Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6016 encontrados | exibindo 961 a 976
65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 |


beatrizs 27/01/2024

Boa experiência, apesar da escrita ser densa e pesar em alguns momentos. Li através de audiobook, o que ajudou pra que eu não desistisse da leitura. No geral foi agradável, quando menos esperava estava envolvida na história, querendo saber mais.
Bentinho é um personagem que me fazia revirar os olhos várias vezes, um ciúme doentio e sem tamanho. A Capitu também não era inofensiva ao meu ver. Definir uma traição ou não tendo somente a perspectiva dele, não faz sentido pra mim mesmo que essa seja a intenção do livro.
comentários(0)comente



mfmouraa 27/01/2024

Dom Casmurro
? confesso que comecei o livro com mente fechada porque tenho uma certa aversão por livros da escola (geralmente são entediantes), mas acabei gostando do enredo. o começo foi bem maçante com a escrita difícil, mas não se pode esperar menos de um livro do machado de assis (digo isso positivamente). apesar da escrita difícil consegui entender de certa forma o que ele queria dizer e me encantei bastante com a beleza do texto...! a maneira como ele abordou algumas problemáticas da época também foi interessante.

a história é simplória, mas com reviravoltas. eu achei lindas as reflexões do livro, mas não gostei do bentinho, me irritou demais. já a capitu eu amei! o jeito que ela se porta na relação com o bentinho mostra como ela é esperta. fiquei um pouco decepcionada com o fechamento de vários personagens que eu esperava ver mais sobre, mas acho que o que aconteceu com eles condiz com a realidade da época.

capitu NÃO traiu. bentinho surtou (mais de uma vez) e viu coisas que não existiam e além de obcecado, ele foi abusivo. obcecado pelo melhor amigo, isso sim! ficou tão admirado com escobar que espelhou seus sentimentos nos da capitu. e dizendo a verdade, bentinho que traiu a confiança da capitu (se você leu o livro vai entender do que estou falando). fiquei com dó da capitu de ter que aturar um sujeito desse. não acho pertinente julgar a capitu com conclusões precipitadas vistas por um único ponto de vista! dom casmurro engana o leitor se fazendo de vítima...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



França 26/01/2024

Quereres
Um romance de exímia escrita traz para nós doces críticas ao momento em que se passava.

O ciúmes, a nobreza, angústias, desejos e quereres de Bentinho, que pela falta de autoconhecimento é dependente de ações externas para alcançar o que nem se sabe que deseja da vida, chegam a ser contraditórios. A decidida e inteligente Capitu, destaca-se pela determinação e certeza que possui. Capitu e Betinho, dois antagônicos apaixonados.

Sua ambiguidade desde menino reflete no modo como sempre teve que ouvir de alguém o que se passara em sua vida para ter consciência. E, mesmo assim, não ser capaz de dar as rédeas de si e sua vida.

Capitu, que de modo contrário tem claro o ímpeto da vida, é decisiva, pensa e age de acordo com sua paixão. São essas qualidades de mulher que despertam em todos admiração.

Porém, são esses movimentos da vida nobre, realista e inundada de sentimentalismo e fantasias de Betinho que fazem com que sua jornada tenha se tornado uma tormenta, pesadelo que ele aceita e orgulhosamente carrega no apelido (Dom Casmurro).
comentários(0)comente



Giovanna317 26/01/2024

CAPITU NÃO TRAIU BENTINHO
Não galera, capitu não traiu bentinho, apesar dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada, ela não traiu. Li esse livro há muitos anos mas permanece sendo o melhor de todos. Um dos clássicos machadianos que te prende e te faz procurar por respostas.
comentários(0)comente



Luiz 26/01/2024

Bentinho seu felo da pruta
Bentinho, com todo respeito, qual o teu problema? Pq não faz igual o Brás Cubas e meio q morre, an? Não faz falta não!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rosinha:) 25/01/2024

?achei que seria mais difícil. amei!?
Por ser um clássico, achei que a escrita seria bem difícil, porém me surpreendi positivamente. consegui entender tudo (ou quase kkkk).
adorei ver a vida do bentinho, amei a capitu. terminei a leitura agora, não formei uma opinião sobre o "traiu ou não traiu" ainda. realmente a semelhança entre o ezequiel e o escobar é estranha, mas o bentinho não estava em condições mentais muito boas né. além disso, a capitu que conhecemos no livro não me passa a impressão de que trairia o bentinho. mas até ela disse que os olhos do filho pareciam com os do escobar né. estou bem dividida em relação a isso, o que é a prova de quanto o livro é maravilhoso e muito bem construído!?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



geo 25/01/2024

Clássico né? por ser um clássico eu comecei a leitura cm medo da escrita ser pesada, mas q escrita impecável do Machado! o jeito que ele coloca o leitor na história, a maneira q é o próprio Dom Casmurro contando sua história é envolvente.

agora a maior questão do livro: Capitu traiu ou não? confesso q em vários momentos eu fiquei confusa em relação isso já que só tá sendo mostrado o lado de Bentinho. mas também é visto durante o livro q ele tem uma mente muito fértil e seu ciúmes exagerado de Capitu.

por seu filho ter semelhança cm o possível pai biológico é difícil ter uma opinião concreta sobre o caso de infidelidade, realmente deixa em questão se houve ou não. (em minha opinião não teve traição!)
comentários(0)comente



Alini10 24/01/2024

Sempre um clássico!
Li Dom Casmurro na época da escola e agora depois de algum tempo tenho a percepção que foi uma leitura totalmente diferente. A edição da Antofágica auxilia muito com as notas explicativas sobre várias palavras que não são mais utilizadas no nosso dia a dia (visto que o livro foi publicado em 1899).
Vale a leitura ?
comentários(0)comente



Giulia.Costa 24/01/2024

Enigmático, mas não apenas isso
É certo que a história é contada para que nos ambientemos com a ideia da traição, mas ler com o coração aberto para aprender com as demais partes e fases de vida do protagonista é sem dúvidas melhor.

O que dizer da cena com o vizinho Manduca? Das imaginações, alusões e conexões às outras obras? Os personagens secundários - ainda que sob a ótica apenas de Bentinho - nos ensinam tanto! Seria um desperdício deixar passar batido quem eles eram.

É sem dúvidas um livro enigmático, mas não apenas isso.
comentários(0)comente



6016 encontrados | exibindo 961 a 976
65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 |