Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1306 a 1321
88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 |


Pk_Affonso1408 15/09/2023

Traiu ou não traiu ?
O narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira. Nas páginas deste romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento ou não do adultério da mulher com olhos de ressaca, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.

Com capítulos curtos e com uma linguagem cuidada, mas informal, o narrador-protagonista vai contando a história como se fosse lembrando dela gradualmente. Não existe linearidade narrativa, o leitor navega entre as memórias de Bentinho e a ambiguidade das mesmas.

Machado de Assis produz retratos do seu tempo, com fortes críticas sociais, trespassando as narrativas. Em 'Dom Casmurro' há uma representação da elite carioca e das intrigas e traições que aconteceram nas mansões da burguesia contemporânea. Como é típico em suas obras, há uma forte ironia e sarcasmo, também encontramos o pessimismo machadiano.

A obra trata da complexidade das relações humanas, cruzando verdade e imaginação, traição e desconfiança, assim como na vida real. Neste romance o possível adultério surge envolto em mistérios, suscitando muitas questões que ficam sem resposta.

Com uma temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, 'Dom Casmurro' provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu. Publicado pela primeira vez em 1899, 'Dom Casmurro' é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JAlia372 13/09/2023

DEFESA DA CAPITU SIM
Tive que ler o livro pra um trabalho de escola,onde faríamos um tribunal e cada grupo defenderia ou acusaria Capitu. Embora com base somente na leitura do livro,não é possível dizer,mas com os olhares atuais e certas críticas, fica claro a defesa de Capitu. Pelo fato da escrita de Machado ter feito a nossa mente ficar confusa, já é um talento e tanto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Giovana.Brugnara 12/09/2023

Dom Casmurro
Foi uma leitura muito boa!!

Adoro como o Machado de Assis escreve suas histórias e cria seus personagens. A narrativa desse aqui é bem cativante.

Apesar da linguagem um pouco complicada, consegui compreender o livro bem e a história me envolveu bastante.

Aliás, na minha opinião, Capitu não traiu Bentinho
comentários(0)comente



mariconda 12/09/2023

Capitu era Capitu...
Um livro sobre o peso da vontade de atar as duas pontas da vida uma a outra: a infância e a velhice.

A história de Bento Santiago é de um menino extremamente mimado, superficial e sofredor de transtornos psicológicos. Não há defesas para ele ou para a frieza que leva consigo.

Incrivelmente bom, apesar da demora para desenvolver a trama.

ps: Capitu não traiu.
comentários(0)comente



Isadora1250 12/09/2023

Não é atoa que é considerado a obra-prima de Machado. um primor!!! ?
reli O Alienista anteriormente e ele costumava ser meu favorito do autor mas após terminar a releitura de Dom Casmurro, ele subiu no meu conceito.
comentários(0)comente



Lívia 12/09/2023

Primeiro livro de Machado de Assis que eu li, foi um grande desafio.
Minha conclusão é que Capitu não traiu Bentinho. Acredito que ele tenha criado essa teoria e a comprou.
No final das contas, ficou sem o melhor amigo, sem o filho e sem sua esposa.
Grande livro do Machado de Assis, daria tudo por um livro na visão de Capitu.
comentários(0)comente



Mey 12/09/2023

Desde a primeira vez que li “Dom Casmurro” para prestar vestibular com os meus 18 anos, eu me encantei com a história de Betinho. E já fazia um tempo que queria reler esse favoritado, mas tinha medo dele não sobreviver à releitura.

Apesar de ser um grande clássico que muitos torcem o nariz, “Dom Casmurro” passa longe de uma leitura difícil e cansativa. Machado de Assis escreve capítulos curtos e através de seu protagonista, usa uma narrativa que rompe a barreira das páginas e conversa com seu leitor com um vocabulário pouco rebuscado.

Esse livro são as memórias de Bentinho, agora Dom Casmurro, um jovem que se apaixonou pela melhor amiga e vizinha Capitu. Ela uma jovem exuberante, com uma personalidade forte e olhos de ressaca que capturavam e afogavam o jovem cercado de tantos cuidados pela mãe.

Um clássico que até hoje levanta discussões sobre “Capitu traiu ou não traiu?”. Serei clichê e direi que não tem como saber, quem conta a história é Bentinho, tudo é pelos olhos dele, um jovem que desde muito cedo já demonstrava ciúmes e tinha uma imaginação muito fértil. Mas não importa, quem precisa dessa resposta não conseguiu entender o cerne dessa história.

Esse livro é um belo retrato de como nossa mente pode nos fazer enxergar as coisas como queremos. Não é apenas de Capitu que o Casmurro desconfia, ele sempre está ressabiado e acreditando que o estão envolvendo em algo. E o seu apelido não é algo irrelevante, Casmurro é uma pessoa cismada, fechada dentro de seus próprios pensamentos e Bentinho é assim desde a infância.

Um livro com uma escrita lírica, com personagens cheios de camadas e um enredo envolvente, um clássico que nunca será esquecido e que pra mim não precisa ter um final explicado, a ideia é que fiquemos tal como Bentinho, sem saber se foi real ou não.


site: https://www.instagram.com/p/CvGXTlUvgW0/
comentários(0)comente



nymeria 11/09/2023

Meu deus
Que leitura ótima, eu amei, a escrita é muito linda e o jeito que o Machado de Assis escreve é de uma forma muito bonita, porém um pouco difícil por conta dos elementos poeticos, eu amei mt esse livro e tem tanto análise legal sobre!!
comentários(0)comente



Livia790 11/09/2023

Queria muito dizer que adorei o livro mas ele não me pegou. Achei muito cheio de embromação e com capítulos dispensáveis.
comentários(0)comente



Isabella.Juciene 11/09/2023

Ótima leitura
Acredito que essa história é sobre como Betinho enquanto um homem mimado, consegue distorcer e manipular tudo a seu favor, como quando as atitudes de Capitu quando o favorece é descrita como positivas e maravilhosas e depois quando essas mesmas atitudes divergem com a dele, ela é acusada de traição e exilada.
comentários(0)comente



Willian 11/09/2023

Até que interessante
Interessante mas não me cativou tamto. Bentinho precisava mesmo era de um tempo com o Simão Bacamarte, isso sim
comentários(0)comente



Carol 11/09/2023

Bentinho, seu doido!!
Aquele clássico que eu protelei pra ler e, e graças ao LiteraClube, tive a oportunidade de ler.
Acho que todo mundo já ouviu a frase: "E Capitu, traiu ou não traiu?"
Na minha opinião, NÃO TRAIU e, Bentinho precisava era de terapia. hahahaha
Manipulador, solitário e possessivo, conta toda a história sob a sua visão e, muitas vezes, acaba dando indícios de que está ouvindo as famosas " vozes da cabeça".
Eu simplesmente AMEI o livro e, me arrependo de não ter lido antes, ganhou coração de favorito!
comentários(0)comente



Luiza2020 11/09/2023

Sem dúvidas o meu livro favorito de Machado de Assis. Obviamente a leitura é complexa mas por ser separada por pequenos capítulos te prende bastante. Na minha opinião Capitu não traiu!
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1306 a 1321
88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 |