Pk_Affonso1408 15/09/2023
Traiu ou não traiu ?
O narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira. Nas páginas deste romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento ou não do adultério da mulher com olhos de ressaca, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.
Com capítulos curtos e com uma linguagem cuidada, mas informal, o narrador-protagonista vai contando a história como se fosse lembrando dela gradualmente. Não existe linearidade narrativa, o leitor navega entre as memórias de Bentinho e a ambiguidade das mesmas.
Machado de Assis produz retratos do seu tempo, com fortes críticas sociais, trespassando as narrativas. Em 'Dom Casmurro' há uma representação da elite carioca e das intrigas e traições que aconteceram nas mansões da burguesia contemporânea. Como é típico em suas obras, há uma forte ironia e sarcasmo, também encontramos o pessimismo machadiano.
A obra trata da complexidade das relações humanas, cruzando verdade e imaginação, traição e desconfiança, assim como na vida real. Neste romance o possível adultério surge envolto em mistérios, suscitando muitas questões que ficam sem resposta.
Com uma temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, 'Dom Casmurro' provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu. Publicado pela primeira vez em 1899, 'Dom Casmurro' é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira.