Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1111 a 1126
75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 |


gaby 16/12/2023

# time traiu mas o bento enlouqueceu
Finalmente um livro q me animei de ler pra aula d português. a primeira cousa q eu percebi foi que não eh nada facil d ler, principalmente pra quem n eh acostumado a ler clássicos e livros em português. toda vez q eu sentei pra ler demorava umas duas pgns pra eu realmente engatar. amei mto mto mto os micro capítulos!!!! achei mto bom o livro como um todo, principalmente pq tive a ajuda do meu prof d português pra entender todos os detalhes, por isso as 5 estrelas!! eh pequeno e bom ent eu li razoavelmente rápido, o que me permitiu entender todas as referências ao próprio livro q eu talvez n teria pego se eu demorasse mto.
comentários(0)comente



joao peido 16/12/2023

Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem
Machado de Assis é um gênio, e quanto mais eu leio-o, mais eu entendo a imensidão dessa genialidade. Dom Casmurro é uma obra que, em tudo, é pensada para causar uma ambiguidade em relação ao adultério, não cometido por Capitu. A narrativa tende a ser vista pelos olhos de Bentinho, por ser ele que conta a história, como na frase famosa "Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada", que nos induz a dois lados: fingida, falsa ou com um olhar de "Ressaca", caído, seduzente e de confiança.

Além disso, a palavra 'ressaca', usada por Bentinho para definir os olhos de Capitu, é planejadamente usada, desde o começo do livro, para servir de referência quando o mar, em alta elevação do nível das águas, leva o seu amigo e "comborço" Escobar à morte.

O ciúmes de Bentinho enlouqueceu-o, e medidas drásticas foram tomadas. Estas só puderam ser pensadas pela Obra que Machado colocou desde o começo em Dom Casmurro, ela é a Tragédia de Otelo, outra marca do talento machadiano e do conhecimento erudito deste. A tragédia de Shakespeare segue o protagonista desde as primeiras páginas, este que começa a sentir-se como Otelo, as paranoias são tantas que ele se compromete até a seguir os mesmos rumos da obra grega.

Essa edição da Antofágica, além de ser linda, possuí em cada palavra mais difícil, uma explicação breve sobre o assunto. é muito importante esse "mini-dicionário" em leituras como a de Machado de Assis porque há muitas palavras não usuais e de cultura Erudita, no qual dificulta um pouco a leitura. De resto, um livro de grande profundidade entre personagens, análise psicológica e escrita fenomenal.
comentários(0)comente



Rafa.Colog 15/12/2023

Leitura do colégio: chifre de Schrodinger
Nota 4/5= alugou um tríplex na cabeça de muita gente
Leitura= 05/2015
A proposta dessa leitura foi tomar um lado (traiu ou não) e justificar. Machado de Assis é um escritor sensacional, porque se não fiquei de saco cheio da mente perturbada do Bentinho foi porque ele escreve muito bem.
Do inicio ao fim do livro fica bem claro que Bentinho não é de forma alguma um narrador confiável. Egocêntrico, egoísta e ciumento, toda sua história é tendenciosa contra Capitu e, além disso, ele é obcecado por Escobar.
Minha visão é que Bentinho nunca foi uma pessoa fácil de lidar e Capitu sabia disso, ela não via os pensamentos dele como nós leitores, mas com certeza percebeu o tratamento que recebia dele. Bentinho é como qualquer marido agressor de novela: desconfiado da menor das coisas e culpa a mulher por suas inseguranças. Capitu não trairia se não por índole, por medo do que ele seria capaz de fazer.
Acho que a parte mais incrível desse livro é como o autor com uma história simples conseguiu fascinar tantas pessoas em tentar definir se as desconfianças de Bentinho eram reais ou não.
comentários(0)comente



Camila Da Rós 15/12/2023

GENIAL
Estava sentindo falta de livros com tanta complexidade como este. Amei muito a leitura!! Esse mistério da traição fez o livro muito interessante, de uma forma que vc fica incerto dos fatos narrados. Recomendo muito!
comentários(0)comente



andreass-kun 15/12/2023

Ser 🤬 #$%!& ou não ser
Bentinho deixa de maluquice rapaz, vai procurar alguma coisa pra fazer, um dominó pra jogar, umas mudas pra plantar, vai cuidar do teu filho rapaz.
comentários(0)comente



Michelle Braga 15/12/2023

Meu primeiro clássico, não foi fácil a leitura, demorei para terminar, passei vários outros livros na frente. Mas enfim, consegui finalizar. O ciúme cega as pessoas e acaba imaginando e criando coisas que não tem. Mas apesar das imaginações de Bentinho, fiquei na dúvida se Capitu foi verdadeira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



grazisvi 14/12/2023

Eis o veredito: se não traiu, deveria.
Demorei uns dois meses para finalizar essa leitura e dei Graças a Deus quando terminei, porque pense num livro difícil de se ler!

sobre o livro, senti desde o começo que bentinho vinha me manipulando, mostrando-me aqui e ali coisas que me fariam duvidar da índole de capitu, e claro, no fim de tudo, achar que ela o traiu.

pois não! acho que capitu >não< traiu e que foi tudo coisa da cabeça desse homem louco.

bentinho mostrava-se ser um rapaz ciumento e infantil desde o princípio do livro, chegando em ser chato e insuportável a maior parte do tempo.

não consigo sequer listar todas as coisas horríveis e preocupantes que passavam na cabeça desse homem, ao ponto de me deixar o tempo todo assim: ??????

enfim, um dos momentos que mas me deixou assim ( do jeito que mostrei logo acima ) fora a cena do café e ezequiel. sério, que homem doido!

então, o meu veredito ( e creio eu que meu professor de literatura, a qual orientou a minha turma a ler este livro para um trabalho, ficará feliz) : capitu não traiu!

querido bentinho, você precisa é se apresentar a um psiquiatra.
comentários(0)comente



CAcera3 12/12/2023

Um dos favoritos do ano
A genialidade de Machado de Assis nos coloca diante de um protagonista narrador perturbado, ciumento e egocêntrico. Esse não é um livro sobre traição, mas sim sobre essa mente doente. Genial. Uma das melhores leituras do ano.
comentários(0)comente



HuKaua 12/12/2023

Dom casmurro não
Bentinho não foi um personagem ruim, mas de todos que eu li ele ficaria em ultimo. Queria poder defini-lo como fraco sentimentalmente, mas talvez ele só seja um louco mal explicado. Não basta apenas a loucura para ser um bom personagem, essa loucura tem que estar bem baseada e explicada, nisso não quero dizer que tenha que fazer sentido. Esse sentimento de louco mal explicado foi causado por esse final omitido. Um bom livro pra quem deseja entrar no campo das suposições
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ArthurBueno 09/12/2023

É bem, e o resto?
Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada.
comentários(0)comente



Clara1511 08/12/2023

DOM CASMURRO
Bom... é um clássico, foi uma leitura para escola, mas que certamente me despertou diversos questionamentos. Apesar de ser um livro do século XIX, aborda temas extremamente atuais. Você fica maravilhado por esse ambiente que Machado de Assis criou, ainda mais com esse final emblemático, que provavelmente, sem respostas para sempre!
comentários(0)comente



Suane Eustáquio 07/12/2023

Dom Casmurro
Acho massa a forma em que esse livro embaralha minha mente, TODAS as vezes que eu leio, eu "faço" uma nova descoberta que não tinha reparado na última... uma obra absurda
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1111 a 1126
75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR