativa em primeira pessoa aproxima o leitor do autor e personagem como se estivessem conversando.
Capitu, ao meu ver , retrata boa parte das mulheres que vivem com homens inseguros.
Machado de Assis retrata a sociedade contemporânea e até mesmo da atual de forma clara.
comentários(0)comente



iamatilda 03/12/2023

Traiu ou nao traiu?
MEU DEUS!!! MEU DEUS!!!!!!!

eu sou muito, muito, muuuuuuito grata pela minha escola ter feito eu me apaixonar por literatura. eu sempre tinha um "preconceito" com clássicos, pensando que eram difíceis de serem lidos, com histórias chatas e paradas, sem nada demais... como eu estava errada!!!

depois de ler quincas borba, um livro do machado que não é tão legal (pelo que eu achei, obvio), eu resolvi experimentar os outros livros do machado e, NOSSA, ele é MUITO FODA

eu não sei nem por onde começar. achei a escrita super gostosa de ler, os nomes dos capítulos são muito engraçados, a ironia, a quebra da quarta parede, os capítulos super curtos, o enredo maravilhoso, o final em aberto que nunca vamos saber o que de fato aconteceu. gente isso é GENIAL

na minha opinião, não traiu. mas a real é que não dá pra saber. a gente não conhece a capitu, a gente só conhece todo mundo na visao do bentinho... e a histpria ta longe de ser o foco na tração ou não traição da capitu, é beeeeeeem mais do que isso. e tudo isso torna esse livro perfeito.

eu amo o que eu senti lendo isso, eu amo que o machado foi genial a ponto de escrever essa obra de arte, eu amo que isso tornou um dos maiores questionamentos literarios que NUNCA terão uma resposta. eu acho que nem o machado sabe se traiu ou nao. isso é perfeito. esse livro é lindo, perfeito, maravilhoso.

meu favorito do machado ate agora
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elizabeth.Woolridg 02/12/2023

Dom Casmurro
80/100
No começo, não estava gostando nem um pouco. A partir de um certo ponto, a leitura foi engatando, e eu comecei a me interessar pela história.

Acho muito interessantes as reflexões que o narrador vai fazendo ao longo da obra e os comentários bem característicos da obra machadiana.

Das duas fases da história, gostei mais da primeira, em que Bentinho era criança e sua maior preocupação era não ir para o seminário. Depois, acho que foi só ladeira abaixo, e poderia muito bem ser a história de como alguém que tinha uma vida perfeita enlouqueceu completamente.

Afinal, eu sou do time Capitu não traiu Bentinho! Para mim, isso pode ter sido uma mistura da dor da perda do amigo, a desconfiança que ele já tinha quanto à Capitu por ela ser muito mais esperta que ele, e a própria culpa por ele ter desejado cometer adultério.

Outro aspecto que eu gostei bastante sobre a leitura é como as emoções são cruas, e os pensamentos sem filtro. Vemos todas as virtudes e defeitos do narrador, e dá para ver que ele não é exatamente confiável.

Por fim, passei a leitura inteira odiando o José Dias e achando ele um chato para quase chorar no final, kkkkk. Acho que é um livro que todo mundo deveria ler. Valeu demais a experiência.
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1126 a 1141
76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR